Uma das principais cidades do chamado Pantanal Sul, Corumbá é ponto de partida para um dos mais belos passeios da região: o que atravessa a Estrada-Parque do Pantanal. São 120 quilômetros de terra e 87 pontes de madeira, em um verdadeiro zoológico a céu aberto - durante o trajeto, observa-se de araras e tuiuiús a jacarés, capivaras, veados e sucuris. A viagem pela estrada aberta no fim do século 19 pelo Marechal Cândido Rondon inclui, ainda, uma travessia de balsa sobre o rio Paraguai. A melhor época para fazer o passeio é entre os meses de maio e setembro, quando chove menos e fica mais fácil observar a rica fauna.

Porto: Fim de tarde é sempre um espetáculo -
Porto: Fim de tarde é sempre um espetáculo - Foto: Mário

Museu de História do Pantanal apresenta a região através de fotos, maquetes, painéis e recursos audiovisuais

Corumbá fica às margens do rio Paraguai, sendo inevitável curtir uma pescaria. A fartura e a variedade de peixes - são mais de duzentas espécies - enchem os olhos dos pescadores, que lá fisgam piranhas, pintados, pacus, piraputangas, dourados... É preciso, porém, ficar atento ao período da piracema, entre novembro e março, quando a prática da atividade é proibida. Já outubro é mês de festa, com a realização do Festival Internacional de Pesca do Pantanal.

Quando o assunto é cultura, a cidade também dá show. Na área do porto, o casario colonial do século 19 foi restaurado e tombado pelo Iphan. Por ali fica o Museu de História do Pantanal, que apresenta a região através de fotos, maquetes, painéis e recursos audiovisuais. Já os fortes da região guardam muitas histórias, além de descortinarem belas vistas panorâmicas. No Coimbra (1755), os destaques são os canhões ingleses e norte-americanos; enquanto no Junqueira (1871), a construção em pedra calcária divide a atenção com os 12 canhões originais.

Para conhecer um pouco mais sobre a flora e fauna do Pantanal, visite a Estação Natureza, um museu interativo mantido pela Fundação O Boticário. Os belos animais e plantas regionais são também os temas do artesanato local, encontrado na Casa do Artesão e na Casa de Massabarro.

Mais informações sobre Corumbá

DDD 67

Informações turísticas
Tel: 3232-5221

Distância de Campo Grande
441 km - acesso pela BR-262

http://www.corumba.com.br

Endereços
Casario do Porto
R. Manuel Cavassa

Museu de História do Pantanal
R. Manuel Cavassa, 275 - Porto Geral
Tel: 3232-0303

Forte Coimbra
Acesso de barco, a partir da ponte do rio Paraguai - Porto Morrinho
Tel: 3282-1010

Forte Junqueira
R. Cáceres, 425
Tel: 3231-5828

Estação Natureza Pantanal
Ladeira José Bonifácio, 111
Tel: 3231-9100