Palácio da Liberdade (2 fotos)
Já esteve lá? Envie suas dicasVisitas revelam belezas e detalhes da História
Lúcia Sebe - Secom MGENVIE SUAS FOTOS
Lúcia Sebe - Secom MGENVIE SUAS FOTOS
Palácio da Liberdade
Por Editoria Férias Brasil
Antiga sede do Governo do Estado e um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, o espaço foi reaberto para visitação. Moradores e turistas podem conhecer o interior do palácio que serviu de residência e local de trabalho de governadores mineiros e, com a ajuda da tecnologia, saber mais sobre a História do estado. A exposição permanente “Palácio da Liberdade - Memórias e Histórias” abrange 30 cômodos e conta a história de 16 ex-governadores mineiros, quatro deles também ex-presidentes da República.
O rosto de Olegário Maciel aparece no espelho do banheiro onde ele morreu de um ataque cardíaco. Já o piano do salão de música toca uma marchinha feita para Benedito Valadares. E é possível escutar, no telefone do gabinete, a dramatização de uma conversa entre Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer, na qual o então governador de Minas encomendava a construção do modernista Palácio das Mangabeiras. Outras figuras importante, como Tancredo Neves, que voltou a usar o palácio como sede oficial, nos anos 1970, e Itamar Franco, também são lembradas.
Além da exposição “high-tech”, o visitante tem a oportunidade de conferir detalhes do luxuoso projeto, que teve grande parte de seu material importado da Europa, como ferros da Bélgica, telhas de Marselha, pinho-de-riga da Letônia, e mármore de Carrara. Destaque para a escadaria metálica em estilo art nouveau, em ferro batido e com motivos florais, e o Salão Dourado, no qual se destacam os móveis ao estilo Luis XV, e a Sala dos Retratos, com fotos de todos os governadores e presidentes de Minas desde os tempos de Ouro Preto.
baseado em 1134 avaliações
-
Obs:
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16. Entrada franca -
Endereço:
Praça da Liberdade, s/n -
Tel:
(31) 3217-9523 -
Site:
link para o website