Por que ir
Um dos destinos mais cobiçados da Costa do Dendê, a cosmopolita Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana. Outra alternativa é ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha. E uma terceira - e ótima opção! - surgiu em 2014: pegar um avião em Campinas (mas só tem voo aos sábados, seja para ir ou voltar) rumo à Valença (e lá embarcar no barco ou lancha). Ou seja: a logística continua não sendo a mais simples, mas a aventura continua compensando.
Morro tem apenas quatro praias "exploradas" e duas ruas principais, mas tem lugar para todo mundo, literalmente. Jovens mochileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Israel... desembarcam no minúsculo porto em busca da agitada noite da vila.Tranquilidade reina absoluta na extensa faixa de areia da Quarta praia
Mas também chegam casais e famílias que procuram e encontram sossego. Sim, o povoado é pequeno, mas tem territórios bem demarcados.
O burburinho impera na Praça Aurealiano Lima e na Rua Caminho da Praia (apinhada de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa), estendendo-se até à Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica.
48 horas em Morro de São Paulo (BA): Forte e Farol estão no roteiro - Foto: Oda
A Terceira tem movimento tranquilo e algumas pousadas e restaurantes; enquanto na Quarta a tranquilidade reina absoluta. Nas duas últimas, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho. Além das praias "numeradas", Morro guarda ainda as praias do Encanto (ou Quinta), da Gamboa e Guarapuá.
O estilo pitoresco é reforçado ainda pela proibição do tráfego de automóveis na ilha – mas os pés não são os únicos meios de transporte. Tratores levam os turistas até às pousadas ou aos pontos turísticos por uma estrada de terra paralela à praia. As caminhadas, entretanto, continuam sendo as melhores maneiras de desbravar a ilha e conhecer seus encantos, entre eles, o forte e o farol, ponto de encontro na hora do pôr do sol e que descortina uma das mais espetaculares vistas de Morro de São Paulo.