Todas as dicas da Chapada Diamantina (120)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Viste Igatu a cidade de Pedra
Urbino Brito dos Santos
por Urbino Brito dos Santos
Esteve lá sozinho em 2011 e achou Excelente!
Caros amigos estive em Igatu em setembro do ano passado e recomendo é uma maravilha lá se pode viver a história do Garimpo do Diamante, em Igatu no auge do Garimpo morava uma populacão 15 mil habitantes inclusive a vila era governada pelo Coronel Gondim que morreu de tristeza quando Orácio de Matos desarmou todos os coroneis da Chapada, são hoje pouco mais de 400 pessoas que moram por lá.
Também tive oportunidade de conhecer o Museu Vivo do Garimpo, no Projeto Sempre Viv e também fotografei ruinas de habitações de garimpeiros dentro do Projeto, que nunca havia sido fotografado por nenhum veículo de comunicação segundo me disse Edmundo o meu guia, ainda ao lado da cidade de Mucugê fotografei o local onde foi extraído o primeiro diamante na Chapada.

Outra dica muito boa também é conhecer o projeto da Cachaça Abaíra na cidade de Abaíra e a cada dois anos sempre no mês de setembro acontece o Festival da Cachaça, já fui lá 3 vezes e pretendo ir em setembro próximo.
A pousada Mucugê é muito boa tem uma café da manhã espetacular
Pra vocês terem idéia nos 3 dias que estive na pousada meu café da manhã foi: Coalhada com Melado de Cana, Yogurt, Banana caturra frita e fátias de Manga que é uma delicia.
18 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugares fantásticos
Miguel
por Miguel
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Sendo leitor deste site e sabendo que as dicas fornecidas aqui foram muito úteis, decidi colaborar: eu e minha esposa passamos quinze dias na Bahia, desses, oito na Chapada Diamantina. Alugamos um carro em Salvador e fomos para a Chapada.

Primeiro em Mucugê, cidadezinha ao sul, com cara de interior e que guarda um aspecto colonial. Ficamos hospedados na Pousada Monte Azul. Lugar muito bom, preço justo e ótimo atendimento. Nosso primeiro passeio foi à Cachoeira do Buracão, em Ibicoara (100km). Um dos lugares mais fantásticos que já vimos e, sem dúvida, o visual mais belo de toda a Chapada. Imperdível! O dono da pousada fez contato com um dos melhores guias da região (Joaab), que nos levou para fazer uma trilha pelo leito do rio Cumbuca, ver algumas inscrições rupestres e assistir ao pôr-do-sol no alto do Morro do Cruzeiro, tudo em Mucugê. Na cidade, ainda conhecemos o Cemitério Santa Isabel, em estilo bizantino.

No caminho para Lençóis, onde ficaríamos mais cinco dias, passamos por Igatu, cidade com várias casas construídas em pedras, pelos antigos garimpeiros. Fomos ao Poço Azul, em Nova Redenção. Um lago fantástico, numa gruta subterrânea. Em Lençóis, ficamos acomodados na Pousada da Fonte. Acomodações simples, mas com serviço e preço ótimo. Contratamos um guia (R$80,00 por dia) indicado pela proprietária, que nos acompanhou todos os dias a vários lugares.

Alguns passeios interessantes que fizemos: Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lago Azul, Gruta da Pratinha, Morro do Pai Inácio (imperdível ao entardecer), Serra das Paridas e Cachoeira dos Mosquitos. O passeio ao Pantanal de Marimbus é muito cansativo. São várias horas mal acomodados em uma canoa e com uma paisagem monótona. Só o final, nas piscinas do rio Roncador, comer mangas que caem maduras no chão no meio da trilha e o almoço no bar da Dona Lourdes, na Vila Remanso, é que valem a pena.

Os passeios que são feitos próximos à cidade, no rio Serrano e no Ribeirão do Meio também não são muito atraentes. Deixamos de fazer dois passeios que dizem valer a pena: as cachoeiras da Fumaça e da Fumacinha, ambos os casos por estarem secas, devido à falta de chuvas no período. A noite em Lençóis é bem agitada. Bons restaurantes (jantamos várias vezes no La Bodega) e um comércio variado.

Lembre-se: se você pretende conhecer a Chapada, não esqueça que, na maioria dos passeios que fizer, vai se deslocar de carro (em estradas de chão) por dezenas de quilômetros, caminhar muito e, em alguns casos, por trilhas bem difíceis. É uma mistura de cansaço e satisfação. Esteja preparado fisicamente.
155 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira do Buracão: parada obrigatória na Chapada Diamantina!
Petrônio
por Petrônio
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
Cachoeira do Buracão
Cachoeira do Buracão
Enviada por Guto
Amigos viajantes,

Se forem à Chapada Diamantina, não deixem de fazer a trilha até a cachoeira do Buracão. O início da trilha é ao longo do leito do rio Espalhado. Rio de águas negras, como quase todos os rios da Chapada. A trilha é muito agradável, visual único. Ao longo do caminho, vegetação típica do cerrado e de caatinga, uma mistura que só vemos ali. Chegando perto do Buracão, alguns pequenos saltos belíssimos já fazem o aquecimento do que está por vir. Três quilômetros depois, dá para ver a cachoeira por cima. Mas não a veja ainda! Contenha a sua ansiedade, pois quem chegar nesse ponto estará prestes a ver um dos melhores atrativos da Chapada! Primeiro, temos que ver a cachoeira por baixo, e quem já foi sabe o que estou dizendo. Então, é preciso descer uma escadaria de madeira e pegar mais um trecho de trilha para ver a cachoeira por baixo. Chegando na parte baixa desta última trilha, antes mesmo de se deparar com a majestosa cachoeira do Buracão, mais uma surpresa da natureza: a cachoeira do Recanto Verde. Nossa, é uma pequena cachoeira que nasce no meio do imenso paredão de pedra que é a porta de entrada para o Buracão. Até ai, nos perguntamos: será que depois de ver tanta beleza, é possível ainda se surpreender com a cachoeira do Buracão? A resposta é sim! Já na parte baixa, temos que percorrer a nado ou escalando o paredão de pedra que dá acesso a cachoeira de frente! Finalmente, chegando de fato em frente a cachoeira, o sentimento é de felicidade e gratidão por estar naquele lugar! É difícil explicar, mas quem gosta de natureza, quando vê a cachoeira do Buracão, fica sem palavras... É preciso interagir com o lugar, sentir sua força. E que força! Após contemplar o espetáculo, hora de subir até a parte de cima da cachoeira novamente. Com muito cuidado, dá para chegar na beira do imenso penhasco circular, que dá o formato ao vale onde a cachoeira se forma. De preferência, vá com guia. Ele com certeza vai informar o melhor ponto para fotos, pois todo cuidado é pouco ao chegar na beira do penhasco. Nesse ponto, você entende o porquê da cachoeira do Buracão ter esse nome. Bom... tudo isso é um pouco cansativo, mas vale muito a pena! A cidade da cachoeira é Ibicoara. Como me hospedei em Lençóis, fiquei a três horas de viagem de lá. Sendo assim, Melhor se hospedar em Ibicoara. Andei em vários lugares do Brasil, mas este, é um que quero voltar. Recomendo muito este passeio. Agradeço muito a Deus a oportunidade de conhecer este lugar!
144 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Restaurantes da região da chapada
Jemima
por Jemima
Esteve lá com a família em 2013 e achou Muito bom
Ribeirão de Baixo
Ribeirão de Baixo
Enviada por Jemima
Estive pela primeira vez na chapada diamantina mas precisamente na cidade de Lençois,no feriado de 15 de novembro.Gostei muito da cidade principalmente por ser bem tranquila não vi nem um roubo ou briga etc,outra coisa importante e o contato que voce tem com a natureza.Para mim o ponto negativo da cidade e região da chapada e a falta de estrutura de alguns restaurante,afinal e uma região que recebe turistica o ano todo, voce chega com fome e quer uma comida rapida,ai voce faz o pedido, e pergunta se vai demorar muito tempo... E eles metem para querer manter voce no local ,e depois so chega de uma hora e meia,um verdadeiro absurdo(restaurante que tem em frente ao rio Mucugêzinho,e outros na cidade de Lençois) Pois bem para aquelas pessoas estiverem com fome e quiserem comer logo a dica que dou e ir nos restaurantes de comida a quilo,saciarão a fome e não vão perder muito tempo da viagem.
44 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Vale a pena cada centavo gastado na Chapada.
Paulo Doretto
por Paulo Doretto
Esteve lá com a família em 2012 e achou Excelente!
Se Quiser Receptivo de qualidade vão ate a Explorer Brasil. Procurem Kikiu. Cara nativo do lugar conhece tudo.alem de ser super atencioso e gente fina.

Há também vários restaurantes na cidade. uma dica legal é o Grisante e o restaurante da Dona Zilda. São comidas muito boas vale muito a pena.
Detalhe: nem todos aceitam cartão... Fiquem espertos com a isso.

Cachoeira da Fumaça. imperdível vale a pena os 12km ida e volta.é apreciar a paisagem e chorar.

Cachoeira do Mosquito. Caminhada leve e muito linda.

Poço do Diabo. Não deixem de ir.

Salão das Areias Colorias. Caminhada leve

Enfim o que puderem fazer, façam vale cada centavo ali deixado.
82 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Lugar incriiiivel
Aeska
por Aeska
Esteve lá a dois em 2015 e achou Excelente!
Morro do Pai Inácio
Morro do Pai Inácio
Enviada por Aeska
Fomos comemorar nosso aniversario de casamento e digo que foi em grande estilo, conhecemos lugares espetaculares, como, Cachoeira da Fumaça que tem 400 metros de altura, fizemos a trilha por cima, 6,5 km de trilha, onde cada esforço entre subida de decida foi recompensado pela bela vista da Cachoeira, Poços azul onde fizemos uma flutuaçao inesquecivel, Poço encantado, lindissimo, Fazenda Pratinha, onde tambem fizemos uma flutuaçao na gruta da Pratinha, Cachoeira do Diabo, Morro do Pai Inacio, onde podemos contemplar um lindo por-do-sol. Fizemos os passeios pela agencia Cirtur, que super recomendo, com os guias Julia e Josemar, super atenciosos e incriveis. Ficamos hospedados na pousada Roncador, que é da mesma proprietaria da Cirtur. Enfim, adoramos tuuudo! Cidadezinha aconchegante e com otimos restaurantes. Com certeza voltarei.
60 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira da Fumaça - Preparo físico
Usuário sem foto
por MARIO FERNANDES ALVES
Esteve lá com amigos em 2018 e achou Excelente!
Na trilha. Ao fundo, o Morrão.
Na trilha. Ao fundo, o Morrão.
Enviada por Ricardo Côrtes de Figueiredo
Fiz pela 3ª vez a trilha Fumaça por baixo e por cima/Capão. Aconselho quem pretende fazer por baixo que tenha um bom preparo físico, pois o caminho é somente de obstáculos e exige muito esforço.
Mas é simplesmente SHOW ! Vale a pena, e muito.
8 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lençois na Chapada Diamantina - BA - Como aproveitar o máximo da Chapada
marize mendes
por marize mendes
Esteve lá com amigos em 2017 e achou Excelente!
Como é impossível encontrar os melhores lugares da Chapada sem um guia, deixo aqui o caminho das pedras: Contrate um guia prá chamar de seu. Não vá junto com todo mundo, entulhado num carro cheio e pagando até mais caro. É lógico que se você for muito jovem e atlético vai acompanhar sem esforço qualquer tipo de galera. 

