Atrativos Culturais

Conjunto Arquitetônico da Pampulha (1 dica, 4 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Igreja São Francisco de Assis
Enviada por LucianaENVIE SUAS FOTOS
Igreja São Francisco de Assis
  1. Igreja São Francisco de Assis
  2. Mosaicos de Portinari incrementam igreja de São Francisco de Assis
  3. Cartão-postal reúne obras dos mestres Niemeyer e Portinari
  4. Igreja da Pampulha

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Por Editoria Férias Brasil

O entorno da lagoa da Pampulha reúne o mais belo conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá estão três obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer, projetadas na década de 40: Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino; Casa do Baile, um espaço para exposições que, inicialmente, abrigaria um restaurante e um salão de festas; e a igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. Todo o espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx. Em 2016, o conjunto foi anunciado, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade.




Igreja de São Francisco de Assis

Av. Otacílio Negrão de Lima, s/nº
Tel: 31 3427-1644

Museu de Arte da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Tel: 31  3443-4533

Casa do Baile
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751
Tel: 31  3277-7443

Para visitar o conjunto modernista e os parques do entorno da lagoa, a dica é usar o Ônibus Circular da Pampulha, a linha 512, inaugurada em 2016. A rota tem início na Estação Pampulha do MOVE. Dali a linha alimentadora 512 leva ao Museu de Arte da Pampulha. Em seguida, o ônibus começa o contorno da lagoa na direção oposta, passando pela Casa do Baile, chegando relativamente perto do Mineirão, seguindo até a Igrejinha da Pampulha, dali ao Parque Ecológico da Pampulha e finalmente à Fundação Zoo-Botânica, onde estão o Zoológico, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do São Francisco. No Zoológico, o circular volta pela mesma margem da Lagoa, até o ponto final na Estação Pampulha. O ônibus circular da Pampulha opera de terça a domingo entre 9h e 18h. Nos fins de semana e feriados, os ônibus saem da Estação Pampulha a cada 50 minutos. Nos dias úteis, a cada 90 minutos.

Outra dica é usar o Pampulha Retrô Tour. O charmoso passeio é feito em uma jardineira Chevrolet dos anos 50 - contemporânea dos prédios de Niemeyer e dos jardins de Burle Marx - e leva o público aos principais atrativos turísticos da região, entre eles a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, Casa Kubitscheck, Parque Ecológico e o Iate Tênis Clube.  O tour é operado aos sábados, domingos e feriados. As saídas são da Igrejinha da Pampulha (onde são vendidos os tíquetes), de hora em hora, das 10h 12h e das 14h às 17h. O passe de R$ 20 dá direito a quatro embarques/desembarques no atrativo que escolher, além dos serviços de um guia, que fica no veículo contando histórias e curiosidades sobre a região e seus monumentos. Vendas e informações: (31) 3482-2739.

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Conjunto Arquitetônico da Pampulha Enviadas por quem já esteve lá

Arquitetura moderna

Usuário sem foto
Dica enviada por Francisco
Esteve lá a dois em Agosto/2008 e achou Muito bom
Belo Horizonte é uma belíssima cidade com inúmeros museus e incontornável arquitectura moderna.  A tranquilidade das margens da lagoa da Pampulha permite avistar a pachorrenta capivara, inúmeras espécies de aves e, claro, o conjunto seminal de obras de Oscar Neimeyer.
28 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em Belo Horizonte

Descubra mais atrações e informações de Belo Horizonte