Escondida no ponto exato onde "o vento faz a curva", a vila de São Miguel do Gostoso é um dos melhores pontos do país para a prática de esportes à vela. Os adeptos do wind e do kitesurf, porém, não são os únicos beneficiados quando chegam ao vilarejo. A turma que procura sossego em cenário belo, rústico e aconchegante também encontra pouso certo - a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos, a maioria capitaneada por gringos que lá chegaram e não conseguiram mais sair.

Tourinhos: Praia deserta, um paraiso!<br>
Tourinhos: Praia deserta, um paraiso!
Foto: Umberto Montalto

Praia de Tourinhos é ponto de encontro ao entardecer

O vilarejo é, na verdade, uma imensa enseada dividida por partes. Ao centro está a mais movimentada, com piscinas na maré baixa e que fazem a alegria dos pequenos nativos. No quesito esportes, a medalha de ouro vai para a Ponta do Santo Cristo, com os melhores ventos da região. O local é perfeito também para tomar banho, uma vez que uma duna invade o Atlântico e forma uma imensa piscina natural de águas mornas e transparentes.

A praia considerada a mais bonita é Tourinhos, com peculiaridades como os jatos de água que espirram dos recifes em alto mar; e o pôr do sol encantador. Para completar, tem águas claras, é deserta e abriga uma duna petrificada de oito metros de altura. Os bugues levam até lá, mas prefira ir andando - são dois quilômetros que valem a pena.

As noites são de sossego em Gostoso, mas nos finais de semana é comum rolar algum burburinho na viela que leva à praia da Xepa e na Avenida dos Arrecifes, na praia de Maceió. Entre os points estão o Madame Chita, misto de bar, creperia e loja, com mesinhas espalhadas pela rua e ambiente charmoso; e o Spaço Mix, com festas e shows durante o verão. 

Descobrindo São Miguel do Gostoso Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais