Relatos de Viagem

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Morro de Saudades do Morro de São Paulo
Usuário sem foto
por blau
Esteve lá sozinho em 2009 e achou Excelente!
Bem, o que posso dizer com a experiência que tive neste lugar é que é uma viagem imperdível, já fui dois anos seguidos, em fev de 2008 e fev de 2009, e adoraria voltar!

As belezas as festas e tudo o que fala sobre o local pode confiar de olhos fechados! vamos as dicas:
Fiquei primeiramente quando cheguei em um hotel em Salvador e no outro dia saí por volta das 11h pegando um táxi até o ferry boat, o táxi saindo do rio vermelho foi 50,00, no ferry que fica no terminal do mercado modelo a passagem foi 6,00 para uma viagem até a ilha de itaparica,bom despacho, de mais ou menos 45 minutos, lá peguei um ônibus de viagem que a passagem custou 24,00, destino valença, tempo aproximado de 2 horas de viagem, lá peguei uma lancha rápida que custa 12,00, e que me levou até o morro em 40 minutos, todos os meios foram muito tranquilos, a volta foi da mesma forma, ou seja foi gasto para uma pessoa para chegar até o morro 92,00 e em um tempo de +- 4horas e meia. Chegando lá você paga uma taxa simbólica para entrar, e lá dentro considere-se no paraíso!

Minha viagem foi bem econômica, não tinha muita grana então minhas refeições foram as seguintes, pela manhã acordava e tomava um café da manhã bem reforçado, passando um pouco o meio dia, ficava na base de queijinhos assados que as tias vendem na praia, cerveja, água e açaí...gastava 15,00, a noite comia no tinharé, um restaurante simples que vendia prato feito a 13,00 com suco, era ótimo! depois da janta muitas caipifrutas na banca do joe que é a melhor de todas, e na segunda praia onde acontecem as noites badaladas me divertia até altas horas!

Não deixe de ir na toca do morcego de preferência toooooodos os dias assistir ao pôr do sol,era 5,00 para entrar, assista também no forte, faça as trilhas, conheça gamboa pode ir tranquilamente a pé,porém vá e volte antes de a maré subir... se preferir lá oferecerem passeios até gamboa, tome um banho de argila e saia com a pele muito macia! faça todas as trilhas, e não esqueça, morro de são paulo é um lugar que se caminha muiiito! quem gosta de shopping, de grandes lojas lá não é o lugar!
você encontra uma variedade de países em um só lugar, muita gente diferente!pra quem gosta de agito,as festas na pulsar e as raves da lua cheia são perfeitas!
sem contar no mar, na água, acorde cedinho para pegar maré baixa e caminhar em alto mar...vendo peixinhos lindos demais! Faça passeios atá boipeba, com o mário, um gaúcho muito legal que tem lá uma agência!...também fiz mergulho a 120,00 30 minutos...desci na tirolesa que foi demais demais demais! Ai que saudade daquele lugar! Em breve voltarei...podem ter certeza!
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro São Paulo - Píer
Usuário sem foto
por San
Esteve lá com amigos em 2009 e achou Ruim
Sofremos um constrangimento moral e físico sem precedentes ao desembarcar naquele caos de píer, onde absolutamente ninguém responde por nada, onde não existem responsáveis pelo aprisionamento que sofremos no píer, embaixo de um sol de 40 graus por mais de 40 minutos.

Ao chegar, encontramos um píer atulhado de pessoas que queriam ir embora, competindo espaço com nós outros, que desembarcávamos e tínhamos que avançar, mesmo sem ter onde pôr os pés. A escada de desembarque não tem corrimão, assim como vários trechos do píer também não, e pessoas que queriam embarcar, ocupavam o lado da parede da escada, de modo que tínhamos que nos equilibrar com malas, pé ante pé, na escadinha sem proteção que dava para o mar.

Ao sairmos ilesos desta primeira etapa, restava ainda muitos outros desafios, e como náufragos perdidos, avançamos corajosamente rumo a terra firme, em busca de uma ajuda, uma catraca que nos deixasse passar, uma mão, uma boia ou seja lá o que fosse.

A nossa frente íamos abrindo caminho entre malas e pessoas se equilibrando para não escorregarem para o mar, empurrões e xingamentos quando o guia fazia-nos avançar um passo, idosos passando mal e duas pessoas desmaiadas (na volta). Na hora, não tive presença de espírito para tirar fotos para você colocar em seu mural.

Quando perguntávamos para os agentes locais o que estava acontecendo, eles simplesmente riam e baixavam a cabeça. Mas fui persistente em minha pesquisa. Descobri com a Carmem, a dona da pousada Solar do Morro, muito educada e gentil por sinal (de verdade), que para ajudá-los a solucionar problemas como este (note que de vítima passei a ser uma colaboradora), deveria redigir um relato por escrito na Prefeitura da Ilha! Lá fui eu bater na porta dos Servidores Públicos. E escrevi o relato. Na ocasião fui informada que a empresa que administra o pear, a TWD, estava ausente (em greve) e que a prefeitura não podia pegar a administração para si. Fomos aprisionados porque o embarque e desembarque da ilha estavam fechados, inoperantes, e ninguém sabia ou lembrou de nos avisar isto em São Paulo, ou mesmo em Salvador, ou mesmo recomendar que chegássemos a nado, se é que fazíamos tanta questão assim do roteiro!
13 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugar maravilhoso!
Usuário sem foto
por Fra
Esteve lá a dois em 2009 e achou Excelente!
Morro é lindo demais. O passei em volta da ilha vale muito a pena, fizemos com a equipe Puro Prazer e foi excelente. Hospedar-se na vila é uma boa, pois à noite é ótimo curtir os restaurantes e lojinhas que ficam por ali. Um dos pontos altos da viagem foi assisitr o pôr-do-sol na Toca do Morcego, o lugar é incrível! Por volta das 17hs o pessoal começa a chegar para curtir o chill out. Vão se deitando pelas esteiras, redes e ficam aguradando o lindo pôr do sol ouvindo música boa. Esse lugar tem uma energia maravilhosa! A única coisa que lamentei em Morro é a falta de conscientização dos turistas. O pessoal joga lixo em qualquer lugar mesmo, na areia, na rua e até no mar.  Mas, fora isso, Morro vale muito a pena!
21 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Ótimo Passeio
Usuário sem foto
por Marcia Pinho
Esteve lá a dois em 2008 e achou Excelente!
Vá com poucas roupas na bagagem, leve sandálias sem salto. Fui sem reservar hotel, seguindo dicas do site. Consegui melhores preços no balcão dos hotéis. Gostei das pousadas: Pérola do Morro (perto da praia, limpa e bonita); Bahia Bella (nova, bonita, perto do agito e da praia); Pousada do Estavão ( barata, cama box, limpa, quarto espaçoso); Clube do Balanço (no agito, bangalôs amplos, limpos, de frente p o mar, bom preço); Barra Vento ( perto do agito, bom atendimento, cama box); Morena ( limpa, agradável, de frente para o mar). Comida boa: Restaurante Tinharé tem pf gostoso e bem servido de peixe, por R$10,00, fica na descida para a 1º praia, e o restaurante. O bacalhau, fica na 2ª praia, tem petiscos gostosos, bebida servida em taças,(o serviço de mesa é primoroso) preço bom, à noite tem música ao vivo. Passeio: procurar o barqueiro, Sr. Djalma, no cais da chegada.
8 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O paraíso é aqui
Usuário sem foto
por SOY
Esteve lá com a família em 2008 e achou Excelente!
Que o nordeste possui as melhores belezas naturais do país todo mundo sabe. E que na Bahia é sem dúvida um desses lugares. Ah, nem precisa comentar!

Pra quem tem pretensão de passar dias maravilhosos em contato com a natureza,com tudo que ela tem de melhor, procure o sul da Bahia. A região é belíssima, pode-se começar, dando um pulinho em Porto Seguro, subindo até Ilhéus, esticando até Itacaré. Maraú, Barra Grande, Campinhos, Itaipús de Fora(pense num lugar de tirar o fôlego)!...vixe acho que não termino hoje, é tudo lindo demais. Mas, hoje o meu destino a ser comentado é Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, a apenas 60 quilômetros ao sul de Salvador. Para chegar, só encarando uma viagem de duas horas de catamarã ou o taxi-aéreo, um aviãozinho para umas seis pessoas,isso saindo da cidade de Salvador, ou você pode optar ir pela cidade de Valença via barco, a viagem dura uma hora, mas você pode ir observando as belezas naturais, ou pode optar pela lancha rápida que dura só 30 minutinhos. É muito bom!

As praias são numeradas: a Primeira, pertinho da vila, é mais freqüentada pelos moradores. A Segunda é pura badalação. Gente jogando capoeira, frescobol e futebol de dia, e a festa rolando solta a noite toda. Da Terceira Praia saem passeios de barco para as ilhas vizinhas e a Gamboa, e a Quarta Praia é muito tranqüila. Depois vem os paraísos ecológicos: a Praia do Encanto, Garapuá, e a ilha vizinha, Boipeba.
Amei!
23 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Perfeito!
Usuário sem foto
por rafinha
Esteve lá com amigos em 2008 e achou Excelente!
Eu adorei!Um lugar maravilhoso. É a praia de baladação só gente bonita. Tranquilidade total, praias limpas e sem ondas ótimo para mergulho com encanto da natureza. A noite com festa eletrônicas e muita festa na segunda praia. Já perdi as contas de vezes que fui pro morro.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro de São Paulo - O paraíso na terra!
Usuário sem foto
por Nane
Esteve lá a dois em 2008 e achou Excelente!
Antes de decidir minha viagem procurei saber o máximo sobre o local para aproveitar a viagem de forma plena. Foi aí que conheci o site, que foi de muita valia pra mim, então decidi compartilhar também algumas dicas com vocês.
Primeiro, nos meses de novembro a fevereiro é alta temporada em Morro e por isso os preços das pousadas, restaurantes e passeios são realmente mais caros. Para você chegar com tranquilidade, sem sobressaltos, atravesse com seu carro pelo ferry boat de Salvador para ilha de Itaparica (Bom despacho)e de lá até a cidade de Valença, onde você deixa o carro estacionado (12 reas a diária). Atravesse de lancha, por cerca de 30-35 min, até Morro (travessia tranquila sobre o rio Una). Dê preferência, neste período, faça a sua reserva com antecedência pois as pousadas costumam estar lotadas. Pra ficar próximo de tudo o ideal é ficar hospedado na vila ou na Primeira Praia. Leve dinheiro, mas não se preocupe, quase todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito. A pousada que ficamos foi na Ilha da Saudade, bem localizada, agradável, com uma piscina fantástica e com pessoas muito simpáticas e receptivas como Nice e Cida. A noite é pitoresca e tem programa para todos os gostos desde Boate(Pulsar) até sushi bar. E por fim a dica mais importante: Não deixe de fazer o passeio de flexboat em volta da ilha pois é simplesmente fantástico! Fizemos com a equipe da Puro Prazer (com segurança e tripulantes simpáticos e competentes: Adeilson e Ricardo). Tem parada em piscinas naturais, como a de Moreré, linda...e visitas a praias desertas, cidade histórica, enfim, o paraíso!
98 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro de São Paulo - Ilha da Fantasia
Usuário sem foto
por Rey
Esteve lá em 2008 e achou Excelente!
A chegada em Morro de São Paulo, para quem nunca foi é inesquecível.
Nativos sempre à espera do turista, de braços abertos e com muita alegria, nos conduzem até nossos locais de hospedagem. Só não se esqueça que custa 7,00 paus por mala. E o morro é morro mesmo. Abaixo e acima. Tem que pagar, não tem jeito, até porque você não conhecerá nada mesmo e ficar rodando morro abaixo e morro acima com malas cheias, não dá não. A vista é paradisíaca, o povo é acolhedor, alegre, enfim, o Morro é o local para quem quer tudo, ou nada. Diversão, natureza, mergulho, adrenalina, gente bonita, música, gastronomia e muita, muita paz, para quem quer só descansar.
Noite movimentada. Sim, há turismo sexual. Tanto de mulheres acompanhadas dos nativos (gringas e brasileiras) quanto homens europeus com nativas em busca de Euros. Infelizmente, fala-se tanto, mas é a dura realidade.
Mas mais ameno que outros locais do Brasil que são picos. Para quem quer conforto e prazer gastronômico, preparem os bolsos, pois tudo é um tanto caro (bons locais). Porém, há hospedagem para todos os bolsos e gostos.
20 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro de São Paulo - Imperdível!
Usuário sem foto
por Paula Stecca
Esteve lá sozinho em 2008 e achou Excelente!
Passeio por Boipeba
Passeio por Boipeba
Enviada por Paula Stecca
