Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

02 de Outubro de 2018

Patinete: nova mania chegou a São Paulo

Comum no exterior, equipamento promete passeios divertidos na capital paulista

Rolé sustentável pela capital paulista Rolé sustentável pela capital paulista (foto: Divulgação RIDE)
Para a turma que adora passear de bike ou outro modelo de transporte sustentável, São Paulo tem uma novidade: os passeios de patinete pelas avenidas e ruas da capital. E não é preciso comprar um  - os aplicativos RIDE e Scoo, de compartilhamento de patinetes, já estão atuando na cidade e podem ser alugados por maiores de 18 anos.

Os aplicativos funcionam da mesma forma que os semelhantes que já existem para bicicleta: depois de registrar os dados do usuário e do cartão de crédito no celular, o aplicativo encontra um ponto de retirada mais próximo. O patinete é liberado depois que um QR code, enviado ao usuário, é escaneado.

Os pontos de entrega são os mesmos da retirada. Porém, na fase inicial de funcionamento (com 50 unidades disponíveis), é possível deixá-lo em qualquer local da capital - como todos têm GPS instalado, a empresa vai até o local para retirar o objeto assim que o uso é encerrado pelo usuário.

Equipamento divide espaço nas cicloviasEquipamento divide espaço nas ciclovias (foto: Divulgação)

Gostou? Saiba que, para usar os equipamentos, que andam cinco vezes mais rápido que andar a pé, é necessário seguir algumas normas de segurança:

. Capacete – o uso é fortemente recomendado durante o passeio
. Ciclovia – fique atento à velocidade máxima permitida por lei: 20km/h
. Calçadas – idem - velocidade máxima permitida por lei: 6km/h
. Subindo em calçadas - sempre desça do patinete para transitar entre desníveis
. Evite ladeiras
. Somente uma pessoa deve utilizar o patinete por vez
. Fique atento e reduza a velocidade sempre que notar desníveis e buracos durante seu passeio
. Conduza com segurança - sempre guie segurando firmemente o guidão e não use seu celular enquanto estiver em movimento
. Leis de trânsito - Sempre respeite as leis de trânsito locais

No Rio, triciclo elétrico é a onda
Orla Conde, conhecida como Boulervad Olímpico, com seus diversos atrativos entre museus, murais gigantescos e armazéns revitalizados, também aposta nos passeios sustetáveis. O TrikkeTour é um passeio feito em um triciclo elétrico que chega até 20 km/h. O tour tem saídas do AquaRio (próximo à Praça Mauá) e segue em direção à Praça XV (Centro), num percurso de 45 minutos de duração, ida e volta.

Paradas clássicas para fotos nos painéis do Boulevard!Paradas clássicas para fotos nos painéis do Boulevard! (foto: Divulgação )

Pelo caminho, o gigantesco painel "Etnia", do artista brasileiro Eduardo Kobra, é o primeiro ponto de parada da aventura. Após uma pausa rápida para contemplação e fotos do muro de três mil metros quadrados onde estão imortalizados rostos que retratam os cinco continentes, o passeio segue em direção à Esplanada da Candelária, local onde é possível ver bem de pertinho a "Pira do Povo" e a Igreja da Candelária.

O tour passa também por painéis de artistas que trouxeram a arte de volta à região, como o mural da artista Rita Wainer e outras obras assinadas por Luiz Zerbini, Vik Muniz, Raul Mourão, Acme, entre outros. E tome mais cartões-postais! O passeio continua em direção ao Museu do Amanhã, passando em frente ao Museu de Arte do Rio e segue margeando a Baía de Guanabara até o Chafariz da Praça XV, atração final do tour.

As vendas são feitas na Praça Muhammad Ali (Praça de Alimentação entre os Armazéns 7 e 8).

Fortaleza também embarcou na moda
Na capital cearense, a faixa da Avenida Beira-Mar junto à areia se tornou compartilhada para pedestres, ciclistas e a turma do patinete - com isso, é possível percorrer, em pouco tempo, toda sua extensão, de cerca de 5km, que vai da praia de Iracema a Mucuripe, passado por Meireles. Uma ótima pedida é parar para relaxar no Mercado de Peixes, em Mucuripe.

Passeio de Patinete elétrico e bikePasseio de Patinete elétrico e bike (foto enviada por Rodrigo Silva)

Quem curte um pedal, pode alugar bicicletas através do aplicativo Bicicletar, com estações em Iracema. Ao longo das praias, há aluguel tradicional de bikes e de triciclos - na Best Vibe, em Meireles, tem ainda bicicletas e patinetes elétricos e hoverboard.

Descubra mais e planeje aqui suas férias em São Paulo