Mas se tiver crianças, pessoas sem preparo físico, aqueles que gostam de parar prá descansar um pouquinho, pode atrapalhar o grupo porque cada um quer uma coisa diferente. Com ou sem carro próprio, você pode contratar um guia que vai fazer seu roteiro dentro das suas condições, todos podem conhecer bem a Chapada mesmo depois dos 60 anos , como eu. Indico o guia mais espetacular, paciente, que gosta de crianças e de idosos, forte, gentil e que principalmente é um ótimo fotógrafo o Dairone.  Melhores meses prá ir, agosto e setembro . Boa viagem. Marize.
32 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira do buracão
Usuário sem foto
por Miriam
Esteve lá em 2016 e achou Excelente!
Lindo demais!
Lindo demais!
Enviada por emerson
Não deixe de conhecer a cachoeira do buracão, é incrível. Fica em Ibicoara ao sul da Chapada, vale muito conhecer.
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Iraquara - cidade das Grutas
Jaqueline Gomes dos Santos
por Jaqueline Gomes dos Santos
Esteve lá com amigos em 2016 e achou Excelente!
Estive na Chapada Diamantina há algumas semanas e lamentei não ter tempo pra visitar outros lugares, tão especiais quanto os que tive o privilégio de conhecer.
Como a Chapada é uma imensidão de belezas naturais, a dica é escolher um lugar estratégico que facilite o acesso aos pontos turísticos que se quer visitar. Fiquei em Iraquara, cidade simples, mas que dá acesso a muitas grutas, riachos e cachoeiras, além do famoso Morro do Pai Inácio e Lagoa Pratinha.
Vale a pena!!!
30 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira do Buracão - Ibicoara
Usuário sem foto
por Alberto
Esteve lá com amigos em 2007 e achou Excelente!
Sem fôlego
Sem fôlego
Enviada por Janaina
Quem for à Chapada tem que obrigatóriamente visitar a Cachoeira do Buracão, um lugar de uma beleza ímpar. A trilha é muito fácil, ideal para iniciantes no Trekking. Na mesma trilha encontra-se tabém duas cachoeiras maravilhosas: a das Orquídeas e do Recanto Verde, uma cachoeira que não tem rio e nem poço, a água saí de dentro de uma parede e corre por baixo das pedras, fantástico.
133 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Meio de Transporte na Chapada
SÉRGINHO-PEIXE
por SÉRGINHO-PEIXE
Esteve lá a dois em 2015 e achou Excelente!
Estive com minha noiva na chapada diamantina agora em 09/15 e alugamos um carro em salvador e viemos até a chapada chegando em lençóis primeiramente,a dica é que os lugares a visitar pela região ficam distantes e pra aproveitar mais por lá escolham um guia (indico o zé bola,é só procurar por ele na pousada grisante com o glauco e ele dirige pra vc),divertido e profissional...conhece tudo e faz um preço justo...com ele e com o carro exploramos muito mais...indico irem ao vale do capão...roots paz e amor e natureza pura.

Pousada castelar da alvorada maravilhosa piscina com raia de 25 metros e espaço místico...reflexões e paz...super indico.
Acreditem rodamos 1457 km bahia a fora...mais esticamos na volta até a praia do forte no litoral norte de salvador...que delícia de viagem.
48 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira da Fumacinha - A vista mais incrível que já vi
Usuário sem foto
por Guedes
Esteve lá com amigos em 2007 e achou Excelente!
Vista Impressionante
Vista Impressionante
Foto: Guedes
É realmente difícil de acreditar no que os olhos vêem, leva um tempo para acreditar. Durante todo o percurso, até chegar na cachoeira, a natureza nos surpreende a todo instante. Uma dica importante, é preciso estar preparado para uma caminhada forte, mas ao chegar lá, a caminhada se torna um mero detalhe.
85 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Noites em Lençois, dias aos passeios: parte 2 - Tudo Maravillhoso
Usuário sem foto
por Luciano
Esteve lá com a família em 2015 e achou Excelente!
- Fizemos o chamado Roteiro 1: Mucugezinho e Poco do Diabo, Gruta da Lapa Doce, Gruta Azul e Pratinha, e Morro do Pai Inacio.
Este roteiro é muito bom, super tranquilo, e é o ideal para quem tem pouco tempo. Pode ser feito sem guia, porém cuidados com os tempos, é muitas coisa para ver e os lugares não são super perto. Prepare-se bem sobre as ruas!
Mucugezinho e o poço do Diabo, são lugares bonitos, o segundo sendo uma cachoeira aonde, se quiser, dai par fazer tirolesa ou rapel (a parte). Dai para chegar de baixo da cachoeira nadando, muito lindo!
A Lapa doce é uma gruta grande e escura aonde passeamos, capacete e pilha na cabeça, por uma hora admirando lindos estalactites e estalagmites.
A gruta azul e a gruta da pratinha são parte de uma propriedade particular chamada de fazenda da Pratinha, portanto se paga o ingresso (20 RS). A gruta azul é uma pequena gruta com agua cristal, que fica de cor azul quando os raios de sol vão clarear. Só contemplação. É uma versão baby dos poços azul e encantado: linda!
A pratinha é uma linda gruta onde pessoas podem mergulhar, mascara a respirador, entre os peixes (a parte, 20 RS, aconselho), e tem ao lado uma linda lagoizinha de agua clara, morna e superlimpa, aonde, se quiser, dai para fazer tirolesa (mais tranquila: para quem tem vontade, sugiro aquela no Poço do Diabo).
O caminho acaba com o Morro do Pai Inacio, onde com uma subida tranquila de 20 minutos se admira uma vista de 360 grau. Lindo, especialmente pelo Pôr-do-Sol.
33 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Dicas para quem vai visitar a Chapada Diamantina
Viajante Inveterada
por Viajante Inveterada
Esteve lá com amigos em 2013 e achou Excelente!
leve um calçado ideal para caminhadas, use duas meias (uma por cima da outra), assim seus pés ficarão mais confortáveis.
alguns lugares são de difícil acesso e ter um bom preparo físico irá ajudá-lo a desvendar lugares maravilhosos e visuais incríveis.
se pretende viajar para lá e alugar um veículo, atenção para a dica : vá até salvador e alugue um carro na capital baiana, pois em lençóis, por exemplo, há apenas uma locadora de automóveis e o preço é duas vezes maior do que em salvador.
se decidir voar até lençóis suas opções serão : alugar um veículo por lá e pagar bem mais caro ou comprar os passeios com as agências de turismo da região.
alugando um carro você tem mais mobilidade e não fica preso às agências de turismo. o ideal é um veículo tipo cross fox (alto), pois muitas estradinhas são de terra e cheias de pedras.
quando for fazer os passeios, contrate os serviços dos guias especializados na associação de condutores turísticos das cidades onde visitar. em lençóis tem um guia nota dez na associação chamado junior (tel 75 9993-4434 vivo) o cara é atencioso, cuidadoso e muito prestativo.
fui até a cachoeira do sossego, cuja caminhada é de 14 km ida e volta, e quando cheguei no pé da cachoeira, só foi possível um banho no poção (um poço bem fundo e de águas escuras), porque o junior teve o cuidado de levar um colete salva vidas pra mim. todos que estavam por lá ficaram abismados, uma vez que só o meu guia se preocupou com o equipamento de segurança.
pra quem sabe nadar e não tem medo de água sem problemas pular no poção sem o salva vidas.
programe-se para passar alguns dias em cada vilarejo.
o pessoal indica sempre lençóis por conta da infraestrutura turística, mas devido às distâncias entre uma cidade/vila e outra o melhor é pernoitar na região onde você irá explorar, exemplo : se está pernoitando em lençóis e deseja conhecer mucugê (outro vilarejo), não tema em pernoitar por lá, garanto que não vai se arrepender.
cada lugar tem sua particularidade e vale a pena explorar e conhecer tudo o que for possível.
tente programar-se para ficar na região por pelo menos uma semana. há muito o que se ver.
finalmente, leve roupas leves para as caminhadas, preferencialmente roupas usadas em academias que são ideais para esse tipo de passeio, não pesam tanto na bagagem e são bem confortáveis. ah ! não esqueça as roupas de banho, pois em cada lugar terá a opção de um banho refrescante ou congelante.
boa viagem e divirta-se muito.
43 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 4 5 >
Mostrando 6 a 20 de 120 dicas sobre Chapada Diamantina

Descubra mais atrações e informações da Chapada Diamantina