Relatos de Viagem

Pontos turísticos - Decepção
por Dani
Esteve lá a dois em 2011 e achou Ruim
Acabei de voltar de Salvador ontem (20.10.1011) e confesso que estou decepcionada.
O lugar está muito perigoso e não têm estrutura para receber os turistas.
Quase fui roubada na Lagoa do Abaete. Estava tirando foto e um rapaz nos avisou há tempo.

No elevador Lacerda a polícia apreendeu uns menores com estilete, em menos de dez minutos eles já estavam de volta no mesmo ponto.
Fiquei hospedada no Grande Hotel da Barra (não têm luxo, mas são muito atenciosos e fica em frente a praia (que têm a água do mar bem limpinha) e fica à 15 minutos do Farol da Barra e com fácil acesso aos principais pontos turísticos. O lugar valeu a pena, porém, à noite, quando saíamos para jantar, dava medo, devido o excesso de moradores de rua e drogados.

Jantamos no restaurante Tudo Azul. É bem pequeno, mas o dono é de uma gentileza impar, os atendentes são super atenciosos e a comida muito gostosa. Gastamos +ou- 60,00 o casal. Alimentação boa lá é raro e caro. Vale lembrar que existe um posto policial bem perto. Como é um lugar turístico, tudo eles querem cobrar.
No Mercado Modelo, eles te agarram no braço e te forçam a aceitar fitas e leitura de mão, falando que é de graça. NÃO COMAM neste lugar. A comida é péssima.

Só existe dois restaurantes lá dentro e é uma gritaria na porta para que você os escolha.Além disso, nada têm preço lá dentro. O valor é cobrado conforme a cara do turista. Ah! lembrando que vale à pena ir ao Farol da Barra. Você paga R$10,00 por pessoa para entrar e vê de perto alguns objetos encontrados no fundo do mar, sobe no topo do farol e consegue tirar fotos bem bacanas.

Esqueci de falar que em geral, os lugares são sujos e têm um cheiro bem estranho.
Dica. Se estiverem de carro façam a alimentação nos shoppings espalhados. É mais barato e a comida é de qualidade.

Enfim, só vá se realmente tiver muita curiosidade, como eu tinha.
Se está pensando em curtir e passear sossegado (a) pesquise outro lugar.

Dicas para ficar esperto!!!
por BEATRIZ
Esteve lá com amigos em 2011 e achou Bom
Não aceite fita do Sr do Bonfim, cuidado com os ladrões no elevador lacerda e pelourinho. Os guias são mal educados e trapaceiros! Ao pergutarmos onde ficava o pelourinho nos responderam que a informação custaria RS10,00. o que significava 150mt à esquerda do elevador.

As baianas caracterizadas se sentem ofendidas em servir, e se não vendem as comidas ofendem os turistas. Para tirar uma foto elas viram a cara, só tiram se vc oferecer dinheiro.Cuidado com câmeras e filmadoras pois ficam rodeando para dar o bote... As comidas só têm fama... Falta tempero e prazer em cozinhar. A água mineral de marca conhecida tem gosto de torneiral.

Existe um assédio de vencedores ambulantes no pelourinho, se você não tiver cuidado não consegue sair do círculo que fazem em sua volta. Não há sinalização nos principais pontos turísticos da cidade alta e cidade baixa, sendo necessário se sujeitar à um taxista ou um guia ladrão da área. Para entrar no Projeto Tamar (Praia do Forte) são Rs 16,00 para ver fósseis e 5 tartarugas grandes.

As praias são lindas porém pedregosas, tomem cuidado para não machucar o pé. Salvador é uma bela cidade histórica, mas falta estrutura, limpeza nas ruas e há muitos prédios abandonados. Andar no elevador Lacerda custa R$0,15 na decida você não escolhe, mas é com EMOÇÃO, você só sente no final, não existe policiais, mas os trombadinhas estão a postos. Quem quiser ir fique esperto e com o dinheiro bem guardado!

