Um dos destinos de inverno preferidos dos cariocas, Teresópolis reúne estilos variados de turistas. Casais chegam em busca dos cenários românticos proporcionados pelas pousadas e restaurantes charmosos - incrementados por lareiras, cozinhas de primeira e bons vinhos. Já as famílias curtem as compras na tradicional feirinha de artesanato, enquanto os aventureiros fazem a festa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva abriga o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude.

Serra dos Órgãos: Cachoeira Poço Verde convida a banhos revigorantes -
Serra dos Órgãos: Cachoeira Poço Verde convida a banhos revigorantes - Foto: Baixinha

Travessia Teresópolis-Petrópolis é contornada por cachoeiras, orquídeas, bromélias gigantes e belas paisagens


Para apreciar a bela formação rochosa há diversas maneiras. Quem não quer fazer esforço deve seguir para o Mirante do Soberbo, no trevo de acesso à cidade e com estacionamento para os carros. Já os fãs da adrenalina apostam no modo mais radical: encarando a travessia Teresópolis-Petrópolis. 

São três dias de caminhada em meio à mata nativa, percorrendo 42 quilômetros e dormindo em campings selvagens dentro do parque. O sacrifício é recompensado por cachoeiras, orquídeas, bromélias gigantes e paisagens que descortinam até mesmo a baía de Guanabara.

A reserva brinda também os adeptos da escalada com vias que levam ao ponto culminante da Serra do Mar - a Pedra do Sino, com 2.200 metros de altura. O parque, porém, é generoso ainda com aqueles que querem apenas relaxar, oferecendo áreas para piqueniques, piscinas naturais e pequeninas trilhas para passear sem pressa.

Depois de curtir a natureza, a dica é entregar-se sem culpa à boa mesa e às compras. Os restaurantes oferecem pratos perfeitos para o frio, como fondues e raclettes; mas alguns reservam surpresas. É o caso do Dona Irene, especializado em culinária russa. O banquete, que deve ser degustado sem pressa, é digno de um czar. Já na Vila St. Gallen, cervejas e boa mesa estão sempre em harmonia.

Já na Cremerie  Genève, além de saborear as receitas francesas, os clientes encontram uma lojinha repleta de queijos de leite de cabra. Guarde espaço para a sobremesa, facilmente encontrada na Feirinha do Alto - entre um box e outro de artesanato e roupas, há sempre um balcão com doces e compotas.

Descobrindo Teresópolis Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida