Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

11 de Julho de 2023

Turismo de aventura: experiências e emoção

Cidade Maravilhosa a seus pés! Cidade Maravilhosa a seus pés! (foto: Divulgação Trilha Dois Irmãos)
Em 2022, o Brasil foi reconhecido como o principal destino de turismo de aventura, de acordo com o relatório divulgado pelo US News & World Report. O país obteve uma pontuação de 80 pontos, considerando requisitos como clima, cenários e diversão, entre outros aspectos avaliados. Contrariando a concepção equivocada de que o turismo de aventura é exclusivo para atletas ou pessoas com condicionamento físico avançado, essa experiência está ao alcance de todos. 

As atividades são diversificadas em níveis de dificuldade, desde moderadas até intensas, permitindo que pessoas com diferentes habilidades participem. Além disso, o Brasil oferece cenários deslumbrantes que são verdadeiros convites para aventuras inesquecíveis. Ao optar por uma viagem focada na aventura, você terá a oportunidade de se conectar consigo mesmo, trabalhando o corpo e desfrutando de um contato direto com a natureza. Essa forma de turismo também promove benefícios mentais, proporcionando momentos de relaxamento, fugindo da rotina e revitalizando a mente. 

Conheça alguns destinos de Aventura no Brasil:

Os Lençóis Maranhenses detém o título de maior campo de dunas do Brasil, além de ser um dos locais mais bonitos da Terra, com sua formação que mistura dunas de areia branca e fina com lagoas de água doce. Neste local mágico existe uma aventura totalmente única. Trata-se de uma travessia do parque que passa por cinco comunidades: Atins, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Bethânia até chegar em Santo Amaro. A travessia conta com 40 km, ao total, e é feita em três dias, dividida em trechos de 10 km, 13 km e 17km, em caminhadas de 2 a 4h, sempre pela manhã, quando o calor ainda não está tão intenso. O quarto dia de exercício é feito com caiaque, descendo 15 km pelo Rio Alegre, um rio raso e calmo, que fecha a experiência de maneira leve e inspiradora, As tardes são dedicadas aos almoços e conversas com as comunidades que ficam dentro de oásis, descanso em redes e banhos nas lagoas. Durante a noite, os participantes têm a oportunidade de observar um céu fantástico, com baixíssima interferência de luz, conviver com as famílias locais, ouvindo histórias e aprendendo mais sobre sua cultura tradicional maranhense.
Isolamento, águas cristalinas cor de jade e areias branquíssimas!Isolamento, águas cristalinas cor de jade e areias branquíssimas! (foto enviada por Meire)

Para além da beleza cênica, a Serra do Cipó, que fica a pouco mais de 1h de Belo Horizonte, possui uma gigante biodiversidade e sítios arqueológicos de valor inestimável. Ainda pouco conhecida frente a outros trekkings brasileiros, a Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves surpreende. Em três dias de passeio, os viajantes irão realizar uma caminhada de 43 km por campos rupestres, pequenas porções de mata atlântica, morros, rios e vales.

A Serra da Mantiqueira, localizada a cerca de 2 horas de São Paulo, pode ser a opção ideal para os finais de semana. Em São Bento do Sapucaí, existem diversas trilhas que permitem com que os aventureiros cheguem a pontos inesquecíveis e apaixonantes.

Pedra do Baú: nesta opção, a idade mínima recomendada é de 18 anos, e apesar de serem 5 km de percurso, o esforço físico é intenso. 

Trilha da Onça: para realizar essa trilha de 12 km, mas de dificuldade moderada a intensa, a idade mínima permitida é  16 anos. O passeio é pet friendly, indicado para pets ativos.

Trekking da Balança: este passeio também possui idade mínima recomendada de 16 anos e possui um percurso total de 5 km. Assim como na Trilha da Onça, o trekking permite pets que sejam ativos.

Mesmo quem já viajou várias vezes para o Rio de Janeiro e acredita conhecer bem a capital costuma se surpreender ao descobrir que existem muitas experiências incríveis além das visitas ao Cristo Redentor e Museu do Amanhã. Há lugares extremamente conservados e pouco explorados para poder vivenciar a gigantesca exuberância da cidade maravilhosa.  

Pedra da Gávea: conhecida como a hiking mais desafiadora do Rio, a Pedra da Gávea é de tirar o fôlego em uma vivência realmente especial. Depois de uma subida desafiadora de 7 km o aventureiro é contemplado com uma das vistas mais impressionantes da sua vida: um 360º da cidade do Rio de Janeiro que faz qualquer pessoa abrir o sorriso e agradecer por estar vivo, é de arrepiar. 

Pico da Tijuca: Com 8 km de trilha, o Pico da Tijuca possui esforço físico moderado, e pode ser realizado por pessoas de, no mínimo, 14 anos. Durante a trilha, o grupo realiza uma parada na Cachoeira das Almas, para tomar um banho relaxante e finalizar a experiência. 

Circuito das Grutas: durante o percurso, de atividade física moderada, os aventureiros passam pelas grutas de Belmiro, Bernardo de Oliveira e Gruta dos Morcegos, em uma experiência bastante diferente do convencional em uma cidade famosa por suas praias. Ao final do passeio, duas paradas são feitas, nas cascatas Baronesa e Diamantina. É indicado que os viajantes levem lanternas. 

Praias Selvagens: apesar do nome, o passeio possui também trilhas, passando pelo mirante da Pedra da Tartaruga, - onde os viajantes terão uma vista panorâmica das Praias Selvagens -, praias do Perigoso e do Meio. A trilha das Praias Selvagens ainda é pouco frequentada, tem uma vista imperdível e as praias mais lindas da cidade. É possível dar um mergulho no mar para recarregar as energias. Nesta expedição, protetor solar e boné são imprescindíveis.