Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

02 de Maio de 2023

Paraty (RJ): belezas naturais e cultura de sobra

Roteiro para aproveitar a cidade histórica inclui praias paradisíacas e passeios culturais

Cidade história é repleta de belos recantos Cidade história é repleta de belos recantos (foto: Werner Zotz - Embratur )
Patrimônio histórico e cultural localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty encanta turistas do mundo inteiro com suas praias, inúmeras belezas naturais e multiplicidade cultural. Pouca gente sabe, mas a região também preserva uma das culturas mais diversas do Brasil, a cultura caiçara, mantida pelas comunidades locais que vivem da pesca e do mar.

Confira cinco atrações que não podem faltar no roteiro de quem viaja para Paraty:

Fazenda Bananal
Ocupando uma área de 187 hectares, a Fazenda Bananal é considerada um parque ecológico de imersão na Mata Atlântica. O espaço preserva 70% da floresta nativa e oferece diversas experiências envolvendo questões como sustentabilidade e cultura paratiense, além de restaurante e um casarão histórico ocupado por mostras.

Entre as atividades, está a exposição Cartas para o Futuro, desenvolvida em parceria com o fotógrafo Marcelo Oséas. A mostra apresenta 20 imagens do artista, que focam na cultura e nos espaços ocupados pelas comunidades caiçaras de Paraty. Estes coletivos que convivem em harmonia com o mar, o mangue e a fauna e a flora da Mata Atlântica.

No espaço da exposição, fitilhos de algodão cru, tingidos naturalmente, formam sinuosas curvas e divisórias que remetem aos caminhos internos das tantas comunidades que colocam a cidade como um dos grandes centros da cultura caiçara brasileira. 
Estrada da Pedra Branca - Paraty (RJ)
Valor de entrada no local, incluindo a exposição e outras atividades, é de R$ 60,00, com meia-entrada para grupos específicos. Os moradores da cidade têm entrada livre às quartas-feiras.

Marcelo Oséas Galeria
Além da exposição na Fazenda Bananal, uma versão pocket da Cartas para o Futuro acontece na galeria do artista, localizada no centro histórico da cidade. O espaço exibe outros trabalhos de Marcelo Oséas, como as imagens que captam fragmentos dos ribeirinhos da Amazônia ou ainda dos artesãos do Alagoas

Para além das fotografias, chama a atenção o próprio espaço da galeria, que preserva muitos elementos da construção original e da cidade litorânea. Por exemplo, todo o mobiliário é feito com sobras de madeiras, coletadas nos estaleiros de Paraty. 
Rua Dr. Pereira, 125 - Centro Histórico
Entrada gratuita

Praia do Sono
Após conhecer parte da cultura da região, é imprescindível incluir no roteiro as belezas naturais, como a praia do Sonho. Esta é conhecida como uma das praias locais mais bonitas e preservadas, já que está dentro de uma reserva ecológica. No espaço, só é possível chegar por trilha ou barco, mas o esforço é compensado pelas águas cristalinas de um verdadeiro refúgio.
Trilha...chegando à Praia do SonoTrilha...chegando à Praia do Sono (foto enviada por SORAIA MARTINS)

Comunidade Ponta da Romana
Outro refúgio de Paraty é a Comunidade da Ponta da Romana, no Saco do Mamanguá. Cercada pela vegetação nativa e banhada por um mar tranquilo, o local é pouco conhecido pelos turistas. Apesar disso, a praia é uma ótima opção para quem busca descansar, tomar um banho de mar e repor as energias da vida corrida das grandes cidades. 

Matriz Cultural
Também localizado no centro histórico de Paraty, o espaço Matriz Cultural apresenta diferentes exposições de arte ao longo do ano, com uma curadoria que mescla estilos variados, através do espaço Galeria. 
Rua Marechal Deodoro, 378 - Centro Histórico 
Entrada gratuita

Na hora de buscar hoteis e pousadas em Paraty, consulte o Férias Brasil!

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Paraty