MariStella
tem 57 anos, mora em Caxias do Sul, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Roteiro Cultural em Caxias do Sul
Caxias do Sul Esteve lá com a família em Dezembro/2012 e achou Muito bom

Você vai passar o finde em Caxias do Sul? Ótimo, aqui vão algumas dicas: entrando pela RS122, vindo de Farroupilha, passe sobre o viaduto Campo dos Bugres e acesse a Av. Itália, ande aproximadamente 500m e já encontrará a Igreja de São Pelegrino. A Igreja é um templo Católico e sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade de Caxias do Sul. Para abrigar a imagem de São Pelegrino por volta de 1890 foi construído um ?capitel?, logo após foi substituído por uma capela de madeira, onde, em 19 de Abril de 1893, foi celebrada a primeira missa. Mais tarde a capela foi ampliada, sendo reinaugurada em 1938. Elevada a Paróquia em 1942, seu primeiro sacerdote foi o Padre Eugênio Giordani. O novo Templo foi finalizado em 1953. A igreja ganhou fama em virtude do conjunto de obras de arte que abriga. Em 1951, Aldo Locatelli (Aldo Daniele Locatelli - Itália, 18 de agosto de 1915 ? Porto Alegre, 3 de setembro de 1962) inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita. Os murais também cobrem todo o teto da igreja, ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final. A réplica da Pietà de Michelangelo fica no vestíbulo, foi doada pelo Papa Paulo VI em 20 de maio de 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No lado oposto, foi instalado em 1984 um fac-símile do Santo Sudário, também recebido de Roma.

As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, e ilustram cenas da imigração. A concepção das portas iniciou-se em 1969 e consumiu 14 anos de trabalho até a inauguração em outubro de 1983. Da Itália elas vieram sob forma de moldes de gesso, e a fundição em bronze foi realizada na própria Caxias do Sul, pela Siderúrgica Tomé Ltda, sob a orientação do mestre uruguaio Miguel Angel Laborde. A Porta do Amor, à esquerda, com imagens ágeis, cheias de movimento, exalta a vida. A porta central, a Paz, compõe-se de dezesseis cenas. Destacam-se aspectos da travessia do mar pelos imigrantes, e da ocupação do solo. A Porta da Justiça, à direita, apresenta dois grupos de imagens: Ao alto, o mapa das dezessete léguas que constituíram o território da colônia de Caxias. O segundo grupo de imagens é o da partilha: a mãe reparte o pão com os filhos, simbolizando a fartura, fruto do trabalho.
Vale muito a visita!
Seguindo pela Rua Sinimbú, que parte em frente a Igreja e andando 800m chega-se a praça central ou Praça Dante Aligieri. A praça foi idealizada no início da fundação da colônia e se encontra no mesmo local desde 1875. Em seu entorno pode-se observar prédios históricos, que aos poucos estão sendo recuperados, com suas fachadas restauradas como a do Clube Juvenil, Farmácia Central, Banco Banrisul, entre outros. Há também a casa de Cultura e a Catedral Diocesana com sua escadaria em pedra basalto, imponente e grandiosa ladeada pela a casa Canônica e o campanário.

Siga em frente pela Rua Sinimbú até encontrar a BR 116, tome o sentido norte em direção ao Bairro Ana Rech, andando alguns metros você estará em frente ao Monumento ao Imigrante, faça uma paradinha e encante-se com o Museu que ali se encontra, um dos poucos retratos da história da mulher colonizadora da região. Seguindo pela BR 116 na altura do km 143 entre a direita ali está o Chateau Lacave. Resultado de um sonho do empreendedor uruguaio Juan Carrau, que seguiu uma planta originalde um Castelo Medieval espanhol do
século XI. A construção do castelo iniciou em 1968 e durou 10 anos. O Castelo oferece visitas guiadas em seu interior. Acompanhadas por recepcionistas vestidas com trajes medievais. Ao final da visita é feita degustação com três variedades de vinhos.
O restaurante do Castelo é outro ponto forte da gastronomia de Caxias do Sul, porém convém agendar. (Os horários de visitação são de hora em hora, de Terças a Sábados, das 08:00 às 19:00. Domingos e Segundas: das 10:00 às 16:00. Telefone: (54) 4009-4822).
Siga ainda pela BR 116 e acesse a Av. Rio Branco na entrada de Ana Rech. Ali o Monumento Epopeia Imigrante, maior conjunto artístico em painéis da imigração italiana da América Latina, esta exposto à visitação em rua coberta (Rua Leonardo Murialdo). Conheça o Presépio de Rolhas, um conjunto de onze construções, nove delas motorizadas, que começaram a ser montadas em 2000 apenas como decoração natalina e que hoje atrai visitantes o ano todo por sua simplicidade e beleza. A Praça Padavena é o ponto de encontro dos moradores da Vila, a feirinha de artesanato abre nas tardes de domingo, há um forno à lenha onde são assados pães com sorte você chega na hora de tirar o ?pão da palha?.
Se ainda tiver um tempinho, siga pela Av. Rio Branco em direção à RS 453, ao chegar na rodovia retorne em direção a Caxias do Sul, até o km 154, entre a direita. O empreendimento Rio do Vento Hidroponia irá surpreende-lo. Ali cultivam-se morangos pelo sistema irrigado. O cultivo se dá em ambiente protegido (dentro de estufas com temperatura controlada), e os morangos recebem muito carinho, música clássica e o melhor do rock'n roll. Ao lado das estufas de morangos funciona o Barlavento um espaço aconchegante com capacidade para 50 pessoas, onde são comercializados os produtos e podem ser saboreadas as opções do cardápio.

Bastante agitado durante os finais de semana, o Barlavento de Segunda a Sexta-Feira torna-se um ambiente tranquilo, ideal para encontros de trabalho, de amigos, happy-hour, aniversários e outros eventos. ((54) 9908 5500).
O local oferece ainda a opção de aventura na Tirolesa. Originada na região do Tirol - Áustria, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. Com a plataforma de lançamento situada numa torre de 7m de altura está funcionando na Rio do Vento, nas tardes de Sábados, Domingos e feriados, a tirolesa com 150m de percurso.
Aventure-se e bom passeio!!!

39 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil