Destinos do Brasil
Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil
Diário de Viagem

Novidades no verão do Picolino, em Cabo Frio (RJ)

Destinos de natureza são prioridades nas férias

Rotas aéreas exclusivas chegam com o verão

Boa mesa de Paraty (RJ) em cartaz em dezembro

10 praias para chamar de sua

A bela e isolada praia de Ilha Grande fica dentro da área protegida pela Reserva Biológica. Em dias de mar agitado, forma boas ondas e atrai surfistas. Por lá não há luz elétrica e nem pousadas, apenas campings. Para acampar, porém, é preciso fazer um cadastro no Centro de Informações Turísticas de Angra dos Reis e escolher uma das embarcações legalizadas para realizar o trajeto a partir do cais de Angra. Para chegar por trilha, também é preciso ter autorização. Quem pretende apenas curtir algumas horas por lá, sem autorização, a dica é ir de barco (4h30 a partir da Vila do Abraão).

Uma das praias mais desertas do litoral sul de Pernambuco, soma característica que valem a viagem como os belos cenários contornados por mar calmo e transparente, recifes que formam piscinas naturais, areia branca, coqueiros e barracas rústicas que sevem o melhor da gastronomia local. E, para fechar a paisagem bucólica com chave de ouro, uma igreja branquinha à beira-mar, cercada por coqueirais, ocupa lugar de destaque na areia. Salve São Benedito!

Parada obrigatória antes de chegar à cobiçada praia de Tambaba, a praia de Tabatinga, em Conde, é especial por vários motivos. Além do cenário perfeito - enormes falésias, águas mornas e calmas protegidas por recifes e areias finas - oferece como bônus os 'maceiós', lagoas formadas pela água do mar (à esquerda). Caminhando para a direita, o rumo são as lindas formações rochosas. Não esqueça de levar um lanchinho - há apenas um bar e algumas pousadas na praia.

A Ilha do Campeche tem o mar mais bonito de Floripa, com 50 tons de azul e águas calminhas. Para completar, areias brancas e trilhas que levam a sítios arqueológicos com inscrições rupestres. As trilhas, porém, só podem ser feitas sob o monitoramento de guias, disponíveis no Centro de Visitantes. O acesso à bela praia não é dos mais fáceis: é preciso fazer uma travessia de 10 a 15 minutos em bote inflável desde a praia do Campeche; ou em barquinho de pescador por 30 a 40 minutos, partindo do trapiche da praia da Armação.

Uma das maiores praias da ilha - 900 metros de extensão - a Cacimba do Padre abriga um dos cartões-postais de Noronha: o Morro Dois Irmãos. E as belezas não terminam por aí. As águas são verdes transparentes e repletas de vida marinha, a areia é clara e fofa, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. No verão, as ondas chegam a cinco metros - mas se surf não é sua praia, vá ao menos para apreciar o pôr do sol!

Por aqui, é preciso conhecer todo o conjunto da obra para escolher qual praia ?chamar de sua? (tudo bem, pode ficar com todas!). O cenário rústico que contorna Porto de Pedras e as vilazinhas ao redor faz da região uma das mais encantadoras da Costa dos Corais, entre Maceió e Recife. Quem segue para o sul chega à praia do Patacho, uma das mais perfeitas da região, com mar azul clarinho e recifes. A próxima parada é na praia do Lage, com coqueiros a perder de vista e água com os mais variados tons de verde e azul. O passeio segue até à vila de Tatuamunha, com uma praia quase sempre vazia e um riozinho frequentado por peixes-boi.

Escondida entre as vilas de Trancoso e Caraíva, no sul da Bahia, a praia do Espelho é considerada uma das mais encantadoras da charmosa região. Perfeita por natureza e bucólica por vocação, reúne águas azuis que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e coqueirais. Juntam-se a este pedaço do paraíso o estilo das barracas de praia, que espalham esteiras de palha e espreguiçadeiras cobertas com almofadões coloridos pela areia. Uma dica, porém, é fundamental para garantir a exclusividade: venha na baixa temporada e em dias de semana.

Selvagem e frequentada por surfistas, disputa com Castelhanos o título de praia mais bonita de Ilhabela (e do Litoral Norte de São Paulo!). São 800 metros de orla, com um rio no lado esquerdo e ondas boas para surf. As canoas da vila caiçara dão ainda mais cores ao cenário perfeito. O acesso não é fácil: por lancha (dependendo da maré, partindo de Perequê) ou por trilha (quatro horas de caminhada leve, a partir de Sepituba). Não esqueça de trazer água, lanche e o mais importante: repelente!

A praia reúne características que mais parecem descrição de obra de arte: falésias avermelhadas, dunas, coqueirais, mar verdinho, recifes e vila de pescadores. O cenário encantador é o ponto final dos emocionantes passeios de bugue - e que final! - e fica a 54 quilômetros de Canoa Quebrada. Uma dica: não venha com carro ?normal? pela praia, pois ela é cheia de pedras. Aposte sempre nos bugues.

A bela praia fica escondida na vila de São Miguel do Gostoso, pouso certo para quem procura sossego em cenário belo, rústico e aconchegante. Considerada a mais bonita da região, é semideserta e tem águas claras, ondas fracas, areias fofas e abriga uma duna petrificada de oito metros de altura. Em uma das pedras há uma fenda que, na maré alta, faz jorrar um jato d'água conhecido como "suspiro da baleia". E ainda tem mais: o pôr do sol é encantador. Os bugues levam até lá, mas prefira ir andando - são dois quilômetros que valem a pena.