Todas as dicas da Chapada Diamantina (120)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


A cidade mais bem localizada da Chapada Diamantina
Usuário sem foto
por Ana
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Flores. Lindas.
Flores. Lindas.
Enviada por Ana
Já conheci bastante coisa de Chapada Diamantina, mas me surpreendi com Andaraí. Você está bem perto de vários atrativos encantadores da Chapada como : Poço Azul (indescritível) , Gruta da Paixão (fantástica), Cachoeiras do Buração, do Roncador, da Garapa, da Donana, das 3 barras, do bocório; Praias do rio Paraguaçu, um outro Pantanal dos Marimbus. Foi aqui que descobri que o Pantanal é muito mais extenso do que eu conhecia. Ele é divido em três partes.

Marimbus de cima (Lençóis, onde começa , que é o leito do rio) Muito sem graça, diga-se de passagem; Marimbus do meio, em Andaraí. Fantástico! Uma rede de lagoas interligadas, com uma fauna e flora exuberante. Passeios que variam de 2 horas, 4 horas ou dia todo. Você pode descer o rio desde a cachoeira do Roncador até o Poço Azul, com paradas para acampar na beira do rio Santo Antonio ou para quem gosta de uma pescaria também é muito bom.

Pousada Sincorá quem opera esse passeio. Falando em pousada, essa pousada é super aconchegante, ambiente bem familiar, você se sente muito bem. Os proprietários me deram dicas valiosas e perfeitas, tudo deu muito certo. Você sai revigorado da pousada, não só pelo atendimento acolhedor, mas também pelo café da manhã que é um pecado. Sucos naturais, quitutes feitos na hora: pãezinhos de queijo, biscoitinhos, panquequinhas com xaropes naturais, pão integral, pão caseiro, muita fruta, cereais, queijos deliciosos...afffff!! Cozinheira de mão cheia, essa D. Ana. É isso ai gente, conheça Andaraí.
158 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugares fantásticos
Miguel
por Miguel
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Sendo leitor deste site e sabendo que as dicas fornecidas aqui foram muito úteis, decidi colaborar: eu e minha esposa passamos quinze dias na Bahia, desses, oito na Chapada Diamantina. Alugamos um carro em Salvador e fomos para a Chapada.

Primeiro em Mucugê, cidadezinha ao sul, com cara de interior e que guarda um aspecto colonial. Ficamos hospedados na Pousada Monte Azul. Lugar muito bom, preço justo e ótimo atendimento. Nosso primeiro passeio foi à Cachoeira do Buracão, em Ibicoara (100km). Um dos lugares mais fantásticos que já vimos e, sem dúvida, o visual mais belo de toda a Chapada. Imperdível! O dono da pousada fez contato com um dos melhores guias da região (Joaab), que nos levou para fazer uma trilha pelo leito do rio Cumbuca, ver algumas inscrições rupestres e assistir ao pôr-do-sol no alto do Morro do Cruzeiro, tudo em Mucugê. Na cidade, ainda conhecemos o Cemitério Santa Isabel, em estilo bizantino.

No caminho para Lençóis, onde ficaríamos mais cinco dias, passamos por Igatu, cidade com várias casas construídas em pedras, pelos antigos garimpeiros. Fomos ao Poço Azul, em Nova Redenção. Um lago fantástico, numa gruta subterrânea. Em Lençóis, ficamos acomodados na Pousada da Fonte. Acomodações simples, mas com serviço e preço ótimo. Contratamos um guia (R$80,00 por dia) indicado pela proprietária, que nos acompanhou todos os dias a vários lugares.

Alguns passeios interessantes que fizemos: Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lago Azul, Gruta da Pratinha, Morro do Pai Inácio (imperdível ao entardecer), Serra das Paridas e Cachoeira dos Mosquitos. O passeio ao Pantanal de Marimbus é muito cansativo. São várias horas mal acomodados em uma canoa e com uma paisagem monótona. Só o final, nas piscinas do rio Roncador, comer mangas que caem maduras no chão no meio da trilha e o almoço no bar da Dona Lourdes, na Vila Remanso, é que valem a pena.

Os passeios que são feitos próximos à cidade, no rio Serrano e no Ribeirão do Meio também não são muito atraentes. Deixamos de fazer dois passeios que dizem valer a pena: as cachoeiras da Fumaça e da Fumacinha, ambos os casos por estarem secas, devido à falta de chuvas no período. A noite em Lençóis é bem agitada. Bons restaurantes (jantamos várias vezes no La Bodega) e um comércio variado.

Lembre-se: se você pretende conhecer a Chapada, não esqueça que, na maioria dos passeios que fizer, vai se deslocar de carro (em estradas de chão) por dezenas de quilômetros, caminhar muito e, em alguns casos, por trilhas bem difíceis. É uma mistura de cansaço e satisfação. Esteja preparado fisicamente.
155 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cemitério Bizantino de Mucugê - Beleza da Chapada
Usuário sem foto
por iran
Esteve lá com amigos em 2010 e achou Muito bom
Cravado nos lagedos abaixo do morro do cruzeiro
Cravado nos lagedos abaixo do morro do cruzeiro Enviada por Gedeon Junior
Mucugê na Chapada Diamantina, é vivenciar o passado de nossa história, a cidade estar muito bem presevada.
27 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Canto do Bosque - Atendimento excelente!
Usuário sem foto
por Rosane
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Excelente!
Para quem pretende viajar para conhecer a Chapada Diamantina, segue uma dica de hospedagem na cidade de Lençóis.

A pousada Canto do Bosque é uma opção sensacional e um local agradável e de excelente astral. Os Donos são super atenciosos e prestativos. O Café da manhã é super reforçado e com bastante opção para quem vai ter um dia fazendo Ecoturismo. Vale a pena se hospedar lá.
11 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Canto do Bosque - Um achado
Usuário sem foto
por
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Excelente!
A pousada Canto do Bosque é um lugar especial, o principal diferencial é o atendimento, Jasiel (dono da pousada) com sua simpatia que é única, faz com que se sinta em poucos minutos muito a vontade. Os quartos são aconchegantes e o café da manhã cheio de delícias.
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O melhor lugar e as melhores pessoas
Usuário sem foto
por
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Excelente!
Pessoal eu fui para Chapada com a agências Nas Alturas, uma agência local e surpreendentemente ótima, fazem um trabalho diferenciado. Desde o primeiro contato percebe-se o profissionalismo da galera e tudo recheado de muito carinho. Eles se preocupam com todos os detalhes para que suas férias sejam incríveis, além de se preocuparem em ter o menor impacto possível na natureza e um tratamento diferencial com os guias e a comunidade local, todos elogiam muito o trabalho deles. Vale a pena.
7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Poço Azul - Surpreendente!
Usuário sem foto
por Natália
Esteve lá a dois em 2009 e achou Excelente!
Flutuação em águas cristalinas!
Flutuação em águas cristalinas!
Foto: Eliza Hossell
Não apenas pela beleza do local, com suas águas cristalinas e poder fazer a flutuação sobre elas, o Poço Azul foi um dos lugares que mais me surpreenderam durante a minha estada na Chapada. A cuidado daquelas terras, que ficam sob a responsabilidade do Guardião Ismael Braga e sua família, pois receberam pelo INCRA, é incrível! Muito interessante ver um lugar tão mágico, sendo trabalhado de forma tão sensata e responsável.

Ainda tive a oportunidade de comer um delicioso almoço caseiro/regional no restaurante da Dona Alice (Mãe do Ismael). Resumindo: o Poço Azul possui muitas coisas belas, além da sua magnífica água cristalina!
29 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro do Pai Inácio e Cachoeira da Fumaça - Não deixem de ir!
Usuário sem foto
por Natália
Esteve lá a dois em 2009 e achou Excelente!
Logo no meu primeiro dia subi o Morro do Pai Inácio, que possui uma subida tranquila, democrática (todos sobem sem problemas), não sei precisar o tempo que fiquei lá em cima. Grupos iam e vinham! Mas não dá para subir tirar umas fotos e simplesmente ir embora. Não dá! O lugar é mágico! Tem um visual maravilhoso da Chapada! A gente se sente pequeno diante de tamanha imensidão.

Outro local imperdível, foi a Cachoeira da Fumaça (fui por cima), com subida que exige um pouco mais do nosso condicionamento, porém nada absurdo, fica no Vale do Capão, o caminho todo é fantástico! E chegar lá também não se limita a fotografar o lugar, é importante sentir o lugar. São vários paredões em torno da Cachoeira. Maravilhoso! A parada no final da trilha para comer o tão falado pastel de Palmito de Jaca é obrigatória! Tem gosto de satisfação! E olha que eu não gosto nem de palmito, nem de jaca! Mas não se leve pelos nomes. Havia lido aqui antes de ir, que lá é um lugar que a gente se sente mais perto de Deus, e é verdade! Pois só Deus para criar algo tão perfeito!
59 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Casa das Fadas - Inesquecível
Usuário sem foto
por Carmen
Esteve lá com a família em 2009 e achou Excelente!
Almocei com minha família. Foi maravilhoso. Não percam a oportunidade quando estiverem no Vale do Capão.
6 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro do Pai Inácio - Lindo!
Usuário sem foto
por Elaine Vital
Esteve lá a dois em 2009 e achou Excelente!
Vale a pena conhecer!
Vale a pena conhecer!
Enviada por Luiz Salvadeu
Um lugar incrível onde pode-se curtir um belíssimo por do sol cercado de historia, lendas e acima de tudo muita natureza ainda selvagem e intocada, a vista alcança cerca de 360 graus de circunferência do Parque que mais parece um outro planeta. Quem gosta de aventura e natureza não pode deixar de conhecer essa pérola da Bahia.
25 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Poço Azul - Mágico!
Usuário sem foto
por Luciana
Esteve lá a dois em 2009 e achou Excelente!
Imperdível!
Imperdível!
Enviada por Nani
Melhor época para ir para chapada é na baixa temporada, você aproveita muito mais os passeios. No Poço Azul por exemplo, nosso grupo tinha apenas quatro pessoas, enquanto estávamos lá chegaram outros pequenos grupos, mas isso não impediu que ficassemos lá durante quatro horas!

Ficamos sabendo depois que na alta temporada o tempo máximo para fazer a flutuação é de 15 minutos e que no último carnaval teve fila de até 3 horas para descer na gruta, com apenas 10 minutos de flutuação. E com certeza essas pessoas que esperaram 3 horas e ficaram apenas 10 minutos não sairam de lá tão deslumbrados como nosso pequeno grupo.

Ah, para ser ainda mais perfeito a temperatura média da água é de 20 graus, uma delícia! Não tem palavras para descrever o Poço Azul, é preciso ir e sentir!
118 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro do Pai Inácio - Lindo!
Usuário sem foto
por Max
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Excelente!
Imperdível.
Imperdível.
Enviada por Bergson
Escalando os 400 m de trilha que liga o fim do asfalto ao topo do morro do Pai Inácio. Do seu pico, que fica a 1.150 m acima do nível do mar, avista-se a Serra do Sincorá, a Serra da Bacia e a Serra da Chapadinha. Ele está localizado cerca de 30 km a partir do centro de Lençóis. São 5 h de caminhada. Do alto deste mirante natural, tem-se uma visão de 360 graus da paisagem, que torna-se ainda mais encantadora ao sol poente. O perfil das serras verde-azuladas se confunde com nuvens douradas, o vento é muito frio e completa a sensação de estar no topo do mundo. O nome do morro deve-se a uma lenda existente na região. Segundo ela, um escravo, Inácio, apaixonou-se pela esposa de um poderoso coronel. Quando um dia ele descobriu o romance, mandou pistoleiros no seu encalço. Inácio foi encurralado no alto dessa montanha, e não tendo como escapar, saltou com a sombrinha da amada. Conta-se que muitos conseguiram ver Pai Inácio correndo entre os vales para nunca mais voltar.
131 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira da Purificação
Usuário sem foto
por Max
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Excelente!
Linda e atrativa
Linda e atrativa
Enviada por Max
Caminhada de 3 horas por toda a extensão do Vale do Capão até a Cachoeira da Purificação. A maior parte da trilha é feita no interior do Vale do Capão, subindo por uma trilha nas margens do rio até a Cachoeira da Angélica seguindo até a Cachoeira da Purificação. Realmente é uma purificação, pena que tivemos de voltar mais rápido, pois começou a chover e o risco de tromba d´agua é grande, principalmente por você subir a cachoeira pulando de pedra em pedra.
4 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Serra do Candombá - Vale a pena
Usuário sem foto
por Max
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Muito bom
Belezas encontradas no cume da Serra do Camdombá
Belezas encontradas no cume da Serra do Camdombá Enviada por Max
A vista do cume da serra, apresenta o vale do capão sob seus pés. É impressionante ver a vegetação (candombás) todos queimados e florecendo novamente.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Parque da Muritiba e Gruta do Lapão - Adrenalina Pura, com Muita Segurança!
Usuário sem foto
por Van
Esteve lá sozinho em 2008 e achou Excelente!
Quem visitar lençóis, não pode deixar de experimentar algum esporte de aventura. O local conta com muitas opções, dentre elas a escalada em rocha no Parque da Muritiba e o rapel na Gruta do Lapão. Tudo para iniciantes e até profissionais.  Nas alturas opera esses roteiros, e é uma das únicas empresas do brasil que está no processo de certificação (através do inmetro e ministério do turismo) desses produtos. Se for em lençóis, experimente porque é demais!
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

< 2 3 4 5 6 7 8 >
Mostrando 76 a 90 de 120 dicas sobre Chapada Diamantina

Descubra mais atrações e informações da Chapada Diamantina