O que ver e fazer

Conhecer os sítios arqueológicos (2 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Pintura rupestre da Serra das Paridas
Enviada por GutoENVIE SUAS FOTOS
Pintura rupestre da Serra das Paridas
  1. Pintura rupestre da Serra das Paridas
  2. Pintura rupestre da Serra das Paridas

Conhecer os sítios arqueológicos

Por Editoria Férias Brasil

A prova de que a região foi habitada há alguns milhares de anos está nas dezenas de sítios arqueológicos encontrados pela região. De norte a sul na Chapada, é possível encontrar traços de desenhos rupestres que encantam estudiosos, admiradores e leigos. 

Serra das Paridas - Lençóis
O Complexo Arqueológico Serra das Paridas é destaque em Lençóis. Descoberto por catadores de mangaba após um incêndio florestal em 2005, o local dispõe de quatro áreas para visitação, sendo considerado pelos especialistas um verdadeiro mostruário de estilos pictóricos.

Palmeiras
Aqui estão as Pinturas Rupestres da Serra Negra e o sítio arqueológico do Matão, uma área bastante verde, acidentada e com formações rochosas em toda a sua extensão.

Morro do Chapéu
Com mais de 200 sítios arqueológicos, a cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Norte, é um dos municípios envolvidos no Programa de Pesquisa e Manejo de Sítios de Arte Rupestre “Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina”. Com território diferenciado e único, Morro do Chapéu apresenta um verdadeiro mosaico de pinturas, com formas geométricas e abstratas. Em Jacobina, conhecida como a “Cidade do Ouro”, também é possível viajar por esta arte milenar.

Ibicoara
Na Chapada Sul, na comunidade da Raposa, próximo a Ibicoara, existe um sítio impressionante de pinturas rupestres com um painel deslumbrante. A visitação ainda não está totalmente regulamentada, por isso é importante conhecer o lugar acompanhado por um condutor da comunidade do Baixão, por onde começa a trilha.

Além desses municípios, é possível conhecer sítios arqueológicos em Iraquara, Mucugê, Seabra e Rio de Contas. 



Avaliações baseado em 19 avaliações

Outras atrações em:

Descubra mais atrações e informações da Chapada Diamantina