Circulando no Rio de Janeiro
Bandeira 2 é usada mesmo durante o dia no bairro de Santa Teresa, no Rio
-
Foto: Pedro Kirilos - Riotur
Por Editoria Férias Brasil
Para circular pela Zona Sul e Centro, as melhores opções são ônibus urbanos, metrô, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e carro – a região é bem sinalizada. Para chegar à Barra, use o metrô ou o BRT - ônibus articulados, indicados também para circular pela região Oeste. Para chegar e circular pela Zonas Norte, a melhor opção é o táxi. Para subir para Santa Teresa, vá de bonde (a estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo ao Largo da Carioca).
Metrô
Funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite. Domingos e feriados, das 7h às 23h. Opera com três linhas:
Linha 1 - da Estação General Osório (Ipanema) à Uruguai (Tijuca), passando por Copacabana, Botafogo, Flamengo, Catete, Glória, Centro, Maracanã e Tijuca
Linha 2 - da Estação Botafogo à Pavuna (Zona Norte)
Metrô
Funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite. Domingos e feriados, das 7h às 23h. Opera com três linhas:
Linha 1 - da Estação General Osório (Ipanema) à Uruguai (Tijuca), passando por Copacabana, Botafogo, Flamengo, Catete, Glória, Centro, Maracanã e Tijuca
Linha 2 - da Estação Botafogo à Pavuna (Zona Norte)
Linha 4 - da Estação General Osório (Ipanema) à Estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca), passando por Leblon e São Conrado
É possível circular pelas linhas 1 e 4 (ir da estação Uruguai até à Jardim Oceânico) sem trocar de composição
Para seguir para outros bairros turísticos há a Integração Metrô-Ônibus. Da estação General Osório (Ipanema) partem ônibus para a Gávea. Da estação Botafogo, os ônibus levam para a Urca; e do Largo do Machado, para o Cosme Velho.
Tel: 0800-595-1111
https://www.metrorio.com.br/
VLT
Funciona todos os dias, das 6h à meia-noite. O bonde faz dois trajetos:
- Linha 1: Rodoviária x Aeroporto Santos Dumont - são 13 paradas em cada sentido, entre elas, Candelária, Carioca e Cinelândia, facilitando pegar o metrô para outros pontos da cidade. Para ir aos museus da Praça Mauá (MAR e Museu do Amanhã), desça na Parada dos Museus.
- Linha 2: Praça Quinze x Central do Brasil (passando pelo "Saara", Praça Tiradentes e Confeitaria Colombo). Na Avenida Rio Branco, os bondes se integram.
Para embarcar, é preciso ter o Rio Card Bilhete Único Carioca Pré-pago, à venda nas estações do VLT.
BRT
São três corredores expressos:
Transoeste - Metrô da Barra da Tijuca x Santa Cruz x Campo Grande x Paciência
Transcarioca - Terminal Alvorada (Barra da Tijuca) x Aeroporto do Galeão
Transolímpica - Recreio x Centro Olímpico x Sulacap
Em agosto de 2016 foi lançado o Sightseeing Rio, uma frota de quatro ônibus panorâmicos (um deles com dois andares) que percorre a Zona Sul e Centro. O local de partida é a Praça General Osório, em Ipanema, de onde os coletivos seguem até a Praça Mauá. Todas as viagens são acompanhadas de guias que falam português e inglês. Os ônibus circulam com intervalos de 40 minutos e uma pulseira permite o embarque e o desembarque do passageiro quantas vezes ele quiser no mesmo dia. Uma sinalização especial identifica os pontos de parada do Sightseeing Rio. O passe é vendido somente nos ônibus e o pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões. Crianças de até 7 anos não pagam. O trajeto completo passa por Praia de Copacabana, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo, Parque Carmem Miranda, Casa Julieta de Serpa, Castelinho do Flamengo, Glória, MAM, Praça Quinze, Candelária, Praça Mauá, Cais do Valongo, Praça Tiradentes e Lapa.