Uma das atrações de Mucugê é a própria cidadezinha, tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN, com ruas de pedra tomadas por antigos sobrados coloridos do século 19, além de um cemitério bizantino da mesma época. A 900 metros de altitude, é rodeada pela Serra do Sincorá e suas montanhas, grutas, rios e cachoeiras - destaque para o Cachoeirão, formado por várias quedas que criam uma verdadeira cortina d'água.
O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o Projeto Sempre-Viva, criado para proteger a espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. Por lá fica também o Museu Vivo do Garimpo - uma "toca" (antiga moradia de garimpeiros), com exposição de objetos e réplica do maior diamante encontrado no mundo. O município também é privilegiado pela localização, já que 52% do seu território fazem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Mucugê fica a 130 quilômetros de Lençóis.
A boa infraestrutura de Mucugê faz dela ponto de apoio para os turistas que seguem em busca dos atrativos de
Ibicoara. A 93 quilômetros e fora da área do Parque Nacional, a pequena cidade abriga belos cenários a 1.100 metros de altitude. Entre elas, as cachoeiras da Fumacinha, com cem metros de queda; e a do Buracão, emoldurada por cânions de tirar o fôlego. As duas atrações fazem parte do
Parque Municipal do Espalhado.
Outras belezas naturais de Ibicoara, como as cachoeiras do Licuri e do Rio Preto fazem muito sucesso entre os turistas e atraem, principalmente, os adeptos de esportes de aventura, como o rapel, o cascading, a escalada e o trekking. O lugar também tem produção artesanal de cachaça e é famoso pela sua cultura agrícola, com ênfase no café orgânico e biodinâmico. Ibicoara ainda integra o caminho das pinturas rupestres que segue até a cidade vizinha de Iramaia.