Minhas Fotos (12)
Chapada Diamantina (7), Lençóis Maranhenses (5)
-
Santo Amaro
Lençóis Maranhenses -
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses -
Visitar Santo Amaro do Maranhão
Lençóis Maranhenses -
Passear de barco pelo Rio Preguiças
Lençóis Maranhenses -
Lagoa da Gaivota
Lençóis Maranhenses -
Gruta da Lapa Doce
Chapada Diamantina -
Cachoeira da Fumaça
Chapada Diamantina -
Cachoeira da Fumaça
Chapada Diamantina -
Cachoeira da Fumaça
Chapada Diamantina -
Morro do Pai Inácio
Chapada Diamantina -
Morro do Pai Inácio
Chapada Diamantina -
Cachoeira da Fumaça
Chapada Diamantina

Minhas Dicas (3)
Chapada Diamantina (2), Lençóis Maranhenses (1)Uma parte mágica dos Lençóis, a Lagoa é muito grande, muito azul, linda! Melhora mais ainda com o fato de ser pouca explorada, pela própria dificuldade de acesso. Parece não existir mais ninguém naquela imensidão branca que está ao nosso redor... Ouve-se apenas o barulho do vento! É uma experiência única... A cada duna subida, avistamos outra Lagoa, e depois outra e outra! Algo divino, perfeito, desenhado à mão pelo Criador!
Importante: Não é nada fácil chegar a Lagoa da Gaivota, que fica na cidade de Santo Amaro, a estrada praticamente não existe, são trilhas desbravadas obrigatoriamente por um veículo 4x4 e um excelente e experiente piloto deve estar no comando, no meu caso foi o Júlio Cesar da Cesar 4x4 Aventura, de São Luiz!
Não apenas pela beleza do local, com suas águas cristalinas e poder fazer a flutuação sobre elas, o Poço Azul foi um dos lugares que mais me surpreenderam durante a minha estada na Chapada. A cuidado daquelas terras, que ficam sob a responsabilidade do Guardião Ismael Braga e sua família, pois receberam pelo INCRA, é incrível! Muito interessante ver um lugar tão mágico, sendo trabalhado de forma tão sensata e responsável.
Ainda tive a oportunidade de comer um delicioso almoço caseiro/regional no restaurante da Dona Alice (Mãe do Ismael). Resumindo: o Poço Azul possui muitas coisas belas, além da sua magnífica água cristalina!
Logo no meu primeiro dia subi o Morro do Pai Inácio, que possui uma subida tranquila, democrática (todos sobem sem problemas), não sei precisar o tempo que fiquei lá em cima. Grupos iam e vinham! Mas não dá para subir tirar umas fotos e simplesmente ir embora. Não dá! O lugar é mágico! Tem um visual maravilhoso da Chapada! A gente se sente pequeno diante de tamanha imensidão.
Outro local imperdível, foi a Cachoeira da Fumaça (fui por cima), com subida que exige um pouco mais do nosso condicionamento, porém nada absurdo, fica no Vale do Capão, o caminho todo é fantástico! E chegar lá também não se limita a fotografar o lugar, é importante sentir o lugar. São vários paredões em torno da Cachoeira. Maravilhoso! A parada no final da trilha para comer o tão falado pastel de Palmito de Jaca é obrigatória! Tem gosto de satisfação! E olha que eu não gosto nem de palmito, nem de jaca! Mas não se leve pelos nomes. Havia lido aqui antes de ir, que lá é um lugar que a gente se sente mais perto de Deus, e é verdade! Pois só Deus para criar algo tão perfeito!