Museus e espaços culturais estão entre os principais atrativos de Belo Horizonte, reunindo atrações para todas as idades. Não deixe de fora da agenda uma visita ao conjunto arquitetônico da Pampulha, assinado por Niemeyer e capitaneado pela igreja de São Francisco de Assis, cartão-postal da cidade. Também merecem visitas demoradas o Instituto Inhotim, na vizinha Brumadinho e com rico acervo contemporâneo; o Museu de Ciências Naturais, imperdível para quem está com crianças; e o Palácio das Artes, sempre com bons espetáculos em cartaz.
Em 2010, Belo Horizonte ganhou o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O complexo aberto de arte e conhecimento é formado por Espaço TIM / UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal EBX e Memorial Minas Gerais Vale. Estes novos espaços se somam à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, ao Museu Mineiro, ao Arquivo Público Mineiro, ao Palácio da Liberdade, e Centro de Arte Popular/Cemig.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade está transformando os prédios das antigas secretarias estaduais em equipamentos de conhecimento, arte e lazer com infraestrutura moderna, adaptada a um novo conceito de elaboração e fruição cultural. Provido de tecnologia de última geração, o Circuito permitirá que a região se transforme em um dos maiores complexos integrados de cultura do Estado e do Brasil.