Todas as dicas de S. Tomé das Letras (63)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias
São Tomé - Paz e Tranquilidade
RAFAEL FARIA
por RAFAEL FARIA
Esteve lá com amigos em 2015 e achou Excelente!
São Tomé
São Tomé
Enviada por RAFAEL FARIA
Olá...
estive em São Tomé em Março (2015). Tudo muito simples,, simples mesmo, tudo de pedra, mais com uma paz e tranquilidade. Pessoal muito simples que te faz ficar a vontade. As cachoeiras são lindas, e tem varias. e não pode deixar de ver o por do sol na casa da piramide. FANTÁSTICO.
28 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Restaurante Caipira da Roça - O Caipira da Roça
Josi Jardim
por Josi Jardim
Esteve lá com amigos em 2015 e achou Muito bom
Tigelas de porcelana da vovó
Tigelas de porcelana da vovó
Enviada por Josi Jardim
Um restaurante pequeno e aconchegante, escondidinho em um sítio que sai da estrada que leva à Sobradinho - em São Tomé das Letras. Fica à poucos kms do centro da pequena cidade, no sentido Sobradinho (antes de chegar na Fundação Harmonia ) é só virar à direita. Terá muitas surpresas: a comida é caseira e deliciosa - o suco de limão cravo bem geladinho, linguiça recheada com tomate seco, ou azeitonas...decoração mega simpática ...com detalhes bem mimosos: os caminhos de mesa por exemplo, são de fuxico... etc... O local tbm serve de camping...com área verde ampla, balanços sob às árvores...Vale apena conferir.

* Obs.: estrada de terra batida (muita poeira), e p'ra quem gosta de se aventurar...


Josi Jardim
26 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

São Tomé é o lugar - Um lugar incrível.
Usuário sem foto
por Lúcia
Esteve lá a dois em 2015 e achou Excelente!
Pousada Reino Encantado
Pousada Reino Encantado
Enviada por Lúcia
Depois de muitas cidades em Minas gerais em uma viagem esperava me surpreender com mais nada. até que encontrei São Tomé das letras. Uma cidade que surpreende desde o primeiro minuto que aparece na estrada.
Minha dica é que caminhe pela cidade a pé conhecendo seus encantos e não deixe de conhecer seu lad0 mistico. Uma boa opção foi contratar um guia local, Jaime, que levou um grupo de turistas formado na hora, por um preço justo e conseguiu fazer com que a viagem fosse realmente significativa. Os guias ficam na praça da igreja. O Jaime te leva no seu valente land rover ( o que poupou nosso carro dos caminhos de São Tomé), sem esquecer que ainda de quebra tivemos uma trilha sonora que é a cara do lugar. Vale muito a visita!
86 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

São Tomé das Letras - Continuando as dicas sobre São Tomé...paraíso!
Usuário sem foto
por Roberta
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Pôr do sol na pirâmide
Pôr do sol na pirâmide
Enviada por Roberta
Continuando as dicas...no verão dá pra entrar nas cachoeiras e isso é muito legal! a cidade fica bem cheia, mas é gostoso! só se liga de levar sempre um casaco, pois mesmo no verão esfria muito à noite! no inverno, a cidade é um charme! é friiiiiiiiiio até mandar parar, mas é muito gostoso, especial!
local imperdível: pôr do sol na pirâmide! gente, se liga...a pirâmide não é só uma casinha de pedra legal para tirar fotos...o pôr do sol visto de lá é o cartão postal da cidade, ir a s. tomé e não subir na pirâmide para ver o pôr do sol é como se vc não tivesse ido!é lindo e vou postar a foto aqui pra galera ver. 

Se vc tiver sorte e for num feriado, pode ser que tenha um show de rock lá na pirâmide...se chama pôr do rock e é um barato!!as bandas tocam enquanto o sol se põe, a galera aplaudindo o sol sumir atrás das montanhas...uau, não tem preço!e o melhor é q a pirâmide é pertinho do centro, dá pra ir a pé, fica atrás da igreja, é só perguntar e seguir o fluxo, pois todo mundo sobe lá pra assistir...
outro local imperdível é sobradinho, que fica próximo a s.tomé. a estrada é de chão, mas excelente, dá pra ir numa boa, é pertinho. 

Não deixem de visitar a gruta em sobradinho e principalmente a lagoa de esmeralda, q é muito linda!
local para comer em s.tomé tem vários...já falaram aqui do restaurante alquimista, é legal, mas é dos mais caros da cidade. Há muitos outros locais bem mais legais e baratinhos, é só pesquisar. Divirtam-se e não deixem de ir!é perfeito!
86 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira Antares
Laine Carvalho
por Laine Carvalho
Esteve lá com a família em 2013 e achou Excelente!
Esta cachoeira fica a 17 km da cidade
Esta cachoeira fica a 17 km da cidade Enviada por Laine Carvalho
Antares
Nível de dificuldade da estrada: Alto
Desafio para encontrar o caminho: Alto
Temperatura da água: Muito gelada
Teor de THC no ar: Baixo
Essa foi a maior cachoeira que encontramos em São Thomé. Uma queda razoável e, por isso mesmo, foi eleita pelas empresas de turismo para a prática de cachoeirismo (descer a cachoeira amarrado em cordas, ou seja, um rapel molhado).
16 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Árvore Centenária - Lugar encantador!
Leonardo Moreira de Carvalho Nobre
por Leonardo Moreira de Carvalho Nobre
Esteve lá a dois em 2014 e achou Excelente!
 Se seu intuito é ter sossego, ser bem atendido e estar bem acomodado.... Escolheu o lugar certo!!! Os proprietários Elisangela e Gustavo são Extremamente atenciosos, corteses e solícitos! A estrutura da pousada é pra lá de boa!!!! Certamente em uma outra ocasião estarei lá com eles novamente! Quanto ao fato de estar a 17 km de São Thomé, a estrada de terra que os une é bem sinalizada. É muito fácil e prazeroso passar por ela. 

Além disso a pousada está bem próxima de várias atrações da região, dentre grutas, cachoeiras e o ponto mais alto, o Pico do Gavião, passeio que inclusive o próprio Gustavo promove!!!! Damos nosso aval, nossa avaliação e nossa certeza de termos escolhido o melhor para nossos 4 dias! Ana Carina e Leonardo Nobre.
46 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Complexo Cantagalo - Pousada e restaurante rural
Mirilaine Martinelli de Lima
por Mirilaine Martinelli de Lima
Esteve lá com a família em 2013 e achou Muito bom
Entrada do Complexo...
Entrada do Complexo...
Enviada por Mirilaine Martinelli de Lima
Sempre que tenho oportunidade visito São Thomé das letras, desta vez venho dar a dica de um lugar bem bacana que fiquei hospedada. O Complexo Cantagalo é um lugar muito agradável em meio à natureza, com pousada, restaurante, área de camping e um lindo bosque com cachoeira. Fomos atendidos pelo Sr Miguel, que nos recebeu com muita atenção, almoçamos lá também, comida boa e barata... Esta pousada está muito bem localizada pois está a 1,5 km do centro da cidade e fica na estrada que dá acesso à várias cachoeiras, inclusive é caminho do Poço da Lua e da Cachoeira de Sobradinho.
41 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Maciel - Uma posada nota 10
Usuário sem foto
por Henrique
Esteve lá com a família em 2013 e achou Excelente!
A Pousada
A Pousada
Enviada por Henrique
Eu aconselho vocês ficarem em uma pousada muito boa, Pousada Maciel, lá encontrei conforto na hospedagem, bom atendimento, segurança, qualidade no café da manhã; sem contar que se localiza no centro da cidade perto de supermercados, padarias, farmácias, etc.
33 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pirâmide Pedra - Imperdível: Põr do sol na Pirâmide de Pedra
Usuário sem foto
por Roberta
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Pôr do sol visto da pirâmide de pedra
Pôr do sol visto da pirâmide de pedra Enviada por Roberta
Passeio imperdível: curtir o pôr do sol na Pirâmide de Pedra. Visual maravilhoso, galera animada tocando violão e batendo palmas para aquele espetáculo perfeito da natureza. Se tiver sorte, nos feriados costuma ter o PÔR DO ROCK...tem banda ao vivo na pirâmide, rolando rock enquanto o sol se põe. Muuuuuuito bom!! Ir a São Thomé e não visitar a pirâmide é como não ir. É o ponto turístico da cidade e fica perto de tudo, atrás da igreja do centro, fácil chegar, só perguntar.

Outro passeio imperdível é ir até Sobradinho e conhecer a gruta de lá e a Lagoa da Esmeralda. Ótima para banho e linda!

Enfim, S. Thomé é perfeito, o paraíso na terra :)
23 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O Alquimista - Excelente
Usuário sem foto
por Daiane Lima
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
Não deixem de conhecer este maravilhoso restaurante com a tipica comida mineira, na cidade são três opções , vá no que serve pratos mineiros , lugar maravilhoso, com um clima e musica ambiente , a comida maravilhosa servida em uma porção muitoooo generosa , a opção para duas pessoas dá tranquilamente para 4 pessoas se deliciarem, preço justo.
43 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

São Thomé das Letras - São Thomé - Local de Muita Energia!
Usuário sem foto
por Priscila
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
São Thomé das Letras tem uma energia diferente, isso é fato. Logo quando chegamos nas proximidades de São Bento Abade, no caminho para a cidade, sentimos o clima mudar.

Mas apesar de toda essa boa impressão, achei a cidade um pouco degradada e fiquei indignada quando cheguei à pirâmide. O Parque Antônio Rosa tem uma vista espetacular, porém seus arredores é sujo e pouco convidativo. A Pirâmide, por sua vez, estava pixada, cheia de lixo e com fedor de urina. Não tive coragem nem de tirar uma foto dela. A gruta ao lado da Igreja Matriz estava pixada e a placa de informações quebrada. Me parece que falta cuidado com a cidade e um pouco de civilidade de seus frequentadores.

A praça da Igreja Matriz e a rua principal por sua vez, estão bem conservados e há lojinhas de artesanato local muito simpáticas com artigos para todos os bolsos e gostos. Os restaurantes são ótimos também, com destaque para O Alquimista, onde comi um delicioso Frango Caipira com Ora pro Nobis. O Restaurante da Sinhá também tem uma ótima refeição tanto no self service qunto a la carte, onde comemos uma Pizza São Thomé muito boa.

Fomos muito bem atendidos em todos os lugares. O povo é muito cordial e adora conversar.

As cachoeiras são distantes, e se não tiver disposição para andar é melhor ir de carro. Fui a pé e não tive dificuldade de achá-las. Visitei a cachoeira da Lua, Eubiose, Vale das Borboletas e Sobradinho. São lindas e suas águas geladas são revigorantes. Mas há outras, mais requisitadas... Véu de Noiva, Shangri-lá, Antares... Se quiser mapas e informações é só ir a uma central de informações turísticas ao lado da Igreja, é bem fácil. Há também serviço de guias, jipes e o transpororocatur.

Visitamos também Sobradinho de ônibus (Saí às 7:30 de São Thomé e volta de lá às 16h). Não deixem de conhecer o poço das esmeraldas e o projeto cultural Bilú de um famoso artesão local, que recicla restos das pedreiras. O local, claro, é todo feito de pedras, e há um restaurante com culinária típica feito por sua esposa. Ao final ainda cochilamos numa rede ao ar livre. Adoramos.

Quero voltar a cidade.
42 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Arco Íris - Um surpresa incrível !!!
Maristeladegaspari@hotmail.com
por Maristeladegaspari@hotmail.com
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
Nem esperávamos tanto, fomos porque saímos de Carrancas e queríamos trafegar a Estrada Real, simplesmente assim....mas São Tomé te pega de surpresa e nossa querida e amada Izabel da Pousada Arco Iris nos adotou na véspera de Natal. Teria achado a pequena cidade um passeio monótono e com visual carregado pelas pedras. Foi uma surpresa mega agradável tudo!!. Hospedagem excelente, comida caseira a preços justos em diversos bons restaurantes (dos conhecidos aos pratos feitos (pfs)), passeios estonteantes, tais como: cachoeiras (Shangri-lá foi nossa preferida), piscinas naturais (Poço da Esmeralda), pequenas cavernas esconderijo de escravos, Ladeira do Amendoim ... Sim, é necessário um guia, o nosso foi o Nelson da Capitinga, falante, divertido e com o nome já esquecido.
14 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada São Thomé das Lendas - O atendimento e limpeza do local
Usuário sem foto
por Aguida Jacqueline Martins
Esteve lá sozinho em 2016 e achou Excelente!
A pousada é um lugar onde vc sente que está na sua casa. A proprietária de uma gentileza inacreditável, e o filho são pessoas de uma educação e simplicidade fora do comum. A moça que ajuda na pousada, a Poliane, faz de tudo para que vc se sinta no melhor lugar do mundo. O café da manhã é simplesmente maravilhoso. Tudo no quarto é caprichosamente cheiroso. As roupas de camas macias e cheirosas. Viajo sempre, e com certeza é uma das melhores, mais aconchegantes e baratas que fiquei.
22 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Melhor lugar
Roteiros da Lu
por Roteiros da Lu
Esteve lá com amigos em 2012 e achou Excelente!
Amo São Thomé, vou lá desde pequena!
Todo ano vou para lá, ver o nascer e o pôr do sol na pirâmide, é uma cidade mística, cheia de figuras hippies espalhadas pela rua! Uma cidade de pedras, e fica nas alturas!
Em cima da pirâmide dá pra ver uma vale de montanhas a perder de vista, uma paisagem divina!
As cachoeiras são lindas, Véu de noiva, vale das borboletas, do flávio o acesso é mais fácil!
A cahoeira da Eubiose dá pra ir a pé uns 2,5 km da cidade.
A cachoeira da lua é mais longe, mas dá pra pendurar na corda e saltar, ou saltar da arvore mesmo.
A gruta de sobradinho fica num município próximo, é fácil de fazer e depois chega a uma ponte que tem um poço verde lindo, dá pra nadar!
A noite tem barzinhos e Pubs de Rock, Blues, Reggae, MPB... é demais!
15 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

S. Tomé das Letras - Dicas úteis para você curtir o paraíso!
Usuário sem foto
por Roberta
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Como eu disse anteriormente, já estive em S. Tomé três vezes e em casa uma delas fiquei numa pousada diferente. Lá tem muitas opções, mas a maioria é de pousadas simples e baratas, mas claro que tem para todos os gostos (mais chiques e caras). Da última vez em que estive lá, ficamos na Pousada Porthal. Excelente, os proprietários e a menina que cuida são show de bola, o café da manhã uma delícia e a localização perfeita, dá pra ir a pé para o centrinho à noite, sem ter que se preocupar com carro. Eu particularmente opto sempre por pousadas próximas ao centro para poder sair durante à noite sem ter que pegar carro e durante o dia, pegar o carro somente para ir às cachoeiras.
Cachoeiras: Em todas as cachoeiras próximas não há necessidade alguma de guia para chegar lá (Véu da Noiva, Vale das Borboletas, Lua, Eubiose, Flávio, etc). São todas próximas umas das outras e facílimo chegar. Quem diz que não é sinalizado ou é cego ou quer tudo mastigado. Tem sinalização sim, mas o melhor de tudo é que as pessoas FALAM...se vc perguntar, todos irão indicar certinho onde ficam as cachoeiras e muitas pousadas possuem mapas para dar aos visitantes com a localização das mesmas.

Noite: Muitos barzinhos com música ao vivo e gente animada. Pra quem é animado mesmo, vale a pena esperar o nascer do sol na Pirâmide depois de curtir a noite. E tem agitação até de manhã, então não é difícil e não dá sono, rs.
37 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 4 5 >
Mostrando 1 a 15 de 63 dicas sobre S. Tomé das Letras