MJSantos
tem 60 anos, mora em Rio de Janeiro, já enviou 24 dicas, já publicou 15 fotos

Minhas Fotos (15)

Curitiba (9), Foz do Iguaçu (4), Ponta Grossa (2)
  • Parque Nacional do Iguaçu
    Foz do Iguaçu
  • Parque Nacional do Iguaçu
    Foz do Iguaçu
  • Parque Nacional do Iguaçu
    Foz do Iguaçu
  • Parque Nacional do Iguaçu
    Foz do Iguaçu
  • Parque Estadual de Vila Velha
    Ponta Grossa
  • Parque Estadual de Vila Velha
    Ponta Grossa
  • Passeio de trem Curitiba - Morretes
    Curitiba
  • Jardim Botânico
    Curitiba
  • Curtir os parques
    Curitiba
  • Memorial Ucraniano
    Curitiba
  • Bosque Alemão
    Curitiba
  • Museu Oscar Niemeyer
    Curitiba
  • Deliciar-se em Santa Felicidade
    Curitiba
  • Deliciar-se em Santa Felicidade
    Curitiba
  • Praça de Curitiba
    Curitiba

Minhas Dicas (24)

Poços de Caldas (8), Curitiba (3), São Lourenço (3), Lençóis Maranhenses (2), Alcântara (1) e outras 7 dicas
Centro de São Lourenço - Parque maravilhoso
São Lourenço Esteve lá com a família em Agosto/2017 e achou Excelente!

É a cereja do bolo de São Lourenço. Uma enorme área verde com jardins, pássaros, fontes de água mineral com propriedades medicinais, lojas, bares, aluguel de bicicleta, pedalinho, caiaque, Balneário para banhos, massagens e terapias... Leve um copo para beber água mineral(com moderação). Parque bem cuidado, limpo... É a garantia de um dia bastante agradável.

13 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Bondinho de Poços
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

Fui visitar o Cristo utilizando o teleférico. O preço é de 20 reais ida e volta. Cada bondinho leva 4 pessoas. Achei um pouco apertado. Quem for gordinho ou alto fica desconfortável. A vista é sensacional. Se estiver hospedado no centro, dá pra ir até o bondinho a pé.

7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pedra Balão - Belo Cenário
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

Pedra balão, assim é chamada a pedra esculpida pela natureza. São várias pedras sobrepostas. Vá escalando aquelas que puder, com bastante cuidado. Bacana é subir na pedra balão ( missão impossível para mim).O local é lindo para quem curti a natureza (eu amo). Escolha o calçado certo para aproveitar bem.No local tem loja de lembrancinhas, venda de alimentos e a entrada é gratuita. Fui na van que faz turismo (40,00) É possível conhecer vários locais.

66 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O Mercado de Poços
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

Espaço amplo com várias barraquinhas. Bom para quem deseja comprar doces, queijos, bebidas (bons preços). Tem utensílios para o lar. Dá para comer um delicioso churrasquinho nos quiosques. Fui de táxi(10,00) pensando que era mais longe ( dá para ir a pé). Deixe o táxi para volta , uma vez que é difícil voltar sem compras.

9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira Véu das Noivas - A bela cachoeira
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

A Cachoeira Véu de Noivas, é outra visita obrigatória. Pode ir de carro, vans, charretes, ônibus. O local tem restaurante, bar, playground, mirantes para observação das cachoeiras e lojas de artesanato, parques e jardins. É bom ter um tempo a mais para curtir tudo com calma. Entrada gratuita.

67 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Recanto Japonês - Recanto da Paz
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

É um lugar tranqüilo, localizado na Serra de São Domingo, rodeado pela mata nativa. O Recanto é uma replica de um jardim japonês. Para o encanto de todos o local e cheio de macaquinhos que parecem estar habituados a presença das pessoas. Tem um pequeno lago, vá a fonte dos desejos e capriche nos pedidos. Visite a casa de chá e compre lembrancinhas na loja que existe no local. Não é nada grandioso mas vale o passeio. A entrada é grátis. Se quiser alugue uma roupa (5,00) quimono ou vestido da cultura japonesa e faça lindas fotos (divertido).

22 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cristo Redentor - O Cristo de Poços
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Bom

O Cristo Redentor de Poços é o segundo em tamanho no Brasil. O local merecia mais investimentos (reformas). Para chegar ao local pode ir de carro, vans, utilizar o teleférico( 20,00 ida e volta) ou a trilha que sai da Fonte dos Amores. O monumento é legal e a vista da cidade lá de cima é bem bacana. Quem visitar no inverno é bem frio e venta bastante. Tá faltando um restaurante legal, um bar bem charmoso, melhores banheiros... O local merece! Quem for corajoso pode aproveitar e fazer vôos com paragliders.

5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Donana Goumert - Ótima Opção
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Excelente!

Estávamos em família em Poços e procurávamos um lugar que atendesse a todos. Vimos o cardápio exporto na vitrine com boas opções e bons preços. Os três dias que ficamos na cidade fizemos quase todas as refeições no Donana. Ambiente limpo, comida gostosa, atendimento simpático. Pratos executivos, pratos especiais, caldos, sanduiches, doces... pratos individuais ou para duas pessoas. Adoramos.

54 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Centro de Poços de caldas - Tem tudo para melhorar
Poços de Caldas Esteve lá com a família em Julho/2014 e achou Bom

É preciso ter cuidado ao reservar um hotel com preço de albergue ( não estou desmerecendo ninguém). não espere: boas roupas de cama e banho, limpeza impecável, eficiência no atendimento, alimentos variados e de qualidade... já tive a sorte de ficar em hotel barato e muito bom (disse: sorte). ficamos (7 pessoas) no hotel san thiago , em poços de caldas. principal destaque é sem dúvida a localização. perto da praça central, thermas, restaurantes, é possível fazer vários passeios a pé ( bondinho que leva ao cristo, thermas antonio carlos, praça do relógio floral, ferinha de artesanato, praça para dançar ou ouvir música, parque para as crianças) quando entramos tivemos boa impressão a recepção era ampla, simples mas agradável. o elevador estava funcionando. apesar de estarmos com recibo do depósito pago fomos informados que não havia reserva. ( ande sempre com os comprovantes. enganos acontecem). tudo resolvido, lá fomos nós. o corredor e os quartos têm carpertes. complicado manter uma higienização correta. ocupamos dois quartos (um triplo outro quádruplo). acredite se quiser. havia uma porta que se comunicava com o quarto ao lado. é claro que estava trancada, mas se uma parede não impede a passagem de ruído imagine uma porta. quando os hospedes chegam um ouve o outro nos mínimos detalhes. uma sensação horrível! fui olhar o quarto do meu irmão e lá estava , também, a bendita porta e eles olhando sem entender.( pode isso?). ficamos no terceiro andar e os quartos eram um de frente para o outro. a pintura das paredes descascando (triste), cesta do banheiro sem tampa( nããão) as toalhas são tão surradinhas (que dó!) mas eram trocadas todos os dias(ponto positivo), os lençóis eram bons mas havia uns cobertores ?ásperos?. o café era bom. algumas frutas ( banana, mamão, melão) suco de ( laranja, abacaxi ... ) pães, biscoitos, bolo, queijo presunto, leite, iogurte, cereal. o refeitório era amplo, arejado, limpo (ponto positivo). 


A diária foi de 40 reais por pessoa, ficamos três dias. tenho que destacar o carinho, a atenção do funcionário lucas, nota dez.

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Hotel Galeão - Hotel no lugar certo
Porto Seguro Esteve lá com a família em Julho/2013 e achou Excelente!

No domingo, às 16:00h, dia 13/07 chegamos ao Hotel Galeão, Av. dos Navegantes, 300, fica no centro de Porto Seguro, próximo a Passarela do Álcool, restaurantes, lojas, mercados, farmácias, empresas de turismo ( para agendar os passeios), próximo a orla e onde estão as balsas. Apesar de estar no centro é tranqüilo. Tem piscina, o café da manhã é muito bom. O estacionamento, como de outros da região, é na calçada em frente ao hotel mas, a cidade e tranqüila. O atendimento é 10. Quartos amplos com ar, uma varanda, banheiros bons, a limpeza era impecável. Reservamos pelo booking para 3 dias e ficamos 7dias. Depois de acomodados fomos conhecer a cidade e pesquisar os passeios que havíamos planejado. Encontramos diversas empresas mas, os preços são os mesmos. ( fechamos com o hotel os passeios. Fomos com L J Turismo). Primeiro vamos aos passeios que fizemos sem necessidade de empresas. Fomos Conhecer a famosa Passarela do Descobrimento (Álcool). Uma espécie de shopping a céu aberto. De dia é normal: lojas, restaurantes... mas, quando chega a noite surgem as barraquinhas. Tem de tudo um pouco: artesanatos, bijouterias, sandálias, camisetas, cangas, lindas saídas de praia, CDs, doces maravilhosos, acarajé, tapioca... Fomos todas as noites. Quase no final da Passarela tem vários restaurantes (todos os preços) alguns com música ao vivo. O local é tranqüilo para toda família.

Pena que as calçadas são irregulares ( quebradas, buracos, altos e baixos...) dificultando, ainda mais, a locomoção das pessoas com necessidades especiais e idosos. Noto isso em todos os lugares que visito. Que triste!

1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Parque Nacional do Iguaçu - Conhecendo o Parque do Iguaçu
Foz do Iguaçu Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Meu Deus, quanta beleza!

Quando chegamos a Foz, ficamos no Hotel Rolim ( depois eu falo a respeito) que nos ofereceu ( Cataratas, Parque das Aves, Itaipu, Paraguai e Duty Free Shop Argentina) Preço 120,00 por pessoa. Não inclui as entradas dos parques. Fechamos o pacote. Conhecer o Parque das Aves é um programa obrigatório. Onde teremos oportunidade de entrar em um viveiro, de ficar lado a lado com um fofo tucano? O parque fica num ambiente da mata atlântica. Além das aves, encontramos repteis, borboletas. Se for corajoso tire uma foto com uma cobra eu preferir tirar foto com uma arara. No espaço tem restaurante, bar, lojas com lembrancinhas... O preço da entrada (R$20,00) . AH! Em frente ao parque tem um bom restaurante, esqueci o nome. A refeição é bem mais em conta.
Depois fomos para as Cataratas (24,60). Cada passeio tem seu preço. O macuco safári é muito comentado mas eu não fiz. As cataratas é indescritível. Quando andei na passarela tão próximo a queda d?agua sentindo aquela ?chuva? pensei: ?É um carinho de Deus!? Maravilhoso!

A Usina de Itaipu é a representação da capacidade humana. Tudo é grandioso! A nossa visita foi externa (pena) não era mais possível naquele dia a visita interna.
Fazer compras no Paraguai é uma loucura (admiro quem consegue) lotado, ruas sujas, tumulto, todos falam alto. Ouvi mil vezes: ?O que procuras, senhora?? Eu pensava:? O caminho de volta. ? Mas vale!

O Duty Free, na Argentina é um bonito shopping ( preço em dólar) no caixa é convertido(pagamos com nossa moeda). Vi gente comprando muitas bebidas, chocolates, perfume... O preço deveria compensar. Se não estiver interessado em fazer compras não gaste tempo com esse pacote. Deixe o dinheiro para fazer mais programas no Parque do Iguaçu. Os passeios são caros apesar de valer muito.Espero ter ajudado, uma vez que viajei com várias dicas dos amigos.

123 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Parque Estadual de Vila Velha - Os fantásticos arenitos
Ponta Grossa Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Muito bom

Os arenitos e suas impressionantes formas.

Nosso passeio incluía Curitiba e Foz do Iguaçu. Impossível ir para Foz e não dar uma passada no Parque Estadual de Vila Velha. Pegamos a BR 376 . Da rodovia, a primeira visão: as formações rochosas. Lembra realmente uma cidade medieval. Vale muiiiito conhecer. Na entrada do parque um funcionário indica o estacionamento(gratuito) de lá uma trilha plana (parece um calçada. Bacana facilita idosos e deficientes) leva o visitante até o local onde estão os guias, bar , lojas com lembrançinhas, banheiros... São três trilhas: Arenitos e bosque(10,00), Furnas, e Lagoa Dourada (8,00). Estudante paga meia(carteira de estudante). Todas as trilhas são guiadas. Legal porque saímos do passeio com muita informação. Os arenitos, grandes blocos, apresentam formas de tartaruga, camelo, bota, anjo, garrafa, cabeça de índio. É impressionante. Nem pense deixar de conhecer.. Atenção para os calçados, chapéu, protetor, óculos, repelente... Só fizemos os arenitos por falta de tempo. É um longo caminho de Curitiba a Foz.

32 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Passeio de trem Curitiba - Morretes - Passeio imperdível
Curitiba Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Belas paisagens do passeio de trem à Morretes.

Nosso objetivo principal era fazer a viagem de trem Curitiba ? Morretes. Fizemos um pacote ( Van no hotel +trem +almoço+ city tour Morretes e Antonina e+Volta de Van pela estrada da Graciosa). Fique atento. No hotel nos ofereceram o pacote por 200,00. Na praça Tiradentes, um guia fez o pacote sem almoço por 120,00 (Ficamos com esse). O trajeto de quase 3:00 horas é lindo. Nesse pacote é servido um lanche. O guia vai explicando e orientando para que todos preparem as máquinas para as fotos. E o que não falta é paisagem para ser fotografada.

Na Ponte São João, se tem uma vista de Paranaguá e Morretes e o Viaduto do Carvalho parece que estamos voando, pois o abismo é bem alto. . Morretes é pequena , graciosa, tem restaurantes para todos os gostos. Como nosso pacote não incluía almoço, ficamos livre para escolher. Tem vários bem bacanas. Na praça você encontra barraquinhas de artesanato, doces, lembrancinhas, roupas... De lá fomos, na Van, para Antonina. O centro histórico é uma graça. No alto a Igreja de Nossa Senhora do Pilar onde pode ter uma bela vista da baia de Paranaguá. Na volta, percorrer a estrada Graciosa. Estrada cheia de curvas, mirantes, rios, grotas, parques...

É preciso não ter pressa para apreciar tanta beleza. Ao longo da estrada, flores típicas (destaque para as belas hortências). É uma estrada que oferece lazer, quiosques com produtos típicos e a sensação de estar viajando para o paraíso.

293 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O belíssimo Jardim Botânico
Curitiba Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Muito bom

O belíssimo Jardim Botânico.

É um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba. A primeira visão é um impacto. O jardim é lindíssimo. A estufa principal foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. No espaço Jardim das sensações é possível de olhos vendados ou não sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores. O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas. Tem banheiros, bar... bancos para descansar.Todo espaço muito bem cuidado. Que orgulho!

114 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Curitiba - Cidade
Curitiba Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Li , aqui, alguns relatos sobre a cidade de Curitiba. Agradeço porque foram úteis e aproveito para contar nossa jornada. Fomos de carro ( quanto pedágio! nem dá tempo para guardar a carteira!) as estradas estão boas e bem sinalizadas. As belas paisagens fazem esquecer, um pouco, os pedágios. Sem problema. Ficamos no Hotel Dan Inn. Muito bom . Fica no centro e pudemos nos locomover a pé, ônibus e taxi(barato) . O carro ficou no estacionamento do hotel. Pagamos R$ 160,00 a diária, quarto triplo com ar, espaçoso, limpeza impecável, excelente café. Gostei! Chegamos sábado a noite e no domingo fomos Feirinha no Largo da Ordem. Tem tudo: artesanato, roupas, objetos de decoração, quadros (lindíssimos), aproveite e faça um lanche.
Na Praça Tiradentes, conheça a Catedral Nossa Sra. Da Luz (Linda). A Rua das Flores (fui informada que foi o primeiro calçadão de pedestre do país). Vale caminhar entre as bonitas jardineiras. A Rua 24 Horas , muito movimento de turistas, bares , restaurantes, diversas lojas. Se ficar hospedado no centro faz tudo isso a pé. Andei muito. Na segunda-feira, embarcamos na jardineira (ônibus turismo) na Praça Tiradentes. Sai a cada 30 min. R$ 27,00, com direito a 1 embarque e 4 reembarques. No local tem guias e vc recebe panfletos com todo o roteiro. Leia e escolha o que mais lhe agrada se não puder conhecer todos. A jardineira tem um serviço de informação. Quando se aproxima de algum ponto turístico é feito um resumo sobre o mesmo. São 25 pontos que a jardineira percorre. Nós ficamos 3 dias em Curitiba. Um dia para o passeio de trem e dois para esses passeios. Um alerta: roupa confortável, protetor solar ( a parte de cima do ônibus-jardineira é aberta), calçado (tênis, sapatilha). Conheci os seguintes pontos: Jardim Botânico (deslumbrante) , Museu Oscar Niemeyer(imperdível), Bosque do Alemão( encanto, se tiver com crianças eles vão adorar a trilha de João e Maria ), Opéra do Arame (interessante), Santa Felicidade (delícia! se puder almoce lá. Tem vários restaurantes para todos os gostos e bons preços), Parque Tanguá (maravilhoso), Memorial Ucraniano (singelo. A réplica da Igreja de São Miguel.). Em todos os pontos é possível encontrar alimentos, água. Coloque na mochila uma capa (daquelas transparente e fina) para chuva. Se o tempo mudar ajuda a não atrapalhar o passeio. Ouvi que lá, as vezes, num dia faz as quatro estações.

195 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Barreirinhas - Lençóis Maranhenses, o paraiso do Maranhão
Lençóis Maranhenses Esteve lá com amigos em Julho/2012 e achou Excelente!

Sempre sonhei em conhecer os Lençóis Maranhenses . Uma vez que utilizei dicas dos companheiros, neste site, coloco as minhas experiências e espero que ajude. Na mala realmente o que vocês disseram: shorts, camisetas, boné, óculos, protetor solar. Se quiser, deixe para comprar chapéu saída de praia em Barreirinhas ou nas outras comunidades tem peças maravilhosas.

Cheguei em Barreirinhas dia 26/7 às 13:00 horas. Atenção para os transportes p/ Barreirinha: Onibus da Viação Cisne Branco R$ 38,00 mas vai parando demais. Vans ( saída entre 6 e 9 horas) , taxis que ficam no aeroporto (caríssimos até R$ 400). No saguão do aeroporto tem um balcão de informação. Lá soube que tem cooperativas que levam as pessoas.. O preço é fechado ( R$ 250). O próprio rapaz do Balcão chamou o táxi. Se tiver a sorte de conseguir 4 pessoas... Eu fui só com minha colega não queríamos perder tempo. Tenho que ressaltar a atenção do taxista que forneceu boas dicas e foi apresentando o itinerário. São quase 4 h de São Luis a Barreirinhas. Estrada boa, bem sinalizada. Chegamos em Barreirinhas quase 5:00 h. e o taxista (Edson) nos levou a uma agência de Turismo ( São Paulo Ecoturismo (http://saopauloecoturismo.com.br), atendimento ótimo! Tudo super organizado e a D. Maria José (Xará) pessoa maravilhosa apresenta os passeios e explica tudo com carinho.. As toyotas vão buscar e ao termino dos passeios deixam os turistas nas suas respectivas pousadas. Os motoristas e os guias são super atenciosos. Sucesso garantido.

Passeio pelo rio Preguiças
Preço (50,00 por pessoa) O passeio é feito em uma voadeira (pequena lancha e com motor bem potente) que para em três comunidades: Vassouras, Mandacaru e Caburé. A viagem vai até Atins, foz do rio Preguiças.
Na primeira parada, em Vassouras prepare-se para encontrar os macaquinhos prego que vivem ali( nada de irritar os bichinhos). Na barraca da Graça dá pra fazer lanche, tem coco gelado, artesanatos, bonitas saídas de praia.... Encontrei o que tanto queria (as dunas ) demos uma caminhada nos chamados Pequenos Lençóis.
Partimos na nossa voadeira para Caburé, onde é possível tomar banho de mar ou de rio, (que dúvida cruel) almoçar, descansar nas redes.

.Almoçamos no Restaurante do Paulo. Os pratos para duas pessoas ficam R$ 65. Para quem não quiser algo mais em conta tem alguns restaurantes na vila, uns junto ao rio e outros do lado do mar. Depois de andar nas dunas não tive condições de ir ate outros restaurantes mais em conta. Amigos, coloque lanche, água na mochila. Nada de gastar muito.
E depois lá fomos nós para Mandacarú. Quando a voadeira estaciona alguns guias mirins se oferecem para levar até o farol. Eles falam numa rapidez incrível coisas sobre o local e recitam poesias de Gonçalves Dias. Uma gracinha as crianças. O preço pelo ?serviço? vc decide. Eles ficam tão felizes quando são contratados. O farol tem 160 degraus e 35 m ( a guia mirim Safira me disse) Do alto do farol se tem uma visão incrível. Também existem barzinhos e barracas com artesanato cuja matéria prima base é a fibra de buriti. Vamos prestigiar o trabalho das comunidades tem coisas lindas e os preços são bons.

Circuito Atins
Saímos 7:20 h numa Toyota 4x4 que é colocada em uma balsa para atravessar o rio Preguiças. O caminho é longo, passa por dentro de Igarapés, a ? estrada? na verdade uma trilha arenosa e bastante difícil. A Toyota pula o tempo todo. A paisagem é composta por cajueiros, carnaúba... Muito cuidado para não deixar nada cair (chapéu, óculos, calçados, câmeras...) se sentar na beirada cuidado com a vegetação nos braços , nas pernas... e ao entrar e sair da Toyota cuidado com a cabeça ( muitos batem). Paramos no restaurante da Luzia (amor de pessoa) fizemos a encomenda do almoço (40,00 duas pessoas, camarão, peixe...) e continuamos o passeio. Parada nas dunas nas lagoas....

Boia Cross: A Toyota te leva até o rio Formigas ( 2:00h de Barreirinhas até lá) Sempre falo que a Toyota pula. Esse caminho é terrível mas legal. Esse passeio fizemos na parte da manhã. É uma agradável descida pelo rio Formigas ?deitada ? em uma bóia e empurrada rio abaixo por jovens (um barato). Não tem perigo. Eu não sei nadar. Se quiser se proteger mais do sol desça de [óculos, boné, camisa de manga comprida claro que o protetor é essencial). No final da descida tem uma barraquinha com salgados, tapiocas refri, café... Na volta fomos ver o por do sol ( máximo) a Toyota nos buscou no hotel às 14:00, e fomos até os lençóis dura em torno de 40 min. O passeio custa R$ 40,00 por pessoa, e vale muito.

