A 11 quilômetros da cidade, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e ocupa uma área de 330 quilômetros quadrados. Lá dentro estão dezenas de cachoeiras, mirantes e curiosas formações rochosas, acessíveis por trilhas.
As principais atrações são a cachoeira do Véu de Noiva, com 86 metros de queda; o Circuito das Cachoeiras, formado por sete cascatas; e o Morro de São Jerônimo, a 836 metros de altitude e acessível por caminhada de cerca de sete horas. Também fazem parte do cenário os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e a vegetação típica de cerrado - incrementada com árvores baixas de troncos retorcidos.
A região abriga mais de 400 espécies de aves - entre elas, os coloridos araras, papagaios e tucanos - além de mamíferos como onça parda e lobo-guará. Já a flora reúne belezas variadas como canelas-de-ema, ipês, pequis, buritis e babaçus. A infraestrutura do parque inclui estacionamento, restaurante, quiosques, lojinhas de artesanato e Centro de Atendimento ao Visitante.
Atenção: A visita a todos os atrativos do parque devem ser agendadas e acompanhadas por guias (exceto o mirante da cachoeira Véu da Noiva)