Porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país, o rústico povoado de Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, ainda preserva ruas de terra e pedra, os forrós pés-de-serra e as rodas de viola aquecidas com fogueira e cachaça. A simplicidade é fruto dos 27 quilômetros de estrada ruim, morro acima, que liga o "Arraial" (como é chamada a vila) à Lima Duarte, a cidade a qual o distrito pertence.

Janela do Céu: Cartão-postal do Parque do Ibitipoca<br>
Janela do Céu: Cartão-postal do Parque do Ibitipoca
Foto: Leonardo Costa
Não imagine, porém, que não haja conforto, boa mesa e agito em Ibiti. Desde a criação do Parque Estadual, em 1973, a vila ganhou pousadas charmosas, bons restaurantes e bares que capricham na programação musical. Sem contar os festivais de jazz (julho) e blues (agosto) que lotam a serra no inverno. 

Falando em movimento, evite visitar a área nos feriados prolongados, como Réveillon e Carnaval. O parque tem um número limitado de visitantes por dia e não é raro ser barrado nas datas citadas e perder a viagem, afinal, as maiores belezas da região estão guardadas na área delimitada. 

Cachoeira da Janela do Céu exige caminhada pesada, mas sacrifício tem bela recompensa

A três quilômetros do Arraial e emoldurada por penhascos, grutas, paredões, mirantes, riachos de águas avermelhadas e muitas cachoeiras, a reserva é um paraíso para os amantes da natureza e adeptos de longas caminhadas. 

As trilhas sinalizadas levam a paisagens inebriantes, como a Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros, que despenca de um paredão. 

O trajeto é puxado - sete horas ida e volta - mas a aventura vale a pena. O parque, entretanto, reserva caminhos mais lights e que conduzem a cenários também encantadores, como o pico do Pião, a Prainha, a gruta dos Viajantes, a cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos... é só pegar o mapa e seguir o roteiro.

Descobrindo Ibitipoca Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida