PAOLO PHILIPPE DE ARAUJO XAVIER
mora em Belo Horizonte, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Parque Estadual Ibitipoca - Esteja preparado para a aventura.
Ibitipoca Esteve lá em Outubro/2021 e achou Excelente!

O Parque Estudual do Ibitipoca é o lugar ideal para os praticantes de ecoturismo. Ontem (28/10/2021) fizemos o circuito Janela do Céu, a mais famosa e também a mais desafiadora trilha do parque. São 16 km de caminhada ao todo e gastamos oito horas para fazer todo o trajeto, fazendo pequenas pausas nas atrações. Não é preciso de guia porque as trilhas são bem definidas e sinalizadas, não tem como se perder. 


Mas é tranquilo o percusso? Definitivamente não! Não existem obstáculos ou subidas que exigem equipamento de escalada por exemplo, mas é um trajeto longo. Os primeiros 4 km são só subida. Depois da Janela do Ceu, é uma sucessão de descidas e subidas em uma trilha bem irregular de pedras, o que requer muita atenção para evitar acidentes. 

Os joelhos e tornozelos vão trabalhar bastante.Para quem não estiver bem de saúde e tiver problemas nas articulações, eu não recomendo esse passeio, é melhor optar pelo Circuito da Águas que é mais tranquilo. 

Dito isso, quem topar o desafio da Janela do Ceu não vai se arrepender, garanto. São muitas cachoeiras, mirantes de tirar o fôlego e um banho nas piscinas naturais vai compensar todo o esforço. A Janela do Ceu faz jus a fama, é espetacular as fotos que se pode tirar ( não vá para beiradinha ou invente muito na pose, a queda é fatal e já aconteceu acidente ali). 

Para encarar a trilha, vale levar bastão de caminhada (ajuda muito!), muita água, lanche leve, protetor solar, chapéu, roupas e calçado adequados. Não espere encontrar um quiosque ou um vendedor de picolé no meio do caminho kkkk. Aliás, o restaurante do parque está fechado aguardando licitação para uma empresa assumir a concessão. Banheiros também só na entrada do parque. Uma vez na trilha, e só você e a natureza. Ela te abraça e te encanta, mas não a substime.

Sobre o distrito de Conceição do Ibitipoca: lugar bem tranquilo, uma vila pacata mas que oferece boas opções de bares e restaurantes. O mesmo digo das pousadas e chalés, ideais para descansar com a família ou curtir dias românticos a dois. 

O acesso entre Lima Duarte e Ibitipoca não é uma maravilha, mas está melhor do que imaginei. Um carro de passeio comum consegue chegar. É preciso ir devagar por causa dos buracos e da largura da estrada, mas com paciência você nem percebe a distância de 27 km.

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil