Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

Não sabe para onde ir? Idéias de viagens

Diário de Viagem

Passeios encantadores em Aracaju (SE) e arredores

Passeios encantadores em Aracaju (SE) e arredores

Explorando os atrativos culturais de Vassouras (RJ) com crianças

Explorando os atrativos culturais de Vassouras (RJ) com crianças

Papai Noel recebe os pequenos em sua Casa de Verão em Cabo Frio (RJ)

Papai Noel recebe os pequenos em sua Casa de Verão em Cabo Frio (RJ)

48 horas em Macaé (RJ) - Belezas, praias e jóias escondidas

48 horas em Macaé (RJ) - Belezas, praias e jóias escondidas

Confira nossa lista de Especiais pelo Brasil.
<< Ver Outros Especiais

Parques do Brasil

Parques do Brasil

O tempo seco se estende ainda à região Sul, onde estão os parques paranaenses de Vila Velha (Ponta Grossa) e de Iguaçu. Na Bahia, o tempo é chuvoso durante o inverno, então programe sua visita ao Monte Pascoal para depois do mês de agosto. Porém, se for conhecer a reseva de Itaúnas (ES), prepare o modelito porque em julho tem Festival de Forró!

Itatiaia (RJ)

O primeiro parque nacional do país foi inaugurado em 1937, ocupando parte dos municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro; e Itamonte e Alagoa, em Minas. A fama vem das cadeias de montanhas a perder de vista, das cachoeiras de águas limpas e dos penhascos rochosos e pontiagudos como o pico das Agulhas Negras, o mais alto da Serra da Mantiqueira, a quase 2.800 metros de altitude. Bastante sinalizado, o parque tem trilhas que levam aos principais cartões-postais como as cachoeiras Itaporani e Véu de Noiva; o mirante do Último Adeus e os picos das Prateleiras, dos Três Picos e, claro das Agulhas Negras!

Serra dos Órgãos (RJ)

Paraíso dos aventureiros, o parque nacional espalha-se pelas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. O belo cenário é formado por cachoeiras e imensas formações rochosas, como o pico Dedo de Deus (1.692 metros) e a pedra do Sino (2.263 metros). Além das trilhas, há vias para a prática de escalada e rapel. Uma das atividades mais procuradas é a travessia Petrópolis-Teresópolis, com 42 quilômetros de trekking e considerada uma das mais bonitas do país. São três dias de aventura, com direito a camping no meio da floresta.

Ibitipoca (MG)

Bastante frequentada por moradores de Minas, Rio e São Paulo, a reserva estadual reúne grutas, trilhas, picos, rica vegetação e cachoeiras cujos tons das águas variam do mel ao vermelho, graças ao quartzito concentrado nas rochas. Caminhar é o grande programa no parque, onde a prática de esportes radicais é proibida. Trilhas leves conduzem a belas atrações como Lago dos Espelhos e a Ponte de Pedra. Um dos trekkings mais difíceis leva à á linda Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros. O percurso exige sete horas de caminhada (ida e volta) e trechos íngremes. Haja preparo!

Caparaó (MG)

O cartão-postal do parque nacional é um dos pontos mais almejados do país: o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil, com 2.892 metros de altura. Protegido na reserva, que fica na cidadezinha de Alto Caparaó, o mirante atrai visitantes que chegam dispostos a encarar os 18 quilômetros de trilha (ida e volta), além do frio e das oito horas de caminhada. O sacrifício é recompensando pelas paisagens, pelas nascentes de água limpinhas, pelas cachoeiras e, claro, pelo desafio de chegar à cruz fincada lá em cima e apreciar a vista que, literalmente, é de tirar o fôlego!

Serra do Cipó (MG)

A apenas cem quilômetros de Belo Horizonte está um dos recantos mais bonitos de Minas. Além das cachoeiras, grutas e trilhas, a região da Serra do Cipó abriga ainda pousadinhas charmosas e pontos para a prática de rapel, ciclismo, trekking, cavalgada e rafting. A reserva é considerada santuário da flora brasileira, abrigando 1.600 espécies como bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas-de-ema, que fazem do parque um verdadeiro jardim natural. Quando o assunto é fauna, os destaques são os animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Vai encarar?