Queria ter palavras para explicar aquele lugar mágico, incrível. Dunas imensas de todos os tamanhos. O vento faz desenhos na areia branquinha, fininha... abaixo a lagoa para o mais delicioso e refrescante banho. E para fechar com chave de ouro o por do sol. É impossível não pensar:?Obrigada Senhor!?. Na volta, enquanto a Toyota é colocada novamente na balsa coma uma tapioca nas barraquinhas é a melhor que já experimentei. Também tem artesanato nas lojinhas. O carinho das pessoas com os turistas é impressionante. Assim foram meus 4 dias em Barreinhas depois fui para Santo Amaro.

446 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Ladeira do Jacaré - Passado que resiste
Alcântara Esteve lá com amigos em Agosto/2012 e achou Muito bom

Eu passei apenas 3 dias em São Luis. No primeiro conheci o centro histórico, no segundo Alcântara e no terceiro Raposa. A cidade histórica de Alcântara fica a uma hora de barco de São Luís. É um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia, mas se puder fique mais. O barco (24,00 ida e volta Comprei as passagens no dia anterior)saí as 7: 00h do terminal hidroviário na Praia Grande , em frente ao mercado de artesanato ( aproveite, na volta, passe e fique deslumbrada com a beleza das mais variadas peças).

A embarcação realmente balança muito. Tem 2 andares. Em baixo tem ar condicionado. Eu fui na parte superior (ansiedade) queria ter melhor visão. Coma pouco no café da manhã. Nada de exagerar no tal do comprimido para enjôo (dramin). Eu contratei um guia (Juca- figuraça 15,00) . É impressionante parece que a cidade parou lá no passado. Uma fofura! Fizemos o trajeto a pé, pelas ruas calçadas de pedra. Comecei comendo um doce típico (espécie de queijadinha- delicioso) Vale lembrar. Calor intenso. Roupas leves e confortáveis. Protetor, água... E pernas para andar. Conheci: Museu Histórico e Artístico de Alcântara, Pelourinho, Casa de Câmara e Cadeia, Praça da Matriz, Casa do Imperador, casa do Divino. Alguns locais a visitação é grátis em outros preço simbólico de 2,00 ou 5,00. O guia Juca ia contado os fatos, tirando fotos... muito bom.

O guia, também, orienta a encomendar o almoço (tem bons restaurantes) e depois da visita que termina por volta das 13:00h. vc almoça, descansa nas redes e parte para o barco. Vale muito conhecer Alcântara.

92 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Raposa - Terra dos Bilros
São Luís Esteve lá com amigos em Agosto/2012 e achou Muito bom

Raposa fica a mais ou menos 28 quilômetros do centro de São Luís. É uma colônia de pesca e as mulheres, são as famosas rendeiras de bilro . Gente, elas fazem cada trabalho maravilhoso!. É difícil escolher diante de tanta coisa linda: batas, blusas, caminho de mesa, jogo americano, toalhas, lençóis, colchas, cortinas... O preço é bom. Tem gente que não valoriza a delicadeza do artesanato. Quase todas as portas das palafitas(moradias) da Rua Principal foram transformadas em pequenas lojas. E eu quase deixei de ir por influência de uma ?turista sem noção? que me disse, em São Luís, que os preços das mercadorias eram altos e que não compensava ir tão longe.

Graças a Deus que ouvi minha colega e fomos. Também devo ao taxista Leandro que fez bons relatos de Raposa e da satisfação das pessoas que ele já havia levado. Como o taxista teve um problema,quem nos levou foi a tia (Malvia,  um amor).Chegamos em Raposa 9:00 h e saímos por volta de 12:00 porque a grana acabou. (para nossa alegria, algumas lojas aceitam cartão). Preço do taxi de São Luis a Raposa (150, p/ duas pessoas) Na volta gentilmente, ela passou pela orla e fez um tour, apresentando parte da bela cidade de São Luis ( Lagoa do Jansen, praia de São Marcos, almoçamos na praia do Calhau, conhecemos o Palácio dos Leões... ) Que povo receptivo! Nota 10!

69 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Bela e pacata
Lençóis Maranhenses Esteve lá com amigos em Julho/2012 e achou Muito bom

Continuando minha aventura pelos Lençóis maranhenses, depois de passar 4 dias em Barreirinhas. Fomos para Santo Amaro. Sair de Barreirinha para Santo Amaro merece Atenção. É preciso estar na comunidade de Sangue até no máximo 6:30 h e de lá pegar a Toyota para Santo Amaro (30,00) Saimos de Barreirinhas por volta de 5:00 h. A distância é de mais ou menos 1 hora. Se perder as poucas Toyotas que vão para Sto Amaro (adeus) e Sangue, onde parte os transportes para São Luis, Sto Amaro.

Se resume a um pequeno bar na beira de estrada (sentiu o problema se perder o horário?). Lá em Sangue procure o Cacau (organiza) ou Manoel (motorista) dois simpáticos e amáveis que organizam as pessoas e são superatenciosos com os turistas perdidos como eu. De Sangue até Santo Amaro levamos quase 3:00 h. Mais uma vez, Toyota, estrada difícil, mas a paisagem compensa. Cá entre nós. Eu amei TUDO. Cidade pequena, calma, bonita. Fiquei na Pousada Bellas Aguas. Boa, bonita preço bom. O dono, Sr. Dutra é um amor e fica sempre orientando os turistas. Muito banho no rio Alegre que dá para atravessar andando de uma margem a outra. No dia seguinte fomos a Betânia (50,00). Uma pequena comunidade as margens do rio Alegre. Encomendamos o almoço galinha caipira (delícia) e fomos passear de barco (5,00) subindo um pouco encontramos uma linda lagoa e as dunas do parque. Tudo de bom. Na volta passamos em uma pequena cachoeira, água transparente e mais uma vez o por do sol nas dunas. Infelizmente só pude ficar 2 dias em Sto Amaro. A volta, de Sto Amaro para São Luis ou outra cidade também requer cuidado. A Toyota passa nas pousadas 3:30 h. e vai pela cidade catando todo mundo.

Chegamos em Sangue mais ou menos 6:30 e pegamos a Van para São Luis (30:00) Tem que combinar essa integração (Toyota x Van) para não ficar sem transporte. Converse nas pousada. Todos são legais e procuram ajudar.

59 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Fim de semana em São Lourenço
São Lourenço Esteve lá com a família em Julho/2012 e achou Excelente!

Se o seu objetivo for relaxar com qualidade, vá a São Lourenço(mesmo com pouca grana). Passei o final de semana com a família e valeu muito. Saimos do Rio ( Dutra até Engenheiro Passos. Seguir por Itamonte, Pouso Alto e vc chega a São Lourenço. Estrada boa, basta ser prudente). Em São Lourenço ficamos na Pousada Santo Antonio (45,00 por pessoa) que fica em frente a Estação da Maria Fumaça (relato a parte) e próximo ao Parque das Águas. Simples, muito limpa, funcionários atenciosos e um café da manhã delicioso.

Legal pq podemos esquecer o carro. Conheça a cidade de charrete (R$40,00) O charreteiro te leva aos principais pontos turísticos e te espera para fazer o passeio de teleférico - no mirante vc terá uma visão de toda cidade. No Centro Comercial Aldeia Vila Verde - pequenos chalés onde são comercializados roupas, artesanatos, sabonetes medicinais, bolsas, malhas, tricô, crochê... O Parque das Àguas é o ponto máximo da São lourenço. Paga-se 4,00 e pode usar 2 x no mesmo dia. É maravilhoso! Belas alamedas, gramados, jardins, lagos com pedalinho.. São sete Fontes de água mineral. Cuidado não beba muito porque pode fazer mal. Uma construção lindíssima concentra o Balneário onde se faz massagem, banhos e tratamento estético ( bons preços).

No comércio vc encontra boas lojas, restaurantes, bancos, o que precisar. Cidade bonita, tranquila, povo educado. Volto e recomendo

85 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Passeio de Maria Fumaça
São Lourenço Esteve lá com a família em Julho/2012 e achou Muito bom

Eu e minha família chegamos a São Lourenço dia 13/07. Ficamos na Pousada Santo Antonio, bem em frente da estação onde parte a Maria Fumaça. Esse passeio, que depois do Parque das águas ( na minha opinião) é a principal atração acontece sábado e domingo e custa 35 ou 45 reais. Atenção! Faça reserva ou ficará horas na fila aguardando desistência. Caso não ocorra além de perder tempo ficará frustado vendo, da estação, o trem partir.

