Por que ir
Quando o assunto é aventura em São Paulo, Socorro é referência, ao lado de Brotas. A cidade conta com uma infinidade de parques de ecoturismo com infraestrutura para toda a família - além das atividades radicais, os espaços oferecem também confortáveis pousadas, garantindo curtir o feriado ou o final de semana sem perder um minuto sequer.
O cenário de Socorro é formado por grutas, cachoeiras, matas, picos e rios que permitem a prática de esportes que vão do bóia-cross ao rapel, passando pelo arvorismo, rafting, caminhada, acquaride e escalada.Corredeiras do rio do Peixe proporcionam a prática emocionante de rafting, bóia-cross e acquaride
Para quem busca emoção à flor da pele, a melhor pedida é a tirolesa do Parque dos Sonhos - com um quilômetro de extensão, faz uma viagem de um minuto ligando um morro no estado de São Paulo a um outro em Minas Gerais.
Já o melhor arvorismo da cidade é praticado no Parque Kango Jango, que conta com 27 obstáculos. O percurso dura cerca de duras horas e é feito em meio a pontes de madeira, pneus e redes instalados sobre a mata e os rios.
A turma do rafting marca presença no Parque Ecológico do Monjolinho. A aventura pelo rio do Peixe tem início ali - são 7km de corredeiras, vencidos em duas horas. O parque - e o rio do Peixe - também entraram na onda do stand up paddle (SUP), modalidade praticada em prancha com remo. E para quem não abre mão de viajar com o cãozinho de estimação, uma boa notícia: os pets acompanham os donos no rafting e no SUP.
Trekking, rapel, exploração de grutas e voo livre são praticados no mesmo endereço: Pedra Bela Vista. Para chegar ao topo da rocha, a 1.240 metros de altitude, enfrenta-se uma trilha com direito a paisagens panorâmicas. Depois de tanta adrenalina, relaxe na Gruta do Anjo, uma antiga pedreira com um lago cristalino. Alugue um pedalinho e aproveite para explorar os salões espalhados pela gruta.
Caso ainda reste algum fôlego, vale a pena visitar a Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping. Por lá estão centenas de peças a preços em conta, produzidas nas mais de 400 malharias espalhadas pela cidade. Para os fãs da branquinha, há boas opções de degustação e compras. No Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, a Caninha Do Campo fica três anos descansando em barris de carvalho. Já na Fazenda São José do Rio das Antas, o alambique Caribeña oferece barris envelhecidos por pelo menos oito anos.