Serra da Canastra (MG)

Criado para proteger a nascente do rio São Francisco, o parque nacional oferece incríveis vistas panorâmicas em meio a vegetações de cerrado e de campos de altitude. Com rios, lagos, chapadões e grutas, o lugar é perfeito para o ecoturismo. Inclua no roteiro a belíssima Cachoeira Casca D´Anta e, durante a trilha, fique ligado nos animais silvestres ameaçados de extinção: lobo-guará, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, tatu-canastra e pato-mergulhão. Entre as plantas, orquídeas, bromélias e canelas-de-ema se espalham por todos os lados.

Bocaina (SP)

A área de preservação nacional soma cem mil hectares entre as serras da Mantiqueira e do Mar. Chamam a atenção a flora e a fauna típicas da Mata Atlântica, repletas de bromélias, jequitibás e figueiras dividindo o cenário com tucanos, antas, preguiças e veados. A serra reserva ainda outras agradáveis surpresas, como cachoeiras com quedas que chegam a cem metros de altura; picos com mais de dois mil metros de altitude que descortinam morros e mar; e a Trilha do Ouro, um caminho de 40 quilômetros que termina na praia. O parque pode ser explorado a pé e de bicicleta.

Itaúnas (ES)

Praticamente todos os atrativos naturais de Itaúnas estão inseridos no Parque Estadual. Criado em 1991, protege dunas, praias, riachos, restingas e manguezais. A reserva abriga ainda uma unidade do Projeto Tamar que, no verão, garante a desova das tartarugas. Para curtir tantas belezas, faça caminhadas, cavalgadas e passeios de jipe, bugue, canoa e bike. Não esqueça, porém, de guardar energias para o forró, que anima as noites o ano todo e, em julho, ganha um festival! A edição 2013 acontece de 13 a 21, com show de Geraldo Azevedo e Genival Lacerda.

Lençóis Maranhenses (MA)

Ao contrário dos parques do Sudeste, repletos de cachoeiras, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem como atrações as dunas gigantes de até 40 metros de altura, pontilhadas por lagoas de águas cristalinas. A melhor época para visitar a área é entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão cheias e as paisagens ficam ainda mais exuberantes, garantindo fotos perfeitas!

Chapada das Mesas (MA)

Também no Parque Nacional da Chapada das Mesas, próxima à cidade de Carolina, o período ideal para curtir os cenários formados por paredões rochosos, cachoeiras e poços transparentes é semelhante ao de Lençóis: entre junho e dezembro. Nessa época, chove menos e os rios estão menos caudalosos, perfeitos para banhos. E mais: em julho acontecem as festas mais lindas da região - Bumba-Meu-Boi e do menino Jesus de Praga!

Monte Pascoal (BA)

Programe a visita ao parque nacional, que fica em Porto Seguro, para depois de agosto, quando chove menos na região. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a reserva oferece guias para acompanhar as caminhadas pelas trilhas em meio a trechos originais de Mata Atlântica. Os mais preparados podem fazer uma escalada ao topo, a 536 metros de altitude. Com 15 mil hectares, o parque abriga várias espécies ameaçadas de extinção, além de uma reserva indígena pataxó.

Iguaçu (PR)

Declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) é um camarote natural para as cataratas. O cenário impressionante é formado por um cânion e 275 quedas que chegam a 90 metros de altura. Para apreciar o espetáculo, há várias maneiras: a pé (através de uma passarela de 1,2 km); de bote e de helicóptero. Adrenalina garantida!

Vila Velha (PR)

O parque estadual fica em Ponta Grossa e é famoso não apenas pelas belezas naturais, mas também pela estrutura. Formada por cavernas, grutas e lagoas, a reserva guarda, ainda, esculturas naturais de arenito moldadas ao longo de milhares de anos. A mais famosa das figuras, a que remete a uma taça, é o símbolo do parque. Para facilitar o passeio e a apreciação das formações rochosas, uma passarela de 2.600 metros percorre os arenitos, enquanto monitores prestam informações em dois pontos da caminhada. Por aqui, ninguém fica perdido!

