Esportes e Ecoturismo

Transcarioca (5 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Conjunto de trilhas leva a mirantes
Alexandre Macieira / RioturENVIE SUAS FOTOS
Conjunto de trilhas leva a mirantes
  1. Conjunto de trilhas leva a mirantes
  2. Percursos levam à Pedra da Gávea
  3. Placas sinalizam os percursos
  4. Sinalização indica qual rumo seguir
  5. Cenários típicos cariocas também no roteiro

Transcarioca

Por Editoria Férias Brasil

Uma espécie de circuito de trilhas já existentes, num total de 180 quilômetros de caminhos dentro da cidade do Rio de Janeiro. Assim é a Trilha Transcarioca, que liga a Barra de Guaratiba (zona Oeste da capital) à Urca (zona Sul), passando por rios, cachoeiras, mirantes, lagos, sítios históricos, os mais preservados trechos da Mata Atlântica e paisagens deslumbrantes. Inaugurada em fevereiro/17, é a maior trilha urbana do país e, com certeza, já está no rol das mais bonitas! O percurso, demarcado nos dois sentidos, passa pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais da cidade, incluindo o Parque Nacional da Tijuca.

São 25 trechos e a maior parte do percurso é feita dentro das florestas, passando por sete unidades de conservação: Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Ao contrário de outras caminhadas de longo percurso, não é possível percorrer a Transcarioca toda de uma só vez - a maior parte das unidades de conservação que ela atravessa proíbem pernoite. Não fosse por isso, a viagem duraria por volta de duas semanas. A trilha tem saídas para o asfalto a intervalos regulares, e a maioria dos trechos leva poucas horas.


Avaliações baseado em 86 avaliações

Outras atrações em:

Descubra mais atrações e informações do Rio de Janeiro