Ilka Oliveira
tem 28 anos, mora em São Paulo, já enviou 7 dicas, já publicou 10 fotos

Minhas Fotos (10)

Maceió (2), Trancoso (2), Jericoacoara (1), João Pessoa (1), Natal (1) e outras 3 fotos
  • Minas Gerais
    Serra do Cipó
  • Muro Alto
    Recife e Olinda
  • Passear de barco até Caraíva
    Trancoso
  • Praia do Espelho
    Trancoso
  • Jericoacoara
    Jericoacoara
  • Quem viaja não adoece!
    João Pessoa
  • Lagoa da Coca-Cola
    Natal
  • Praia do Francês
    Maceió
  • Praia dos Carneiros
    Tamandaré e Carneiros
  • Sonho Verde
    Maceió

Minhas Dicas (7)

Belo Horizonte (1), Jericoacoara (1), João Pessoa (1), Maceió (1), Recife e Olinda (1) e outras 2 dicas
Minas Gerais - Minas de Ouro!
Belo Horizonte Esteve lá com amigos em Abril/2016 e achou Excelente!

Serra do Cipó linda!

Queridos viajantes, escolhi bh para passar o feriado de tiradentes, e simplesmente adorei!

existem vários passeios que as agências de receptivo fazem saindo de bh. os passeios são bem diversificados, então dá para ver de tudo um pouco em minas gerais: grutas, cachoeiras, museus, igrejas, serras, etc.

se você optar pelo passeio às cidades históricas de congonhas, tiradentes e são joão del rei, esteja ciente que a viagem será longa, mas mesmo assim compensadora. congonhas tem os famosos profetas de aleijadinho, obras-primas do artista, imperdível. em são joão del rei tem o passeio de maria fumaça até tiradentes, que eu considerei ?normal?, mas para quem nunca andou de maria fumaça, é bem interessante. tiradentes é uma cidade muito charmosa e animada! uma dica é pernoitar por lá se você dispuser de tempo.

também conheci ouro preto e mariana, que são cidades vizinhas. ouro preto é o berço da inconfidência mineira e da arte barroca, tendo muitas igrejas, museus, lojinhas...recomendo o museu da inconfidência, que fica na praça tiradentes (a praça tem o monumento em homenagem ao mártir que vale uma foto). enfim, não deixem de conhecer essa linda cidade! em mariana eu não fiz o passeio da mina de passagem, por falta de tempo, mas conheci uma mina menor, que também é muito bacana.

não tirem do roteiro o passeio às grutas rei do mato e maquiné. são grutas lindas, com formações naturais impressionantes. também vale a pena esticar para a casa guimarães rosa, lugar em que o escritor morou e virou um museu.

o city tour por bh também vale muito a pena, e não deixem de ir na praça do papa (dá para ter uma vista linda da cidade), a praça da liberdade e o conjunto arquitetônico da pampulha.

por fim, também conheci um pouco da serra do cipó, e tomei banho na cachoeira de baixo, lindíssima, ótima para um banho refrescante! a região abriga muitas belezas naturais, vale conferir!

aproveito para recomendar a empresa kopa turismo, empresa com guias simpáticos, responsáveis, atenciosos, e flexíveis, que adaptam o roteiro da viagem conforme as necessidades do turista. atualmente prefiro empresas com este perfil, pois muitas visam somente o lucro, e o turista não consegue aproveitar tudo o que realmente pode em uma viagem. a empresa é especialista em passeios pela serra do cipó. enfim, super recomendo! site: http://www.kopaturismo.com.br/ ; telefone: +55 (31) 2552-9624; e-mail: kopaturismo@gmail.com.

minas gerais, quem te conhece não esquece jamais...mesmo!

boa viagem!

52 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Recife: algumas dicas da Veneza Brasileira!
Recife e Olinda Esteve lá com amigos em Abril/2015 e achou Excelente!

Querida tripulação, não deixem de conhecer Recife!

Pernambuco é o nosso famoso Leão do Norte, com uma cultura riquíssima e com muitos atrativos naturais espalhados em seu território.

Desembarquei por volta das 10 horas, na última vez que estive em Recife. Geralmente neste horário não dá para fazer os passeios mais famosos que as empresas de receptivo oferecem. Mas, como eu sempre tenho uma carta na manga, decidi contatar uma empresa local (Catamarã Tours) que faz um passeio de barco pelo rio Capibaribe (o rio que corta a cidade). Assim, depois de almoçar na lindíssima orla da praia de Boa Viagem, fiz este passeio lindo e bem interessante. Ao decorrer do trajeto, o guia do barco apresenta informações históricas pernambucanas. Você vai passar embaixo das pontes da cidade (faça sempre um pedido quando passar por elas), atravessando-a pelo rio Capibaribe. Neste passeio, pude entender porque Recife é a nossa Veneza Brasileira. O passeio é ainda mais bonito depois das 17 horas, pois a cidade fica realmente belíssima à noite.

Vale a pena passar um dia em Porto de Galinhas, com o seu centrinho animado e charmoso. Mas uma dica legal é também conhecer uma outra praia bem próxima, chamada Muro Alto. É uma praia linda, com altos coqueiros, e uma piscina natural protegida por uma barreira de arrecifes em boa parte de sua extensão. Para quem gosta de uma praia mais tranquila, ou com águas calmas, Muro Alto é uma ótima opção!

Não deixem de conhecer a linda ilha de Itamaracá, e seu forte Orange. Porém, para o passeio ficar ainda melhor, eu recomendo pegar uma lancha que leva a uma outra ilhota, chamada Coroa do Avião. Sentir o vento no rosto e contemplar a paisagem na lancha é maravilhoso! Coroa do Avião tem uma boa infraestrutura, ou seja, dá para passar um dia muito agradável no local.

Um restaurante que eu recomendo em Boa Viagem é o Ilha dos Navegantes. Bom atendimento, boa comida, num lugar muito agradável!

Recife, a saudade sempre me levará pelo braço até você!

Boa Viagem!

14 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Praia do Espelho e Caraíva - Passeios imperdíveis!
Trancoso Esteve lá com amigos em Dezembro/2014 e achou Excelente!

Queridos viajantes, tudo o que falam da Bahia é pouco.

A Bahia é linda, é mágica, é deslumbrante!

As dicas a seguir são de Porto Seguro, Arraial D'ajuda e Trancoso. Dá para conhecer estes três lugares em uma semana, e ainda esticar para Santa Cruz do Cabrália.

Se você gosta de fazer turismo, é melhor se hospedar em Arraial D?ajuda ou Trancoso, pois as praias mais exuberantes se encontram nesta região. Porém, também é possível conhecer esses lugares lindos estando hospedado em Porto Seguro.

A praia mais famosa de Porto Seguro, fazendo divisa com Santa Cruz do Cabrália, é Coroa Vermelha, a praia do descobrimento do Brasil. Linda, com águas de um azul admirável. Lá tem uma variedade de pontos de apoio, e lojinhas de artesanato pataxó. Não se esqueça de tirar foto perto da Cruz que simboliza a primeira missa realizada no Brasil.

O passeio à Ilha do Sol e Coroa Alta é feito de barco ou escuna, que partem de Santa Cruz do Cabrália. Neste passeio, você verá muitas paisagens lindas. Coroa Alta abriga piscinas naturais, que não são tão deslumbrantes como as piscinas naturais de Maragogi ou Porto de Galinhas, por exemplo. Não me surpreendeu muito. A Ilha do Sol é a Ilha do Doces! Não se esqueça de provar o Viagra Baiano e sentar na Piroga do Cabral (é com G, não confundam, rs!).

Agora as praias mais lindas estão localizadas entre Arraial D?ajuda e Trancoso.

A praia de Pitinga, em Arraial D'Ajuda, é demais. Muitas pessoas consideram a praia mais linda do Arraial. Estando em Porto Seguro, é só pegar a balsa que separa Porto de Arraial, e de lá, pegar uma van que leva a Pitinga. A praia é mais reservada, com um mar lindíssimo, com falésias ao redor. Se você quiser conhecer o melhor do Arraial, não deixe de ir a Pitinga.

Caraíva não é um passeio muito popular ou famoso, mas é imperdível para quem quer fazer turismo de verdade. Fica depois de Espelho, mas a viagem compensa. Caraíva é um vilarejo, cercado de lojinhas, restaurantes, e casinhas coloridas. O acesso só é possível depois de cruzar um riozinho que tem por lá, o que aumenta ainda mais o charme da região. Depois que você caminha pelo vilarejo, você chega numa praia linda e reservada. Prepare-se para encontrar esteiras com almofadas te esperando nesse tesouro baiano!

Por último, eu vou falar da minha queridinha: a Praia do Espelho, em Trancoso. Eu já tinha ouvido falar muito dessa praia, classificada pelo Guia 4 rodas com 5 estrelas, e considerada uma das praias mais lindas do Brasil. Essa praia é extensa, emoldurada de falésias. Suas águas são límpidas, de uma cor indescritível que varia entre o verde e o azul. A dica é caminhar, e chegar na parte onde forma uma piscina natural, depois das pedras. Você vai se sentir no paraíso! A Praia do Espelho é mágica: ela se transforma com o decorrer do tempo. Eu conheço muito bem o nordeste, mas essa praia me conquistou! Vale a pena conhecer!

Aproveito para passar o contato de um dos melhores guias da Bahia, o Delson. Muito atencioso, faz de tudo para agradar o turista, e conhece a Bahia como ninguém. Eu recomendo! Telefone: (73) 91551926/ Facebook: https://www.facebook.com/delson.dias.351?fref=ts

Boa viagem!

95 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Jericoacoara - Jeri e seus encantos...
Jericoacoara Esteve lá a dois em Julho/2014 e achou Excelente!

A Lagoa do Paraíso!

Eu já tinha lido muito sobre esse lugar mágico, mas só indo lá pessoalmente para entender e ver os encantos de Jeri.

Vou tentar dar dicas bem esclarecedoras e sinceras.

Como fazer para chegar nesse paraíso?

As principais opções são: pegar um ônibus que sai de Fortaleza que para em Jijoca de Jericoacoara (município que abriga o Parque de Jericoacoara). De Jijoca, os turistas seguem de pau de arara ou jardineira para entrarem em Jeri. É a opção mais barata para quem está sozinho ou está viajando em casal. Em média, o ônibus sai por 60 reais.

A outra opção é ir numa hilux 4x4, que te busca no aeroporto, e vai direto para Jeri. Há várias empresas que fazem esse transfer. A média de preço está na faixa de 450 reais. Se você está viajando com mais de uma pessoa, é a melhor opção, porque dá para dividir, e o trajeto é um pouco mais rápido. Muitas empresas, antes de chegarem em Jeri, passam por lindas praias cearenses, pouco exploradas pelo turismo. Só que esse transfer, passando pela via costeira, já fica mais caro, em torno de 800 reais. Não fiz esse transfer pelas praias, fui direto para Jeri, mas como eu disse, se você está com mais de uma pessoa, vale a pena, pois as praias incluídas neste roteiro são lindas. O transfer passando pela via costeira também pode ser feito de Jeri até Fortaleza. Só um esclarecimento: 450 reais incluem só a ida, a volta não. Se for pela via costeira, a média de 800 reais também é só a ida.

Em Jeri, há várias pousadas, desde as mais simples até as mais modernas. Vai do gosto de cada um. Como eu gosto de fazer passeios todos os dias, eu escolhi uma pousada simples, mas bem localizada, perto do centrinho de Jeri. Se você quiser relaxar mais, curtir uma piscina, etc, também há pousadas e hotéis ótimos para isso.

Jeri é um parque ecológico muito preservado, e não se trata só de uma praia (como eu pensava anteriormente), e sim, belezas naturais situadas numa região.

A praia principal de Jericoacoara, perto da vila, tem como principal atrativo a Duna do Pôr do Sol. Esta enseada não é tão bonita como as outras atrações da região, porém, o seu pôr do sol realmente é lindíssimo. Você pode apreciá-lo do alto da imensa duna que ali se encontra, ou mesmo da praia. Aprecie pelo menos uma vez o pôr do sol de Jeri. Com certeza, você não vai se arrepender. Depois do pôr do sol, há uma apresentação de capoeira na praia, que complementa esse momento mágico.

A Praia da Malhada é um pouco mais afastada do centro de Jeri, mas dá para ir caminhando para chegar lá. A praia é linda, muito bem preservada. Não tem barracas, restaurantes, ou coisas do tipo. Dá para tomar um banho de mar maravilhoso, estender a canga embaixo dos coqueiros que tem por lá, e relaxar. Tudo é bem natural. Não se esqueça de levar água e outras coisas que forem necessárias.

A Pedra Furada é uma formação geológica realmente muito incrível. É uma obra natural da mãe natureza. Vale a pena ver, mas...tem que fazer um esforço para chegar lá. Opções: você vai caminhando da Praia da Malhada até a Pedra (em torno de uma hora e meia); ou você pega um buggy que deixa próximo à Pedra (mas mesmo assim, o buggy para num ponto que você tem que caminhar pelo menos uns quarenta minutos até lá); ou ainda, você pode ir de charrete que sobe uma espécie de serra, que para num determinado ponto, e de lá você desce, até chegar à Pedra, em torno de 10 minutos. Essa descida/subida é bem cansativa. Vale a pena, mas como eu disse, tem que fazer um esforço, e ter preparado físico.

As lagoas de Jeri são uma atração à parte. Uma dica é conhecer as lagoas Azul e a do Paraíso no mesmo dia. O roteiro também pode passar pela árvore da preguiça e pelas maravilhosas dunas do Parque de Jeri. Geralmente, o passeio da Lagoa da Torta é feito em outro dia, e o roteiro inclui mangues secos, dunas, observação de cavalos marinhos num riozinho que tem por lá, visita ao município de Tatajuba, antes de chegar à Lagoa da Torta. A Lagoa do Paraíso, atualmente, é a mais bonita das lagoas. Uma dica: se quiser ficar só na lagoa do Paraíso, negocie com motoristas de caminhonetes que ficam no centro de Jeri, pois o preço sai mais em conta. A lagoa do Paraíso é grande, por isso, se preferir mais sossego, procure o lado menos badalado da lagoa. Todas as lagoas de Jeri têm redes dentro da água. Tomar sol nas redes das lagoas de Jeri é sensacional: você vai se sentir no paraíso!

A noite na vila de Jeri é muito boa. O céu estrelado de Jeri é lindo. Há barzinhos com músicas ao vivo, lojinhas, tem o dia do forró, tem o dia do samba, etc. Você pode ir a todos os lugares a pé, pois tudo é perto. Você faz amizades, conhece outras pessoas, muitas delas de outros países (há milhares de estrangeiros em Jeri), enfim, o astral de Jeri é ótimo. As ruas de Jeri são de chão de areia, por isso, nada de saltos, só chinelinho, roupas leves, simples. Não precisa lotar a mala. Leve o básico.

Uma dica importante é levar dinheiro em espécie. As pousadas, lojas e restaurantes aceitam cartões, mas os passeios só são pagos em dinheiro. Dá para sacar dinheiro nos Correios de Jeri (mas pouco), ou em Jijoca, que tem caixas eletrônicos. Em Jeri não há caixas eletrônicos, por isso, vá preparado.

Jeri é um lugar lindo, que te conquista aos poucos, e deixa uma saudade incrível depois. Vale a pena conhecer esse pedacinho do paraíso.

Boa viagem!

755 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

João Pessoa - Paraíba de buggy!
João Pessoa Esteve lá com amigos em Novembro/2013 e achou Excelente!

Queridos viajantes, não deixem de conhecer a Paraíba!
Um lugar fascinante, com atrativos naturais, culturais e históricos.
Realizei todos os passeios de buggy, e não me arrependo, pois em um único dia, dá para conhecer mais de um lugar, e com mais flexibilidade no roteiro.
Os passeios foram conduzidos pelo guia turístico Franco. Falando francamente, como diz o próprio, foi demais! O Franco é um guia muito culto, atencioso, preza pela segurança e comodidade de seus passageiros, e nos levou a lugares incríveis, sempre compartilhando seu conhecimento durante a viagem.
Dica de roteiro para quem quiser conhecer a Paraíba em poucos dias:
1- Um dia no litoral norte, que tem as belas praias de Lucena e Miramar;
2- Um dia no litoral sul, que tem as praias mais lindas da Paraíba, como Tambaba, Coqueirinho, Barra do Gramame e Jacumã. Coqueirinho já foi considerada uma das praias mais belas do Brasil! Franco também nos levou no mirante Dedo de Deus, que faz jus ao nome!
3- Um manhã na Areia Vermelha (lindíssima), um pulinho no centro histórico, e ao cair da tarde,
uma passadinha na praia do Jacaré, para ver o pôr do sol mais famoso do Brasil, com muita música, animação e lojinhas locais;
4- Um dia na praia Bela, com mesas e cadeiras dentro da água. Mas se quiser sossego, vá a essa praia em um dia de semana, pois aos sábados e domingos é mais lotada.
Para quem for passar mais tempo, vale a pena fazer passeios mais distantes de João Pessoa, como os interestaduais.
Contato do guia Franco: e-mail franco.guiadeturismo@gmail.com / fone: (83) 3233-1579 / 8840-2356.

Paraíba, não NEGO, estou apaixonada por você!

Boa viagem!

61 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Praia dos Carneiros - Vale a pena conhecer esse paraíso!
Tamandaré e Carneiros Esteve lá com amigos em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Paraíso!

O que dizer desse paraíso?

Essa praia é LINDÍSSIMA!

Em termos geográficos e beleza natural, é realmente imperdível. Uma praia de encontro do rio com o mar (lá deságuam os rios Formoso e Ariquindá), apresenta uma pequena área de mangue em pleno oceano. Com águas calmas, num ambiente tranquilo, cercado por imensos coqueirais, essa praia oferece aos turistas piscinas naturais, ótimas para um banho relaxante.

Mesmo que a praia conserve seu aspecto bucólico e quase primitivo, a infraestrutura turística do local é ótima. Recomendo o ponto de apoio BORA BORA. Gostei da decoração (existem redes e espreguiçadeiras para o turista tirar uma soneca depois do almoço), além do atendimento e da comida.

Se o paraíso existe, ele emprestou muitas de suas características a praia dos Carneiros, uma das praias mais lindas que eu já conheci!

19 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Sonho Verde - Um sonho, literalmente!
Maceió Esteve lá com amigos em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Um verdadeiro sonho!

Gente, não deixem de conhecer essa praia lindíssima!
Eu passei dez dias em Maceió, conheci muitos lugares lindos, mas essa praia me conquistou (e olha que conheço muitas praias no Brasil).
Viajei com minhas irmãs e uma amiga, e queríamos aproveitar até o último segundo.
No último dia, antes de irmos ao aeroporto, conhecemos essa linda praia, que realmente é um sonho. Não havia quase ninguém, e nos despedimos de Alagoas em grande estilo.
A praia é limpa, suas águas são calmas, de uma cor belíssima, e é ÓTIMA para banho (fica a dica para quem não sabe nadar como eu). Não sei se a maré muda conforme o decorrer do ano, e também não sei se a praia é sempre tranquila, mas como fomos num dia de semana, e cedinho, a praia estava quase vazia, e curtimos muito. Não almoçamos lá, mas existem alguns restaurantes no local.
Não deixem de visitar essa praia, que para mim, foi a melhor de todas!
Beijos.

277 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil