Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

22 de Junho de 2023

Salve, São João! Dicas para curtir as festas Brasil afora

Em junho e em julho acontecem os eventos mais concorridos

Festa em Capina Grande (PB) é considerada uma das mais animadas do Nordeste Festa em Capina Grande (PB) é considerada uma das mais animadas do Nordeste (foto: Cacio Murilo)
As populares festividades que contam com culinária típica, danças e diversão estão espalhadas pelo Brasil em junho e julho. Apesar de bastante tradicionais no Nordeste do país, há opções no Norte, Sudeste e até no Centro-Oeste. Vale a pena tirar alguns dias de folga para aproveitar as festas e até fazer passeios em pontos turísticos. Conheça cinco destinos para curtir os festejos juninos e julinos!

Campina Grande (PB)
Campina Grande é uma cidade inspiradora, conhecida pela grandiosa festa de São João, a maior do mundo. As comemorações vão de junho até julho e contam com grandes atrações artísticas, destaque para a quadrilha com danças típicas e pratos regionais. Longe das festas, você pode visitar pontos turísticos como o Museu do Algodão, o Museu Histórico de Campina Grande e a Feira Central de Campina Grande.

Caruaru (PE)
Outro destino perfeito para participar das festas juninas e julinas é a cidade de Caruaru. O local é reconhecido pela sua festividade de São João e o ponto central, que reúne as melhores festas, é o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, além dos shows e comidas típicas, há concurso de quadrilha e feira de artesanato. Além disso, é possível visitar o Espaço Cultural Tancredo Neves e os Museus do Forró, do Barro e da Antiga Fábrica de Caroá.
Bandas de pífanos animam festejos juninos em CaruaruBandas de pífanos animam festejos juninos em Caruaru (foto: Rafael Medeiros)

Belém (PA)
Nem só de carimbó vive o Pará. Nos meses de junho e julho o estado é invadido pelo forró. O destaque é a capital Belém, que concentra as maiores festividades. Além da tradicional quadrilha junina há apresentações de grupos folclóricos. Para turistar o Mercado Ver-o-Peso, o Teatro da Paz e o Forte do Presépio, são ótimas opções de passeio.

Corumbá (MS)
Na cidade de Corumbá os festejos de São João são bastantes tradicionais. As comemorações começam com o Banho de São João, uma festividade religiosa que reúne pessoas que levam a imagem do santo para ser lavada no Rio Paraguai. Logo depois, o público assiste às apresentações de quadrilhas, shows e pode desfrutar dos pratos com o melhor da culinária local. Em Corumbá está o coração do Pantanal e há belos lugares para conhecer como a Estrada Parque do Pantanal, o Mirante da Capivara,a Gruta do Inferno e o Buraco Soturno.

São Paulo (SP)
A capital paulista vem conquistando os amantes das festas juninas. O destaque vai para o Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Nos finais de semana de junho, acontece uma programação especial com forró, shows e barracas com comidas típicas juninas e nordestinas. Para quem é de fora de São Paulo, ainda é possível aproveitar os dias de folga para conhecer o, como Parque do Ibirapuera ou o Museu de Arte de São Paulo (MASP).