Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

24 de Novembro de 2020

Boa mesa de Paraty (RJ) em cartaz em dezembro

Destino, famoso por seus eventos, realiza Festival Gastronômico com o tema Raízes

História, tradição e charme de mãos dadas História, tradição e charme de mãos dadas (foto: Werner Zotz - Embratur)
Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a charmosa cidade histórica de Paraty celebra seu mais saboroso evento: o Festival Gastronômico. Por conta do atual momento, a festa da boa mesa será em formato enxuto, com pratos servidos dentro dos restaurantes e com foco na participação online dos chefs convidados.  

A cada ano, um tema é escolhido para restaurantes e chefs desenvolverem suas receitas. Em 2020, a temática será “Raízes”, no sentido literal da palavra (mandioca, batata doce, cenoura, beterraba, taioba de dedo...entre outras), mas também convidando a explorar a base de nossa identidade e tudo que nos faz lembrar de nossas referências - nossa memória afetiva e nossas raízes culturais.

Além dos pratos criados exclusivamente para o evento pelos mais de 30 restaurantes participantes do Circuito, o evento terá as tradicionais aulas-show: chefs convidados vão preparar ao vivo seus pratos escolhidos. A cozinha será montada em um espaço especial na Praça da Matriz, um dos cartões postais de Paraty, no coração do Centro Histórico. Por lá também estarão produtores locais e artesãos, além de bar temático, foodtruck, música e projeções.

Centro Histórico
À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro Histórico, a moldura é formada por igrejas dos séculos 18 e 19 e casarões coloniais que abrigam estreladas pousadas, restaurantes, cafés e lojas de artesanato
Frutos do mar sempre presentesFrutos do mar sempre presentes (foto: Almir - Divulgação Casa do Fogo)

Pelas ruelas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque, é proibido o tráfego de automóveis. Um convite a explorar os becos e apreciar a arquitetura colorida e cheia de charme. E para se esbaldar nas delícias da gastronomia caiçara, tão presente nos cardápios.

Para curtir as praias de águas verdes, a dica é fazer um passeio de barco. Já as inúmeras cachoeiras e os alambiques de cachaça devem ser explorados de carro. 

Confira os melhores hotéis e pousadas em Paraty aqui.



Descubra mais e planeje aqui suas férias em Paraty