Cheguei em Salvador, totalmente perdida, e levei um susto no Elevador Lacerda quando o cobrador da catrca (R$ 0,05) disse que desceria comigo para eu não correr o risco de ser assaltada por um malandro local já conhecido. Odiei Salvador! Peguei o barco e cheguei em Morro de São Paulo. Só gente bonita e 90% de estrangeiros. Era pra eu ficar 4 dias, mas acabei ficando 7! As praias, os luaus, as festas, a cachoeira, a amabilidade do povo, o por de sol no Farol, tudo é impressionante! Não deixe de comer lagosta na 3ª praia, ir ao Luau na 2ª praia, ir à Gamboa e se lambuzar na Praia da Argila, ir à Toca do Morcego, fazer o passeio por Boipeba, comer ostra no viveiro em Canavieiras, andar pelas ruas de Cairu, subir os 185 degraus até o Teatro do Morro, comer caldo de lambreta e guaiamum na Barraca do Cacá, tomar um banho gelado na Fonte do Céu, nem comer uma mariscada no Morro do Peixe. Enfim, não deixe de conhecer Morro de São Paulo! Você também vai se apaixonar!
12 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Deus existe
Usuário sem foto
por Guto Miné
Esteve lá a dois em 2008 e achou Excelente!
Um lugar imperdível dado a sua beleza natural e a excelente capacidade de recepção que tem o povo Baiano. Passeios ao Farol, a Ilha de Boipeba, a aventura na tirolesa (74 mts de altura e aprox. 370 mts de comprimento), as lindas praias e a inesquecível culinária tornam Morro de São Paulo realmente imperdível. A única precaução deve ser tomada tanto na ida como na volta ( catamarã), pois se o mar estiver mexido a viagem fica um pouco complicada. Tem-se a outra opção de ir para Morro de São Paulo, que é um bimotor, não muito caro e interessante de se usar. Valeu muito a pena.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Morro de saudades
Usuário sem foto
por Tétero
Esteve lá a dois em 2008 e achou Bom
Morro é o tipo de lugar: Ame-o ou odeio. Para mim, tenho grandes recordações. Comida barata, lugar em que você se sente em outra época. Para terminar, como ponto negativo destaco a sujeira e os próprios nativos que ainda não se deram conta da tal consciência ecológica e também alguns furtos.
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Roubadas
Usuário sem foto
por Larissa
Esteve lá a dois em 2008 e achou Ruim
Gente fui a Morro de São Paulo mês passado e estou decepcionada com a falta de profissionalismo das pessoas na ilha. Quando você chega e procura um passeio não tem um guia que conta a história da ilha e tentam o tempo todo usurpar os turistas oferecendo passeios a preços altíssimos. Um exemplo é a caminhada que você pode fazer tranqüilamente sozinho, os guias te abordam e querem cobrar (pasmem!) R$ 30. Outro erro são os passeios de barcos. Os guias saem catando, a palavra é essa mesmo, catando turistas, jogam no barco, cobram R$ 50 e saem quase 10 da manhã (horário que a maré já encheu) e ainda você vive momentos de tensão sem colete salva-vidas em alto mar... uma bagunça. Também fujam do ágio cobrado no Restaurante Baleia. Se você precisar sacar dinheiro na ilha, a funcionária da loteria sempre diz que não tem dinheiro e manda vc ir nesse restaurante. Lá eles passam seu cartão e cobram 10% em troca. Um absurdo!
79 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Ilha pra deixar saudade
Usuário sem foto
por Suzane
Esteve lá com amigos em 2008 e achou Excelente!
Sonhava com a possibilidade de ir a Morro, e foi mais do que um sonho. A ilha é um paraíso, as praias são otimas, a vila é super pitoresca. Vivemos, eu e 2 amigas momentos inesquecíveis! O passeio a Boipeba com parada nas iscinas naturais é uma delicia, quem for ao morro não deixe de fazer. E a hospitalidade baiana é tudo de bom. Ficamos na Pousada Ilha da Saudade, sugestivo nome. Ela é muito bem localizada, porque estava na primeira praia que fica entre o centrinho e a 2ª, e foi ótimo pra nos locomovermos bem de dia e a noite.
E a equipe da pousada é nota 10! Bah! Deixou saudades mesmo, um banho de piscina no fim do dia olhando o visual que ela tem é muito bom, dá pra ver o farol, as praias a turma saltando do farol pela tiroleza. Outra dica pra quem gosta de adrenalina: bom demais a tiroleza. Dá um medão no inicio, mas a vista vale a pena. E o clima,então. Voltar pro frio do sul, depois de dias calorosos , foi dificil. Não vejo a hora de voltar lá. Quem ainda não conhece o Morro de São Paulo, não pode deixar de ir. Ah, e levem dinheiro em cash, que lá não tem banco e os caixas rapidos não estavam funcionando.
59 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Algumas dicas para quem vai a Morro de São Paulo
Usuário sem foto
por VetoBsb
Esteve lá a dois em 2008 e achou Muito bom
Como utilizei o site para obter dicas, agora vão as minhas:

A) Ir a Morro e não fazer o passeio de flexboat é desperdiçar o seu investimento, pois o passeio foi a melhor coisa da viajem. Você visita as piscinas naturais com os peixinhos que vem comer na sua mão, vai até Boipeba, dura o dia todo. Pela RBH pagamos R$ 40 por pessoa e ouvi dizer que já conseguiram por R$ 35.

B) Gosto varia, mas preferi ficar numa pousada na Vila, na Mareia fiquei por R$ 70 a diária de casal. Tem Ar Split, TV, Café da manhã bom, Piscina legal.

C) De manhã cedo, a dica é ir para o início da quarta praia, pois lá se formam piscinas naturais e os peixes vem comer na sua mão. Leve um snorkel ou aluguel um (R$ 5) para você ver tudo ao redor.

D) Para comer, visite a Tia Dadai, na Vila, próximo ao Casarão. Lá o sabor é bom e o preço também. Detalhe: o prato para 1 pessoa dá tranquilo para 2.

E) Só se hospede na quarta praia se quiser sossego, pois fica muito distante da vila.

F) Se puder, procure o guia Marcos da RBH, o cara é muito atencioso, te dá dicas de pousadas se você não tiver fechado com nenhuma, faz o city tour a preços bem em conta e te dá todo o suporte por lá.

G) Sobre o clima, estava com medo de perder a viajem por causa da chuva. Que nada! Mesmo em maio, o sol brilhou e não decepcionou.
132 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Não vale a pena
Usuário sem foto
por Lu
Esteve lá com amigos em 2008 e achou Péssimo
Acabei de voltar de Morro, adorei! Lá é maravilhoso!
O passeio em volta da Ilha é o melhor de todos,ver as piscinas naturais, comer lagosta e ostras fresquinhas. Mas tem muita coisa linda em toda ilha, ver o Forte, ir para Gamboa a pé ou de barco, ver os peixinhos nas piscinas da Quarta praia! Comer no Club do Balanço na Segunda Praia. Mas como nem tudo é perfeito, vi agora que aqui tem uma reclamação da Pousada Puerto Beach. Infelizmente tb fui p/ essa pousada, fechamos pacote de 8 dias através de uma agência, tentamos mudar de Hotel logo que chegamos, mas para isso teríamos que pagar multa de R$140,00 por cancelamento, como estávamos em 3, pagaríamos R$420,00 de multa! Um absurdo! Conseguimos a transferência para um quarto melhor, mas o café da manhã era ruim, cheio de moscas no salão, a piscina estava com a água ligeiramente esverdeada, mais de uma vez, fomos ao local de espera da van que leva ou traz da Vila e esperamos por quase 40 minutos de atraso! Para quem quer tranquilidade, recomendo o Hotel ao lado Praia do Encanto, para quem prefere agito, algum Hotel na Segunda ou Terceira Praia.
35 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

< 1 2 3 4 5 6 7 >
Mostrando 61 a 75 de 97 dicas sobre Morro de São Paulo

Descubra mais atrações e informações de Morro de São Paulo