A Maria Fumaça leva as pessoas de São Lourenço até Soledade. É bastante agradável. Além da bela paisagem, você curti cantores que fazem brincadeiras e divertem os passageiros e no vagão mais caro é servido queijo, vinho... Em Soledade tem uma feirinha de artesanato, alimentos deliciosos. O passeio leva 2 horas. Quando retornar pegue uma charrete e vá almoçar na fazenda Quinta do Cedro. É sensacional! Comida deliciosa, doces divinos. Pague 5 reias e curta os animais, a rede para relaxar (o paraiso). Peça ao charreteiro para rertornar quando você desejar.

70 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Mangue Seco, o paraiso baiano
Mangue Seco Esteve lá com a família em Setembro/2011 e achou Excelente!

Eu, minha irmã e meu sobrinho estávamos passando uma semana em Aracaju. Conhecemos um taxista nota dez (Walter)que nos falou do programa para Mangue Seco. Nosso plano era a cidade de São Cristovão mas segunda-feira quase tudo estava fechado. Vendo a nossa decepção ele nos sugeriu Mangue Seco. Fomos até a Porto do Mato (Estância) no pequeno Porto de Nangola (79- 3526-5003) e alugamos a lancha do símpatico comandante Cabelo.

 Tem diversos tipos de passeios. Nós fizemos o completo(150,00) que passa pela praia do Sossego, da Sogra, do Saco... cada uma mais linda que a outra. O passeio de buggy (bugre) também tem preços variados. Fizemos um de (100,00). Valeu muito. Nunca vi tanta beleza.

No caminho uma pausa para praticar o skibunda (muito manero). Dunas, coqueiros, o sol... . As vezes eu me perguntava: _Será real? Atenção para protetor, óculos e água. Ficamos em uma praia divina, com quiosques onde tem rede, cadeiras ( uma mordomia) comida deliciosa. A hora que agendamos o buggy veio nos buscar e confesso que dá tristeza sair. Na vila de Mangue seco tem restaurante, igreja, pracinha e um fofo shoping, onde pode-se comprar lembrançinhas.

70 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Praia de Atalaia - Aracaju, cidade modelo
Aracaju Esteve lá com a família em Setembro/2011 e achou Excelente!

Eu, minha irmã e meu sobrinho estivemos em Aracaju no dia 15/09/11. Ficamos encantando com a educação e gentileza do povo. A cidade é naturalmente organizada. A orla é linda, bem planejada. Ficamos na Pousada do Caminho, fica a 50m da orla de Atalaia. Ótimo preço, excelente café, limpíssima, adoramos.

 Visitamos a cidade de São Cristovão (tem tudo para ser linda mas tá tão abandonada) mas vale muito conhecer. Conhecemos Aracaju de taxi, os preços são bons. De lá fomos para Canindé. O passeio de catamarã no Canyon de Xingó é maravilhoso, as paisagens são inesquecíveis e mergulhar na Gruta do Talhado é tudo de bom. Para finalizar o passeio almoçar no Karrancas. Vale muito fazer a Rota do Cangaço é uma volta ao passado.

Um trajeto pela caatinga ( pouco obstáculo) dá pra fazer tranquilo. É o mesmo intinerário feito pela volante(polícia).Na Gruta do Angico tem um memorial(placa e duas cruzes) com os nomes dos cangaceiros assassinados. No retorno pode-se almoçar olhando o lindo Velho Chico. É um passeio inesquecível

366 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Viagem tranquila
Mariana Esteve lá com a família em Julho/2011 e achou Muito bom

Julho de 2011, recesso escolar e a família( eu, meu sobrinho, minha irmã e o filho dela) tínhamos pouca grana e pouco tempo. Eu já os havia convencidos para conhecermos: Mariana, Ouro Preto, Congonhas e Passar por BH. Moramos no Rio e saímos dia 27/7 às 5: 00horas de carro. O trajeto é quase todo pela BR 040 e dependendo do seu local de residência veja onde pegar a rodovia. Você passará porJuiz de Fora, Barbacena, até chegar a Conselheiro Lafaiete. Fique atento nessa cidade para pegar a Estrada Real (asfaltada. Tá mesmo! quando pesquisei havia site , dizendo que um trecho era de terra ), passando por Ouro Branco e chegando a Ouro Preto.O asfalto tá 10. Atenção porque é uma estrada cheia de curvas . Nós fizemos o trajeto de dia, se for a noite cuidado redobrado.Pare, curta o visual do caminho. É lindo! Sem dá bobeira é claro! Se preferir ficar primeiro em Mariana é só seguir mais uns 12Km. Olha, senti firmeza nas placas não tivemos dificuldades.

28 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil