Centro e Lapa (1 dica, 4 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
    Mobiliário é novo atrativo da região
    DivulgaçãoENVIE SUAS FOTOS
    Mobiliário é novo atrativo da região
    1. Mobiliário é novo atrativo da região
    2. Igreja da Candelária
    3. Antigos aquedutos são hoje ícones da boemia carioca
    4. Arcos da Lapa

    Centro e Lapa

    Por Editoria Férias Brasil

    Berço da cidade, o Centro não se resume ao título de coração financeiro do Rio de Janeiro. Em suas ruas movimentadas nos dias de semana estão museus, igrejas e construções históricas com intensa programação. Para desbravar o Rio Antigo vale andar a pé e seguir roteiros que levam a belos prédios em um único passeio. O tour pode começar pela Cinelândia, que tem como cartão-postal o Theatro Municipal, cercado pelos imponentes Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional e Centro Cultural da Justiça Federal Da Cinelândia para o Paço Imperial – antiga residência e sede do governo colonial - é um pulo. Por ali ficam espaços badalados como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural dos Correios, além da igreja da Candelária.

    Depois do banho de cultura, siga para um happy hour sem hora para terminar na Lapa, bairro vizinho ao Centro e famoso pela boemia. Pulsante nos anos 50, a Lapa passou por um longo período de decadência. Em fins da década de 90, porém, o bairro passou por um processo de revitalização e renasceu junto com as novas casas noturnas que capricham na programação regada a chorinho, samba e MPB – mas tem lugar também para o rock, o funk e a música eletrônica em espaços como Circo Voador e Fundição Progresso. Nos finais de semana, o burburinho toma conta das ruas Lavradio, Mem de Sá e Riachuelo, onde as dezenas de sobrados abrigam bares e restaurantes que fervilham até de manhã. Durante o dia, as atrações ficam por conta dos antiquários. 


    No verçao de 2019, a Lapa ganhou mais uma atração: o mobiliário urbano com a frase RioAmaLapa. A peça fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos. Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“I Amsterdam”) e Nova York (“I love NY”), a peça RioAmaLapa tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e ficar 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A peça, de autoria de Caio Leitão, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico.

    Outras atrações em:

    Já esteve lá? Envie suas dicas
    Dicas sobre Centro e Lapa Enviadas por quem já esteve lá

    Por dentro do Centro

    alex_fischer
    Dica enviada por alex_fischer
    Esteve lá sozinho em Setembro/2011 e achou Excelente!
    O centro da cidade é um passeio imperdível para cariocas e turistas. Perca-se pelas ruas do mercado popular do Saara, visite os museus e centros culturais e almoce em algum restaurante tradicional.
    51 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
    Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

    > Veja outras dicas de quem já foi ao Rio de Janeiro

    > Descubra por que ir e o que ver e fazer no Rio de Janeiro