Outros Especiais

Veja mais especiais que foram destaque no Férias Brasil recentemente
  1. Coisa de cinema!
    Coisa de cinema!
    O que Salvador (BA) tem em comum com Cabaceiras (PB), Jalapão (TO) e Arraial do Cabo (RJ)? Para muitos, nada....
  2. Bons Ventos!
    Bons Ventos!
    Os bons ventos que sopram na costa brasileira entre agosto e novembro atraem as turmas do kitesurf, do windsurf e...
  3. Chapadas do Brasil
    Chapadas do Brasil
    Mochila nas costas e calçados confortáveis. É hora de seguir para o interior do Brasil e descobrir cenários fantásticos contornados...
  4. Enchendo a mala!
    Enchendo a mala!
    Quem não quer levar para casa uma lembrança de uma viagem bacana? No Brasil, são muitos os artigos típicos de...
  5. 10 destinos com clima de romance no Brasil
    10 destinos com clima de romance no Brasil
    Clima de romance combina com uma praia deserta, o topo de uma montanha, um brinde de espumante em meio à...
  6. Os Clubes de Praia pelo Brasil que você precisa conhecer
    Os Clubes de Praia pelo Brasil que você precisa conhecer
    Os primeiros beach clubs do Brasil surgiram há uma década, em Florianópolis (SC), tornando a praia de Jurerê Internacional a...
  7. Onde o pôr do sol dá show
    Onde o pôr do sol dá show
    O Brasil tem uma imensidão de belas paisagens. Combine-as a um fim de tarde e você terá um pôr do...
  8. Grutas e cavernas para explorar no Brasil
    Grutas e cavernas para explorar no Brasil
    Escondidas Brasil afora, as grutas e cavernas do país abrigam mais que um monte de pedras. Dentro delas estão formações...
  9. Jardins Secretos
    Jardins Secretos
    A moda dos livros de colorir, sempre tendo flores e pássaros como principais desenhos, chegou para valer ao Brasil. Mas...
  10. Mirantes incríveis
    Mirantes incríveis
    Algumas praias, montanhas, cachoeiras e cenários do Brasil revelam nuances que só podem e merecem ser contempladas de camarote! Naturais...
  11. Pousadas Históricas do Brasil
    Pousadas Históricas do Brasil
    Em um país com cidades históricas charmosíssimas - seja na beira do mar ou com vista para as montanhas -...
  12. Pé na Estrada
    Pé na Estrada
    Março é sinônimo de baixa estação, quando os preços de hotéis, pousadas, restaurantes e atrações estão ainda mais convidativos. Aproveite...
  13. Vinícolas: na rota dos brindes
    Vinícolas: na rota dos brindes
    Várias rotas turísticas cortam a Serra Gaúcha, como a dos Vinhedos, a do Espumante e a das Cantinas Histórias, espalhadas...
  14. Estradas reais!
    Estradas reais!
    Viajar de carro tem uma série de vantagens, que só aumenta quando o trajeto passa por belos cenários. Para quem...
  15. Joias Barrocas
    Joias Barrocas
    Cenários de filmes, de novelas, de minisséries; palcos para festivais de literatura, de música, de cinema... A beleza das cidades...
  16. Se joga!
    Se joga!
    No ar ou na água, o que não falta é um belo cenário para apreciar antes, durante ou depois de...
  17. No meio do caminho tinha uma pedra...
    No meio do caminho tinha uma pedra...
    Descubra cenários descortinados por formações rochosas incríveis para apenas apreciar o visual ou também para praticar trilhas e esportes. É...
  18. Patrimônios da Humanidade: Maravilhas de Cenários
    Patrimônios da Humanidade: Maravilhas de Cenários
    O Brasil tem sete bens reconhecidos pela Unesco como patrimônios naturais. Entre eles, o Parque Nacional do Iguaçu - nossa...
  19. Bahia de todos os encantos
    Bahia de todos os encantos
    Com praias para todos os gostos a Bahia encanta nativos e turistas. Mas a terra do axé oferece muito mais!...
  20. 10 fortes pelo Brasil que merecem uma visita
    10 fortes pelo Brasil que merecem uma visita
    Com um litoral gigantesco e terras disputadas por portugueses, holandeses, franceses e piratas, o Brasil reúne centenas de fortalezas originalmente...
  21. 10 lugares onde o frio é mais gostoso!
    10 lugares onde o frio é mais gostoso!
    Nas serras do Sul e do Sudeste do Brasil, o inverno é um convite para apreciar chocolates, vinhos, lareiras, belas...
  22. 10 lugares para namorar
    10 lugares para namorar
    Mês de junho, inverno, dia dos namorados... Nessa época do ano, as serras são as melhores pedidas para uma romântica...
  23. Por dentro dos cânions do Brasil
    Por dentro dos cânions do Brasil
    De norte a sul do país, as gigantescas formações rochosas encantam os turistas. E os cenários são variados, emoldurados por...
  24. 10 motivos para ir à Santa Catarina
    10 motivos para ir à Santa Catarina
    Serras aconchegantes, lindas praias, boa mesa, esportes variados, visita de baleias, festas típicas, uma capital incrível.... São muitos os motivos...
  25. Banho de Rio: nove opções por todo o Brasil
    Banho de Rio: nove opções por todo o Brasil
    Maior reserva de água doce do mundo, o Brasil oferece opções de lazer que vão muito além dos mares. Nossos...
  26. Cidades legais e descoladas para se casar
    Cidades legais e descoladas para se casar
    Quem nunca sonhou em se casar ao pôr do sol, com os pés na areia ou em alguma igrejinha no...
  27. 10 programas que são pura adrenalina!
    10 programas que são pura adrenalina!
    Seja na terra, na água ou no ar, o Brasil é repleto de atividades de aventura que garantem muita emoção...
  28. Piscinas Naturais
    Piscinas Naturais
    Da Bahia ao Rio Grande do Norte, os aquários naturais enchem os olhos dos turistas. Perto ou longe da praia,...
  29. Hotéis e pousadas com vistas incríveis
    Hotéis e pousadas com vistas incríveis
    Imagine acordar e, ainda da cama, apreciar um mar de montanhas em meio às nuvens ou um mar azul de...
  30. Passeios de Balão
    Passeios de Balão
    Quando o assunto é apreciar os cenários do Brasil do alto, a bordo de balões, os passeios pipocam pelo Sul...
  31. Todas as faces de Minas Gerais
    Todas as faces de Minas Gerais
    Histórica, cultural, surpreendente, saborosa... são muitos os adjetivos que fazem de Minas Gerais um estado repleto de atrativos. Dos parques...
  32. 10 praias para chamar de sua
    10 praias para chamar de sua
    O verão já dá sinais de que chegará fervendo em terra brasilis! É hora de pensar onde relaxar durante os...
  33. Viagens de trem
    Viagens de trem
    Não é preciso ir à Europa para fazer belas e confortáveis viagens de trem. Aqui mesmo no Brasil há uma...
  34. A caminho das dunas
    A caminho das dunas
    Seja no Nordeste ou no Sul, as dunas são sinônimo de diversão e contemplação. Em Jericoacoara (CE), o gigantesco monte...
  35. Pousadas pés na areia
    Pousadas pés na areia
    O clima de verão já está no ar, trazendo com ele aquela vontade de curtir uns dias em um refúgio...
  36. Qual é a sua praia?
    Qual é a sua praia?
    Nosso extenso e belo litoral tem praias para todos os gostos e estilos - das isoladas e preservadas às concorridas...
  37. Lugares não tão explorados... e que você tem que ir!
    Lugares não tão explorados... e que você tem que ir!
    O Brasil é repleto de destinos encantadores. Muitos deles recebem milhares de turistas todos os anos. Outros, continuam pouco explorados,...
  38. 10 passeios nota 10 no Mato Grosso
    10 passeios nota 10 no Mato Grosso
    Num raio de 150 quilômetros da capital Cuiabá, é possível curtir paisagens completamente diferentes - em cima e embaixo d´água!...
  39. 10 hotéis fazenda para curtir em família ou a dois
    10 hotéis fazenda para curtir em família ou a dois
    Rústicos, sofisticados, instalados em antigas fazendas de café... há opções para todos os gostos quando o assunto é hotel fazenda....
  40. Sempre é tempo de Nordeste
    Sempre é tempo de Nordeste
    Sol, calor e passeios imperdíveis à beira-mar, da Bahia ao Maranhão! Tem dunas, piscinas naturais, falésias, banhos em rios e...
  41. 10 lagoas imperdíveis pelo Brasil
    10 lagoas imperdíveis pelo Brasil
    De águas doces ou salgadas, as lagoas do Brasil convidam à contemplação. Mas também são perfeitas para passear de barco,...
  42. Tirando onda!
    Tirando onda!
    Graças aos surfistas - que nos anos 60 e 70 exploraram matas fechadas atrás de ondas perfeitas - muitas das...
  43. Férias com crianças
    Férias com crianças
    Férias de verão rimam com viagens ao lado das crianças. E que tal combinar os dias quentes com passeios a...
  44. Descobrindo Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e arredores
    Descobrindo Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e arredores
    É tempo de curtir as praias do Brasil. E que tal pensar em um destino que oferece mais que sombra...
  45. Cidades bacanas para explorar de bicicleta
    Cidades bacanas para explorar de bicicleta
    Passear de bicicleta pelas cidades turísticas é atividade para lá de obrigatória em destinos internacionais como Amsterdã (Holanda) e Copenhague...
  46. Pousadas para curtir na serra
    Pousadas para curtir na serra
    Independente da estação do ano, é sempre bom sonhar com uma lareira, um banho de ofurô ou uma fondue com...
  47. 10 praias para levar as crianças
    10 praias para levar as crianças
    Verão bombando e nada melhor que curtir os dias de sol e muito calor soltando as crianças na praia! Antes,...
  48. Mergulhe de Cabeça
    Mergulhe de Cabeça
    Considerado a meca do mergulho no país, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) fica ainda mais especial na estação...
  49. Ilhas da fantasia
    Ilhas da fantasia
    As ilhas do Brasil surpreendem não só pela beleza, mas também por conta de suas características únicas. Salpicadas Atlântico afora,...
  50. Toda nudez... será permitida!
    Toda nudez... será permitida!
    De Norte a Sul do país, há opções de praias de nudismo para todos os gostos: de fácil ou difícil...
  51. E vai rolar a festa!
    E vai rolar a festa!
    Outubro é sinônimo de muita festa no Sul do país. Santa Catarina pega fogo com a Oktoberfest, a FenaOstra a...
  52. Litoral Norte de São Paulo e suas praias encantadoras
    Litoral Norte de São Paulo e suas praias encantadoras
    O Litoral Norte de São Paulo tira onda - literalmente - reunindo algumas das praias mais bonitas do estado. Escondidas...
  53. Elas vêm chegando
    Elas vêm chegando
    A temporada das baleias vai todos os anos de julho a outubro no litoral da Bahia e de junho a...
  54. Por dentro dos Palácios
    Por dentro dos Palácios
    Interessantes passagens da história do Brasil podem ser apreciadas nos quatro cantos do país. Por quase todo o território espalham-se...
  55. Viajando sozinho
    Viajando sozinho
    Fazer novas amizades é a recompensa para quem encara uma viagem sozinho. Para facilitar a aproximação, invista nas atividades de...
  56. Viagem ao redor da boa mesa!
    Viagem ao redor da boa mesa!
    Quem resiste à culinária fumegante de Minas, cheia de pães de queijo, feijão tropeiro, linguiça... E ao aroma dos acarajés...
  57. Paraíba Arretada! 10 programas nota 10 no pequeno grande estado
    Paraíba Arretada! 10 programas nota 10 no pequeno grande estado
    Da capital João Pessoa às pequenas cidades como Conde e Cabaceiras, a Paraíba é repleta de atrativos naturais e históricos....
  58. Banho de alegria!
    Banho de alegria!
    Tem água quente em Caldas Novas (GO), tem água fria em Serra Negra (SP), tem sauna em Araxá (MG), tem...
  59. 8 feriados para viajar pelo Brasil
    8 feriados para viajar pelo Brasil
    Se o ano que passou não deixou saudades por conta dos feriados em finais de semana, prepare-se para curtir 2015!...
  60. Caindo na estrada
    Caindo na estrada
    O final de semana prolongado é a desculpa perfeita para tirar o carro da garagem e partir rumo a um...
  61. 10 cidades que te fazem sentir em outro país
    10 cidades que te fazem sentir em outro país
    Graças aos imigrantes, o Brasil é ainda mais colorido e misturado! E repleto de heranças que enriquecem nossa mesa, nossas...
  62. A vida começa aos 50 - viaje mais!
    A vida começa aos 50 - viaje mais!
    Com a expectativa de vida cada vez mais alta e o acesso fácil a informações, o brasileiro não mede esforços...
  63. Top 12: Dicas e fotos dos melhores destinos do Brasil
    Top 12: Dicas e fotos dos melhores destinos do Brasil
    Feito para os viajantes, o Férias Brasil também conta com a ajuda da turma que adora fazer as malas -...
  64. Parques da Cidade
    Parques da Cidade
    Fazer um picnic, andar de bike ou caminhar. E ainda dá para ler um livro relaxado, tomar um sorvete, andar...
  65. Salve Francisco!
    Salve Francisco!
    Um dos santos mais queridos aqui no Brasil, São Francisco dá nome a cidades em Santa Catarina, Rio Grande do...
  66. Patrimônios Culturais do Brasil... e do mundo!
    Patrimônios Culturais do Brasil... e do mundo!
    Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial....
  67. 10 resorts para curtir e relaxar pelo Brasil
    10 resorts para curtir e relaxar pelo Brasil
    Atividades de lazer - e também de relaxamento - se misturam na vasta gama de serviços oferecidos pelos resorts do...
  68. Rafting...  Aventura rio abaixo!
    Rafting... Aventura rio abaixo!
    A quantidade de rios e a variedade de corredeiras que se espalham pelo país garantiram à equipe brasileira o título...
  69. Lua de Mel
    Lua de Mel
    Lua de mel rima com paisagem romântica, seja uma praia deserta ou o topo de uma montanha quase nas nuvens....
  70. Na rota das cervejas artesanais do Brasil
    Na rota das cervejas artesanais do Brasil
    Que a cerveja artesanal caiu no gosto do brasileiro, ninguém duvida! O melhor é saber que já temos alguns belos...
  71. Museus para todos
    Museus para todos
    Rico em cultura e diversidade, o Brasil reúne museus dos mais variados temas, assuntos e paixões. Tem de artes sacras...
  72. Eu só quero chocolate
    Eu só quero chocolate
    Fantásticas fábricas de chocolates se espalham pelo país. Tem em Gramado (RS) - muitas, por sinal! - em Campos do...
  73. 10 cachoeiras lindas no Brasil
    10 cachoeiras lindas no Brasil
    Quando o assunto é cachoeira, o Brasil dá um banho, literalmente! Por aqui, temos a gigantesca cachoeira da Fumaça, na...
  74. As melhores épocas para viajar pelo Brasil
    As melhores épocas para viajar pelo Brasil
    Viajar na baixa temporada é a receita de sucesso para garantir preços em conta nos destinos mais concorridos do país....
  75. 10 cidades para viajar na arquitetura
    10 cidades para viajar na arquitetura
    A princípio, cidades como Salvador (BA), Petrópolis (RJ) e Brasília (DF) não têm nada em comum. Basta, porém, observar o...
  76. Divinas Festas
    Divinas Festas
    Bandeirinhas brancas e vermelhas colorem as cidades histórias de Paraty (RJ), Pirenópolis (GO) e Alcântara (MA). Sinal de que a...