Todas as dicas de Caxias do Sul (9)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Estrada do Imigrante - Roteiro de turismo rural
Carcamano Os Mano
por Carcamano Os Mano
Esteve lá com a família em 2018 e achou Muito bom
Capela Centenária Sagrados Coraçőes ( 1892 )
Capela Centenária Sagrados Coraçőes ( 1892 ) Enviada por Carcamano Os Mano
A estrada do imigrante, em Caxias do Sul é uma boa opção de conhecer como moravam os imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX. São casas centenárias, igrejas e restaurantes sob agendamento de grupos...turismo rural que vale a pena conhecer!!!
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Museu da Uva e do Vinho - Viagem pela história da uva e do vinho
Jéssica Rodrigues
por Jéssica Rodrigues
Esteve lá a dois em 2015 e achou Muito bom
Museu da Uva e do vinho
Museu da Uva e do vinho
Enviada por Jéssica Rodrigues
Olá pessoal, hoje passo por aqui para deixar uma dica rápida, em nossa última viagem ao Sul, fomos à Caxias do Sul na casa de amigos que nos apresentaram o Museu da Uva e do Vinho, adoramos! Vimos lá expostos vários objetos que contam a história dessa que é uma das maiores delícias da região, o vinho. Vimos de tudo inclusive como eles preparavam e conservavam os vinhos produzidos. Um ambiente muito interessante, onde também podemos posar para fotos com roupas típicas e que contam a história da região com visita a vinícola, produção, degustação e venda de derivados da uva.Vale a pena conhecer.

Horário de atendimento: ter à dom das 9h às 17h. Vale a pena conhecer.

Endereço: Rua Luiz Franciosi Sério, 350 | Bairro Reg. Adm. de Forqueta

Cidade: Caxias do Sul

Telefone: 54 35351640

E-mail: forqueta@forqueta.com.br

Website: http://www.forqueta.com.br
13 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e Farroupilhas em 7 dias
Lorena Bortoloti
por Lorena Bortoloti
Esteve lá com a família em 2018 e achou Excelente!
Sem duvida alguma é o melhor roteiro para os amantes de vinho, o Brasil tem ótimos vinho e a maioria deles não é possível conhecer sem que façamos uma viagem para o Sul. 

Confesso que ao programar este roteiro não tinha ideia do que encontraria, em São Paulo onde moro conhecemos alguns vinhos do Sul principalmente das maiores vinícolas porém não fazia ideia da quantidade de vinhos bons de vinícolas menores que há em Bento Gonçalves. 

Há diversas vinícolas pequenas, geralmente familiar com vinhos maravilhosos que valem apena conhecermos, porém não chegam aos demais estados? O bom é que possuem vendas on line ou por telefone e enviam para qualquer parte do Brasil, então é importante ao provar um vinho que pretenda comprar posteriormente, anotar seus dados ou tirar uma foto para não esquecer depois pois a variedade é muito grande. 

Saímos de Curitiba rumo a Caxias do Sul no dia 13/07 as 3:00 h para conseguimos aproveitar bem o dia, foram 589 km em aproximadamente 10 h contando a parada para o café da manhã na estrada. Viagem longa de carro, um pouco cansativa mas o destino valeu o esforço.

Aproximadamente as 7 h quando paramos para o café da manhã o termômetro registrava 0 grau em Santa Catarina? As quatro cidades são bem próximas então nos hospedamos em Bento Gonçalves não seria fácil trocar o hotel todos os dias, fomos de Curitiba direto pra Caxias do Sul com toda bagagem no carro e a noite fomos para Bento Gonçalves.

Escolhemos um dia para ir para Garibaldi e deixamos Farroupilha para o ultimo dia, saímos de Bento Gonçalves já com a bagagem no carro pois a noite partimos para Canela. Dentre tantas vinícolas boas, foi difícil escolher as que visitaríamos, afinal eram apenas 7 dias. Como viajamos com nosso filho, para mim foi importante incluir atrações para ele então selecionei várias vinícolas com algum diferencial para crianças e que produzem sucos de uva.

Foram dias bem corridos para conhecermos o máximo de coisas possíveis, foi preciso ligar o cronometro para seguirmos a risca o roteiro. Se eu tivesse a chance de escolher os locais a serem visitados novamente, escolheria exatamente os mesmo, amamos todos eles. 

Separei os pontos a serem visitados na grande maioria por proximidade, porém tivemos que deixar algumas vinícolas ainda que tivéssemos próximos a elas para o dia seguinte por falta de tempo para visita-las no mesmo dia. 

O legal de visitarmos varias vinícolas é conhecer a história de cada uma delas, seu processo e maquinário. Todas fabricam vinhos e em parte o processo é o mesmo porém cada uma com seu jeito, seu diferencial. Ao ouvirmos todas as explicações entendemos o que faz cada marca ou variedade de vinho ser diferente um do outro. 

A cada prova a vontade de levar mais um para casa? Difícil mesmo foi colocar tanto vinho dentro de um único Sandero levando em consideração que passaríamos mais uns 20 dias viajando pelo Sul e grande parte do trajeto em estrada de terra? No final da viagem tínhamos mais de 50 garrafas espremidas entre a bagagem. 
3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira Salto Ventoso - Salto Ventoso - Energia maravilhosa
Janaina Lima
por Janaina Lima
Esteve lá com a família em 2015 e achou Excelente!
Destaque a queda d'agua
Destaque a queda d'agua
Enviada por Janaina Lima
Super recomendo a quem vai para o Sul... Tire ao menos 2 horas para esse passeio. Fiquei 4 dias no Sul e me arrependeria se não fosse. É surpreendente essa cachoeira. O lugar é lindo, super tranquilo e impossivel de não querer se jogar naquela água! Paga-se 10,00 para entrar.
13 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Parque Salto Ventoso
Jéssica Rodrigues
por Jéssica Rodrigues
Esteve lá com amigos em 2015 e achou Excelente!
Atrás da cachoeira
Atrás da cachoeira
Enviada por Jéssica Rodrigues
Fomos à Caxias do Sul em Janeiro/2015 e um dos passeios que fizemos foi para Farroupilha, ao parque Cascata de Salto Ventoso, um lindo parque com uma queda maravilhosa, uma cachoeira onde se é possível passar por trás sem ao menos se molhar, uma vista incrível, e aqueles que curtem uma trilha, ou mesmo nadar em cachoeiras também é possível fazê-lo no local, é também ideal para fazer um pequinique, passear com a família principalmente crianças, há espaços para fazer um churrasco e também mesinhas bem localizadas, e claro admirar a bela natureza ao redor do parque. Realmente um lugar incrível, e belo! Vale muito a pena conferir.
Endereço: Acesso pela rua Machadinho - Linha Muller, Farroupilha, Rio Grande do Sul
9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Roteiro Cultural em Caxias do Sul
Usuário sem foto
por MariStella
Esteve lá com a família em 2012 e achou Muito bom
Você vai passar o finde em Caxias do Sul? Ótimo, aqui vão algumas dicas: entrando pela RS122, vindo de Farroupilha, passe sobre o viaduto Campo dos Bugres e acesse a Av. Itália, ande aproximadamente 500m e já encontrará a Igreja de São Pelegrino. A Igreja é um templo Católico e sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade de Caxias do Sul. Para abrigar a imagem de São Pelegrino por volta de 1890 foi construído um ?capitel?, logo após foi substituído por uma capela de madeira, onde, em 19 de Abril de 1893, foi celebrada a primeira missa. Mais tarde a capela foi ampliada, sendo reinaugurada em 1938. Elevada a Paróquia em 1942, seu primeiro sacerdote foi o Padre Eugênio Giordani. O novo Templo foi finalizado em 1953. A igreja ganhou fama em virtude do conjunto de obras de arte que abriga. Em 1951, Aldo Locatelli (Aldo Daniele Locatelli - Itália, 18 de agosto de 1915 ? Porto Alegre, 3 de setembro de 1962) inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita. Os murais também cobrem todo o teto da igreja, ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final. A réplica da Pietà de Michelangelo fica no vestíbulo, foi doada pelo Papa Paulo VI em 20 de maio de 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No lado oposto, foi instalado em 1984 um fac-símile do Santo Sudário, também recebido de Roma.

As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, e ilustram cenas da imigração. A concepção das portas iniciou-se em 1969 e consumiu 14 anos de trabalho até a inauguração em outubro de 1983. Da Itália elas vieram sob forma de moldes de gesso, e a fundição em bronze foi realizada na própria Caxias do Sul, pela Siderúrgica Tomé Ltda, sob a orientação do mestre uruguaio Miguel Angel Laborde. A Porta do Amor, à esquerda, com imagens ágeis, cheias de movimento, exalta a vida. A porta central, a Paz, compõe-se de dezesseis cenas. Destacam-se aspectos da travessia do mar pelos imigrantes, e da ocupação do solo. A Porta da Justiça, à direita, apresenta dois grupos de imagens: Ao alto, o mapa das dezessete léguas que constituíram o território da colônia de Caxias. O segundo grupo de imagens é o da partilha: a mãe reparte o pão com os filhos, simbolizando a fartura, fruto do trabalho.
Vale muito a visita!
Seguindo pela Rua Sinimbú, que parte em frente a Igreja e andando 800m chega-se a praça central ou Praça Dante Aligieri. A praça foi idealizada no início da fundação da colônia e se encontra no mesmo local desde 1875. Em seu entorno pode-se observar prédios históricos, que aos poucos estão sendo recuperados, com suas fachadas restauradas como a do Clube Juvenil, Farmácia Central, Banco Banrisul, entre outros. Há também a casa de Cultura e a Catedral Diocesana com sua escadaria em pedra basalto, imponente e grandiosa ladeada pela a casa Canônica e o campanário.

Siga em frente pela Rua Sinimbú até encontrar a BR 116, tome o sentido norte em direção ao Bairro Ana Rech, andando alguns metros você estará em frente ao Monumento ao Imigrante, faça uma paradinha e encante-se com o Museu que ali se encontra, um dos poucos retratos da história da mulher colonizadora da região. Seguindo pela BR 116 na altura do km 143 entre a direita ali está o Chateau Lacave. Resultado de um sonho do empreendedor uruguaio Juan Carrau, que seguiu uma planta originalde um Castelo Medieval espanhol do
século XI. A construção do castelo iniciou em 1968 e durou 10 anos. O Castelo oferece visitas guiadas em seu interior. Acompanhadas por recepcionistas vestidas com trajes medievais. Ao final da visita é feita degustação com três variedades de vinhos.
O restaurante do Castelo é outro ponto forte da gastronomia de Caxias do Sul, porém convém agendar. (Os horários de visitação são de hora em hora, de Terças a Sábados, das 08:00 às 19:00. Domingos e Segundas: das 10:00 às 16:00. Telefone: (54) 4009-4822).
Siga ainda pela BR 116 e acesse a Av. Rio Branco na entrada de Ana Rech. Ali o Monumento Epopeia Imigrante, maior conjunto artístico em painéis da imigração italiana da América Latina, esta exposto à visitação em rua coberta (Rua Leonardo Murialdo). Conheça o Presépio de Rolhas, um conjunto de onze construções, nove delas motorizadas, que começaram a ser montadas em 2000 apenas como decoração natalina e que hoje atrai visitantes o ano todo por sua simplicidade e beleza. A Praça Padavena é o ponto de encontro dos moradores da Vila, a feirinha de artesanato abre nas tardes de domingo, há um forno à lenha onde são assados pães com sorte você chega na hora de tirar o ?pão da palha?.
Se ainda tiver um tempinho, siga pela Av. Rio Branco em direção à RS 453, ao chegar na rodovia retorne em direção a Caxias do Sul, até o km 154, entre a direita. O empreendimento Rio do Vento Hidroponia irá surpreende-lo. Ali cultivam-se morangos pelo sistema irrigado. O cultivo se dá em ambiente protegido (dentro de estufas com temperatura controlada), e os morangos recebem muito carinho, música clássica e o melhor do rock'n roll. Ao lado das estufas de morangos funciona o Barlavento um espaço aconchegante com capacidade para 50 pessoas, onde são comercializados os produtos e podem ser saboreadas as opções do cardápio.

Bastante agitado durante os finais de semana, o Barlavento de Segunda a Sexta-Feira torna-se um ambiente tranquilo, ideal para encontros de trabalho, de amigos, happy-hour, aniversários e outros eventos. ((54) 9908 5500).
O local oferece ainda a opção de aventura na Tirolesa. Originada na região do Tirol - Áustria, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. Com a plataforma de lançamento situada numa torre de 7m de altura está funcionando na Rio do Vento, nas tardes de Sábados, Domingos e feriados, a tirolesa com 150m de percurso.
Aventure-se e bom passeio!!!
39 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Serra Gaúcha com carro alugado é bem melhor !
Renata Osti
por Renata Osti
Esteve lá a dois em 2016 e achou Excelente!
Deixamos tudo acertado com o Sr. Júlio César da Fênix Autolocadora (telefone (51) 3340-6897) e quando desembarcamos em Porto Alegre, ele já estava nos esperando com o carro. Excelente atendimento e preço. O carro era um Voyage 2014, 1.0 com ar, muito conservado. De todas as locadoras que pesquisamos, era a que tinha menor preço e não cobrava caução. Tudo muito fácil, rápido e sem papelada. Recomendamos muito.
Viajamos por conta, sem pacotes de turismo. 

Eu e meu marido achamos muito melhor assim porque fizemos nosso roteiro e ficamos totalmente livres com o carro para conhecermos a região. Saímos do Aeroporto de Porto Alegre e nos nossos sete dias de viagem passamos por Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Nova Petrópolis, Canela, Cambará do Sul, Três Coroas, Igrejinha. Rodamos 1.100 km e valeu muito a pena. Com pacotes ficaríamos amarrados. Detalhe: é imprescindível que o carro tenha ar porque com a umidade da serra (e quando chove é muito pior) o vidro embaça demais.
20 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Parque Salto Ventoso
Jéssica Rodrigues
por Jéssica Rodrigues
Esteve lá com amigos em 2015 e achou Excelente!
Fomos à Caxias do Sul em Janeiro/2015 e um dos passeios que fizemos foi para Farroupilha, ao parque Cascata de Salto Ventoso, um lindo parque com uma queda maravilhosa, uma cachoeira onde se é possível passar por trás sem ao menos se molhar, uma vista incrível, e aqueles que curtem uma trilha, ou mesmo nadar em cachoeiras também é possível fazê-lo no local, é também ideal para fazer um pequinique, passear com a família principalmente crianças, há espaços para fazer um churrasco e também mesinhas bem localizadas, e claro admirar a bela natureza ao redor do parque. Realmente um lugar incrível, e belo! Vale muito a pena conferir.
Endereço: Acesso pela rua Machadinho - Linha Muller, Farroupilha, Rio Grande do Sul
2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Igreja de Săo Pelegrino - Săo Pelegrino
VALAR
por VALAR
Esteve lá a dois em 2015 e achou Excelente!
Quem vem a Caxias do Sul, não pode deixar de conhecer a Igreja de São Pelegrino, é simplesmente o máximo e a energia positiva do local é de arrepiar!
7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil