Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

19 de Setembro de 2019

Maceió: melhor época para curtir começa agora!

Águas ficam ainda mais azul bebê entre a primavera e o verão! Saiba onde passear e se hospedar

Em Ponta Verde, caiaques transparentes são perfeitos para apreciar os corais Em Ponta Verde, caiaques transparentes são perfeitos para apreciar os corais (foto: Divulgação Aquayak)
Maceió, capital de Alagoas, e as muitas praias nas vilas e cidadezinhas ao redor são lindas o ano inteiro. Mas é entre setembro e março que o cenário fica ainda mais fotogênico por conta do fim das chuvas. As águas, ora azul bebê, ora verde clarinha, ganham nuances ainda mais encantadoras.

E as atrações da região não se resumem ao cardápio variado de praias. Elas se estendem para a boa mesa, onde o menu traz as tradicionais receitas à base de frutos do mar, mas também pratos de diversas cozinhas mundo afora.

De praia em praia
Para apreciar as praias urbanas - PajuçaraJatiúca e Ponta Verde - onde estão a maioria dos hotéis, vale caminhar pelo calçadão. Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam às piscinas naturais; enquanto Ponta Verde, repleta de jardins, abriga ótimos bares de praia, como Lopana e Kanoa. 

Por lá, as atividades náuticas são os passeios de caiaque e de sup, além de mergulho, nas piscinas naturais que levam o nome da praia. Já Jatiúca, famosa pelos resorts, tem movimento mais tranquilo e com mar de ondas, nem sempre próprio para banhos - aproveite a ciclovia e o calçadão, point das tapioqueiras!  

Em Ponta Verde, caiaques transparentes são perfeitos para apreciar os coraisEm Ponta Verde, caiaques transparentes são perfeitos para apreciar os corais (foto: Divulgação Aquayak)

Na hora de explorar os litorais Norte e Sul, a melhor pedida é alugar um carro (com ou sem motorista) ou contratar empresas de passeios. As praia do Norte ficam entre 9 e 37km da capital e oferecem ótimos roteiros. Um deles é esquecer da vida no restaurante Hibiscus, em Ipioca. Pé na areia, oferece espreguiçadeira, massagem, redário... à beira de um mar tranquilíssimo.
 
Querendo esticar, siga até Sonho Verde e Paripueira, de onde partem passeios de quadriciclo rumo à praia e Carro Quebrado, já na cidadezinha de Barra de Santo Antônio. Além de piscinas naturais, o cenário exibe coloridas falésias. O tour parte do Capitão Nikolas, clube de praia com a mesma pegada do Hibuscus. 

Já o litoral Sul é famoso pelas “três praias” – FrancêsBarra de São Miguel e Gunga, entre 20 e 40km do centro de Maceió. A melhor opção nesse roteiro é armar a barraca em Barra de São Miguel, com uma linda e imensa piscina natural à beira mar; ou na praia do Gunga, uma extensa praia com coqueirais e passeios de bugue e quadriciclo rumo às falésias. Não deixe de subir no mirante para apreciar o mosaico formada pelo encontro do rio com o mar e os milhares de coqueiros. 

Na volta, a pedida é almoçar nos restaurantes à beira do canal da Massagueira, uma vila de pescadores. Para a sobremesa, aposte nos doces feitas pelas doceiras da vila – deliciosos e variadíssimos!

Para esticar
Seguindo mais 35km para o sul, chega-se a Jequiá da Praia, que abriga um lindo point - Dunas de Marapé. O acesso é por travessia de barco e o local reúne um centro de lazer com estrutura de praia e restaurante. Na praia, de areia fofa, recifes e muito verde, uma das atrações é o encontro com o rio, de águas transparentes. 

Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé!Nos arredores, ainda mais beleza, como em Duns de Marapé! (foto: Luiz Eduardo Vaz - Setur/AL)

E há ainda excelentes passeios que merecem pernoites nos destinos, seja pela distância, seja pelo charme das praias. Para o Norte, na direção de Recife (PE) e rumo a Maragogi, vale explorar a chamada Costa dos Corais, que abriga as vilas de São Miguel dos MilagresJaparatinga, Tatuamunha e Porto da Rua, onde estão as lindas praias do Patacho e de Lages.

Seguindo para o Sul, na direção de Aracaju (SE), as pedidas são os lindos passeios emoldurados pelo rio São Francisco. Um deles leva à bela cidadezinha histórica de Penedo, de ondem partem passeios de barco para a foz do rio. Outro, segue para o Cânion do Xingó, partindo da cidade de Canindé (SE).

Ao longo da orla de Jatiúca, barracas de tapiocaAo longo da orla de Jatiúca, barracas de tapioca (foto: Embratur)

Onde ficar 
É grande a oferta de hotéis em Maceió. Os mais concorridos ficam na orla urbana, assim como os apartamentos para temporada e os restaurantes estrelados. Pajuçara, além de hospedagens, conta com comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato. Já Jatiúca, abriga os hotéis com maior estrutura e barracas de tapioca. Ponta Verde se destaca pela orla mais bonita entre as três, além da pegada mais residencial que turística. 

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Maceió