Centro HIstorico - Salvador foi só decepção, exceto Pelourinho...
Andre Ramos
por Andre Ramos
Esteve lá a dois em 2011 e achou Péssimo
Queria começar dizendo que a Bahia e linda, mais Salvador de todas as capitais que fui e a pior .Eu e minha esposa resolvemos conhecer litoral norte então passamos para conhecer alguns pontos turísticos de Salvador, quando chegamos demos de cara com um transito horrível ninguém respeita faixa de pedestre, semáforos, cidade rodeada por favela.

Começamos pela linda igreja Senhor do Bonfim, mais por fora cheio de vendedores te enchendo o saco com unas fitinhas querendo colocar no seu braço, os caras queria cobrar até pelas fotos que tiravam com sua maquina parece mentira mais eu passei por isso, um cara lá pediu pra tirar a foto depois pediu para deixar um trocado pra ele lanchar kkkkk ai eu falei que ia excluir a foto pq tinha ficado feio... como não sabíamos como andar na cidade pedimos ajuda a um policial e ele mandou procurar ajuda de um taxista e assim que eles ajudam os turistas que vão visitar sua cidade?,eu fiquei puto pq o cara queria 80 reais para deixarmos próximo ao mercado modelo. Então com muita agilidade kkk segui um ônibus de turismo que com sorte foi até o famoso mercado modelo. chegando lá povo cobra até pela estacionamento publico, meu carro quase foi guinchado graças aos flanelinhas.

No mercado nada modelo é infestado de camelôs te enchendo os saco pra colocar essa tal fitinha, local todo sujo, o elevador Lacerda lotado apenas um estava funcionando, porém queria muito conhece-lo chegamos ao Pelourinho que valeu a pena pela sua Historia ,unica coisa que salvou... farol da barra linda,tbm infestado de camelôs com vigias de carros cobrando pelo estacionamento publico que e não paguei o cara queria até brigar kkkk... praia de Itapuã é podre!! pena que a prefeitura não esta nem ai pra Salvador e esta deixando acabar com nossa Historia... enquanto não melhorar não volto mais nunca!!

Salvador, Bahia
por Mário Melo
Esteve lá com amigos em 2011 e achou Bom
Estivemos lá de 17 a 23 de agosto de 2011 (4 rapazes). Infelizmente choveu 3 dias.
hospedamos em uma pousada o ninho próximo ao farol da barra. A pousada é regular, vale o sR$95,00 a diária para 2 pessoas, café da manhã muito bom. Quanto a cidade achei a população muito pobre, muitas moças grávidas pedindo dinheiro;

Muitos vendedores ambulantes chatos e inconvenientes; parecem ciganos. Próximo ao farol da barra tem um calçadão que fede xixi o tempo inteiro, nesses 6 dias que lá fiquei não lavaram nem um dia, um abandono total. Os vendedores de fitinha dizem que dão a fita e depois ficam cobrando; se você não quiser gastar seu dinheiro não aceite a fita.

Na rua próximo ao farol da barra existem vários flanelinhas que ocupam a rua e exploram os motoristas usando o espaço público e a polícia militar ou a prefeitura sabem e nada fazem.
existem muitos policiais militares e viaturas, mais eles ficam somente a distância não participam de organizar e fiscalizar nada; neste dia (21/08/2011) estava tendo uma corrida rústica e o trânsito estava todo desorganizado e eles, mais de 15 policiais estavam batendo papo; quem tentava liberar o trânsito eram os organizadores da corrida.

Coisas boas em Salvador: o serviço de taxi (tem carros a vontade); o preço da cerveja em lata na praia, preço do almoço sirva a vontade sem balança R$13,00, os shopping center muito bons. Os museus também são bons.

Uma coisa incrível e absurda que vi lá e nunca em outra cidade, é que algumas igrejas católicas cobram ingresso fora dos horários de missa. Ruim, os ambulantes da praia cobram pelas cadeiras; mais negociando antes eles dão desconto, até de graça.
salvador bus (R$40,00) também é um serviço bom, tirando a parada da sorveteria da ribeira que não tem atrativo algum.

Fui pela gol e voltei pela webjet; a gol é melhor, origem Belo Horizonte. No final, minha avaliação é que posso voltar em salvador.

Vários - Medo [mode on]
por Rafael
Esteve lá com a família em 2011 e achou Muito bom
salvador é interessante, uma cidade cheia de cultura e inspiradora, porém a insegurança em passear pela cidade é muito grande. as pessoas te abordam com agressividade para comprar os produtos...
adorei um city tour da empresa salvador bahia bus, muito barato e contempla os pontos mais interessantes! fui à um restaurante próximo ao hotel que me hospedei grande hotel da barra, na mesma rua do hotel e que infelizmente ou felizmente não me recordo o nome , péssimooo. pedi um prato com camarões e peixes e por incrível que possa parecer o camarão havia acabado e pediram para eu trocar o prato, mas isso depois de 35 minutos. resolvi pedir arroz com feijão, já estava chateado e depois de mais 30 minutos experimentei a comida sem tempero, sem gosto... imediatamente pedi a conta e deixei a comida como estava... os funcionários questionaram se eu havia gostado, resposta: não.
barraca da celi ótima opção, próximo ao farol da barra. muito bom e um preço justo pela quantidade e qualidade da comida!!!!
não deixem de visitar a mansão do caminho e as obras de irmã dulce!!!!
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

A Cidade de Salvador
por bruno otávio
Esteve lá com a família em 2011 e achou Ruim
Salvadoré uma cidade com muitos problemas porque não soube se desenvolver direito e crescer para seu interior;com a construção de vias de acessso a esses lugares e boas moradias. Salvador hoje é praticamente só favela(que tomam uma área enorme) e inúmeros matagais que nem são áreas de preservação mas poderiam ser áreas de desenvolvimento da cidade para o interior;falta mais estrutura em Salvador;mais prédios e casas pra se morar; novos bairros precisam ser construidos urgentemente no lugar das imensas favelas e matagais.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.

Minhas Dicas Preciosas!!
por raquel
Esteve lá com amigos em 2011 e achou Bom
Vou contar detalhadamente a minha viagem para Salvador. Para escolha do hotel eu entrei no site do Booking e fiz algumas pesquisas, até porque eu queria um hotel bom e barato, escolhi um que fica bem no Pelorinho que se chama Solar dos Romanos R$80,00 a diaria casal c/ café da manhã. Um casarão reformado, perto do Elevador Lacerda, Mercado Modelo e outros Pontos turísticos. Nossa janela tinha uma paisagem deslubrante bem de frente a Baía de Todos os Santos.

Café da manhã variado, os donos pegaram a gente no aeroporto sem cobrar p/ isso, andamos de ônibus para todas as praias R$ 2,50 a passagem, não vá para a praia da Ribeira( suja e cheia de marginais),a da Barra e muito boa, mas muito cheia, o farol tem uma vista linda vale a pena tirar algumas fotos, como estávamos hospedados no Pelourinho pegamos um onibus R$2,50 até a rodoviaria da cidade que fica de frente ao shopping iguatemi e pegamos um onibus R$7,50 ate a praia do forte, linda, limpa, tem um vilarejo, lojas, projeto tamar, vale a pena,fomos ate o mercado modelo e lá atraz do mercado tem um casarão azul aonde pegamos uma lancha R$3,50 até a Ilha de Itaparica. 25 minutos + ou -, a lancha balança muito, vá preparado para ficar enjoado no barco.

Chegamos lá pegamos uma condução até a Praia da Ponta da areia, praia bonita e deserta, a ilha é linda, bem grande, não tem pedintes, tem uma churascaria bem na entrada da cidade no mar grande, barata e com frutos do mar, tem uma queijadinha R$1,00 deliciosa, vale a pena pechinchar nas lojas que ficam um pouco de fora do pelourinho, eu mesma achei um macacão lindo por R$ 35,00 parece de grife, malha bonita e estampa maravilhosa, meu marido e músico e comprou vários instrumentos musicais mais baratos do que no DF.

Eu sei que passamos 7 dias não gastamos muito dinheiro comendo do bom e do melhor, há e não aceite pagar pelas cadeiras na praia, isso e um abuso até porque você está consumindo, Salvador e uma cidade antiga, precisa de várias melhorias( limpeza,segurança etc) até porque a maioria vive de turismo.

Em quase todas as praias que fui não tinha quiosque, apenas vendedores ambulantes.

Dicas
por CARINA E ROGERIO
Esteve lá a dois em 2011 e achou Ruim
Se você puder, alugue um carro para circular por Salvador. A cidade é bem sinalizada, não há como se perder, mas cuidado com os motoristas, ao meu ver são os mais estressados, mal o sinal abre e a mão na buzina é geral, dar sinal para fazer alguma conversão é algo que não existe, você precisa manter uma boa distância dos outros para evitar qualquer acidente e não vamos esquecer dos ônibus que voam.

O Mercado Modelo tem de tudo, você pode barganhar um precinho melhor, alguns comerciantes concedem, outros não. Camisetas de Salvador, chaveirinhos e algumas outras lembrancinhas tem o mesmo preço que no Pelourinho, mas compre dentro do Mercado é mais seguro.

Vá ao Rio Vermelho a noite e coma uma acarajé da Dinha, é uma delícia, mas chegue mais cedo, é muito cheio. O estacionamento fica cada vez mais difícil com o passar das horas e em momento algum você fugirá do flanelinha.

Vá a todos pontos turísticos para pelo menos registrar as imagens dos locais, mesmo que em alguns pontos vc se decepcione com o que vê.

Não espere muita simpatia do povo de lá. Eu particulamente tinha a certeza de encontrar um povo receptivo e alegre, me enganei feio, com pouquíssimas exceções, o turista acaba se sentindo um intruso.

Vá até a sorveteria da Ribeira, é um pouco difícil de chegar lá, mas vale muito a pena, os sabores são maravilhososssss.

A igreja do Bom Fim é parada certa, vá até lá, faça uma foto em frente a todas aquelas fitinhas do Bom Fim,visite a igreja que é belíssima.

Reserve apenas um dia, no máximo dois para ficar em Salvador, depois disso siga para a Praia do Forte, Imbassai, Itacimirim, Garajuba, ou então vá para outro lado como o Morro de São Paulo. Assim, você poderá ter uma vigem muito melhor.

Salvador - Generalidades
por Gabi
Esteve lá a dois em 2011 e achou Muito bom
Bom pessoal, dei várias dicas aqui e esta é minha última, um resumão... rsrs

Voltei ontem de Salvador.
Salvador é um lugar que se tem que ir uma vez na vida, isso é fato! Porém a cidade tem muito a melhorar.
No Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo me senti muito insegura. Andávamos correndo, sem olhar muito para os lados...
Estivemos lá no aniversário da cidade, teve um show da Ivete Sangalo (abertura de sua nova turnê), entrada gratuita, mas como era ao lado do Mercado Modelo não tive coragem de ir.
Por lá não andamos de táxi nenhuma vez, somente do aeroporto/hotel/aeroporto que contratamos um carro com motorista (transfer). Tem muitas empresas e linhas de ônibus.
Me hospedei na Barra, que em minha opinião é o segundo melhor lugar para hospedar-se.
Na Barra tem ônibus para tudo que é lugar.
A Praia do Forte (quase 2 hs de viagem de ônibus, indo da Barra) é um lugar fascinante...
Se eu retornasse à cidade, me hospedaria na Praia do Forte e iria 1 único dia ao centro de Salvador; começaria pelo Pelourinho, depois Elevador Lacerda, Mercado Modelo, pegaria um ônibus para Barra, conheceria o Farol e voltaria para a Praia do Forte.

Valeu a pena sem dúvida, mas Salvador tem muito a melhorar!

Boa viagem !

Tudo tem seu lado bom e ruim!!! Nada é perfeito!!!
por Eliana
Esteve lá com a família em 2011 e achou Muito bom
A viagem para Salvador foi muito interessante. Visitei a maioria dos pontos turísticos e passei por algumas experiências citadas mas no aspecto geral a viagem foi positiva. Os baianos são muito alegres e hospitaleiros.
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Agora É Minha Vez de Deixar Minha Contribuição!
por CAMILA SANTOS
Esteve lá com a família em 2011 e achou Muito bom
Fui a Salvador no inicio do ano, gostei da cidade a viagem foi ótima, a única coisa que não gostei foi do povo baiano que não tem hospitalidade nenhuma, um povo um tanto agressivo e arrogante (não são todos) até uma simples informação eles custam a dar.

O Pelourinho uma sujeira danada, e com muitos pedintes, precisa ser visitado com cautela. O Mercado Modelo, centro de compras com preços baratinhos, dá pra trazer lembrancinhas pra todos. A procissão e lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim sem comparação essa sim é um misto de fé, devoção e festa o sincretismo religioso é o ponto chave da festa.

Ah em Salvador só peça informações ao guardas municipais e militares que andam na cidade e tem muitos por sinal, pois é perigoso perguntar a qualquer pessoa, no pelourinho então... é mais do que perigoso.
O pôr do sol atrás do Farol da Barra não tem explicação é realmente lindo.

Péssima Experiência
por Thaís
Esteve lá a dois em 2010 e achou Péssimo
Adoro viajar e tinha grandes expectativas quanto à Salvador, mas depois dessa viagem, tanto eu como vários amigos que também foram para um congresso, concordamos que não pretendemos voltar.

Uma coisa é ir pra uma cidade cara e ter que realizar certos gastos, tudo bem, outra coisa é a toda hora ser cobrado com diferentes preços pelas mesmas coisas.

Eles olham pra você e decidem quanto vão cobrar, nada tem um preço certo, tudo depende de quanto pensam que você pode pagar.

A toda hora tínhamos a sensação de que estávamos sendo roubados.
O táxi em particular é muito caro! Cuidado, alguns hotéis à semelhança do que vinha acontecendo no rio de janeiro vinham montando serviços de táxi piratas só pra tirar dinheiro dos turistas cobrando preços exorbitantes. Esses táxis aparentemente não têm nada a ver com o hotel, mas quando você pergunta informações sobre a cidade os próprios funcionários mentem pra que você utilize o táxi.

Estávamos a menos de 100 metros de um supermercado e o funcionário do hotel teve a cara de pau de dizer que o super mais próximo estava à no mínimo 5km e gentilmente nos sugeriu ir de táxi. Coisas desse tipo ocorrem a toda hora em salvador.

Além disso, a cidade em si é muito suja, muito perigosa e o centro histórico parece estar largado às traças. Ficamos muito decepcionados pois é um lugar que tem grande potencial, mas não vale a pena nem de longe.
Minha dica é: evite salvador!

Meu tour por toda a cidade de Salvador, foi maravilhoso
por Lorruama
Esteve lá com a família em 2010 e achou Excelente!
Só achei salvador, muito sujinha. Mas isso tirando foi, fiz um passeio pela Ilha de Itaparica, e pela Ilha dos Frades, gostei muito, mas não tem banheiro...ao longo do percurso para Itaparica, foi servido frutas, ao contrário da dica do amigo que vi aqui nesse site, disse que só deram um pedaço de melancia, mais na minha scuna deram inúmeras frutas.

A Ilha de Itaparica é belíssima, lindas praias, se for para comer, vá ao restaurante Crustáceos, a comida é excelente, foi 18,00 mais você come e repete quantas vezes quiser...lá no restaurante mesmo foi oferecido um passeio de ônibus por toda a ilha e conhecer outros pontos, foi 10,00 reais, mais foi maaravilhoso.

Conhecemos toda a Ilha(eu acho). No outro dia fomos ao Centro Histórico, eu já estava ligada, pois li ali que eles oferecem aquelas pulseirinhas e depois pedem dinheiro, mais não aceitei nenhuma. O centtro estava limpo, organizado, e não vi nada demais além de cultura e história. Fora os pedintes que enchem o saco.

Balada em Salvador, vá ao Rio Vermelho, é onde tem tudo, fui a noite e fiquei doida de tanta gente q tinha. Fui num tal de 30 Segundos...depois comi acarajé, foi mara.

No outro dia, fomos a Igreja do Bomfim...e também uma delícia, porém o assédio de pedintes chega a um ponto insuportável. Não dou nada, porque pode virar costume...peguei uma dica daqui de artesanato, porém não fui bem atendida.

Muito bom, porém
por Vivian
Esteve lá com a família em 2010 e achou Ruim
Acabei de chegar de Salvador, fiquei 7 dias lá, e me arrependi, peguei 7 dias de chuva, a cidade é quase igual a São Paulo, lá é muito grande e gps lá não funciona pq as ruas lá tem apelidos, digitei Av do contorno e fui parar em uma favela pior do q a cidade de Deus. Se você for comer em algum restaurante vá antes de dar fome, porque você pede algum prato e demora no minimo 1 hora pra chegar, comida japonesa lá, desencana!
As praias da cidade, a maioria são poluidas, uma dica...alugue um carro pra ir pra Praia do Forte.

Vale ir só pela 1ª vez...
por Z Neto
Esteve lá a dois em 2010 e achou Ruim
A despeito de opniões ufanistas e emocionadas que dizem ser a cidade o paraíso, nota 1000... venho aqui com uma opnião bem mais racional. (creio que esse pessoal não tenha conhecido tantos lugares assim).

Salvador é uma metrópole, uma cidade bem grande, então obviamente que ha muitos problemas... mas precisariam tantos assim?
É uma cidade bonita? Sim! Mas nada excepcional, ha muitos e muitos lugares tão bonitos ou mais Brasil afora, e bem mais seguros e receptivos também.
As praias são mais para fotos, pq não são muito desfrutáveis, a cidade de um modo geral é bem pobre, bastante suja, vielas e becos imundos cheirando a urina e com muitos mendigos e crianças de rua (muitas mesmo) e obviamente nos principais pontos turísticos. A sensação de insegurança é grande, mesmo eu estando em grupo (imagine quem vai sozinho).

A todo momento o guia alertava para segurança, fiquem juntos, cuidado com pertences e o assédio dos ambulantes, mendigos e crianças chapadas de cola, crack eu sei la o que, beira o absurdo... dos estrangeiros dava até dó. eles te cercam, te seguem, te puxam pelo braço, e alguns até agressivos. E isso em TODOS os pontos turisticos... Nunca mais me sai da cabeça uma frase que o guia disse ao descer do ônibus, vcs serão atacados nós rimos, mas depois a cena foi estarrecedora, como um rebanho vindo em nossa direção...COMO se pode ter prazer e querer voltar em ficar em um lugar assim?

De qualquer forma, eu achei q valeu a pena o passeio. Em minha opnião, o melhor de Salvador é seu contexto HISTÓRICO, sua riqueza nesse quesito é incomparável, Praças, Igrejas , Casarões, de séculos atrás, a cultura africana, a culinária, etc...
Do resto, FALTA MUITO para a cidade ser mais receptiva... É bela, mas nada maravilhoso. É um lugar para ir e respirar séculos de história, matar a curiosidade, fazer um belo programa cultural e não mais voltar. Ha muitos e muitos lugares muito mais bonitos, limpos, seguros e baratos Brasil afora.

< 1 2 3 4 5 6 7 >
Mostrando 46 a 60 de 104 dicas sobre Salvador

Descubra mais atrações e informações de Salvador