Rubens Filho
tem 49 anos, mora em São José dos Campos, já enviou 2 dicas

Minhas Dicas (2)

Fernando de Noronha (1), Monte Roraima (1)
Monte Roraima não é para os fracos.
Monte Roraima Esteve lá em Dezembro/2013 e achou Muito bom

Segue as minhas observações e dicas.Eu comprei o Pacote Básico ? 11d 10n - 05 noites no topo.Escolhi este roteiro pois é o único que engloba todos os pontos de interesse no topo sem ser muito cansativo.


Pois, é um negócio de arruma,desarruma e arruma a mochila no dia seguinte que fica um saco. rsrsrsrÉ uma região com clima instável. Calor, chuva e frio.Os trechos são feitos sempre de dia, em áreas bem abertas e descampadas, só no dia da subida que é pelo mato e depois por pedras soltas, exigindo muita atenção e no topo é aberta e plano com alguns poucos trechos desafiadores.
Se o tempo no topo estiver ruim, será bem decepcionante, após andar muito e não ver nada da Pedra Maverick, Mirante La Ventana e o Lago Gladys, como aconteceu comigo. Pode acontecer.
A altitude não ultapassa os 2700 mts.No caminho há fontes de água e pergunte ao guia se a água é para beber.Lembro que não há conforto, e não ficarão 100% secos, 100% limpos, 100% aquecidos,com higiene 100 % e com alimentação 100%.

Será inevitável não ficar com as roupas sujas de poeira, suadas, fedidas e por vezes molhadas até se trocarem dentro da barraca.O condicionamento físico mínimo é importante,mas o mental é mais importante pelas dificuldades facilmente superáveis. 

Terão que desapegar da caminha quente, cobertor, banho quente, comida bem elaborada,...
Eles tem um carregador só para trazer o lixo de volta. E como sempre, haverá a propina para a equipe no final.O mais chato foram o pessoal.Parte do grupo não estava preparado para esta aventura.E cair e se ralar será inevitável.

31 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Fernando de Noronha - Pense bem.
Fernando de Noronha Esteve lá sozinho em Novembro/2010 e achou Muito bom

Fui 2 vezes. E digo é bom, mas pense bem.
É inevitável comparar com outras ilhas, inclusive a dos Caribe. Sei que é um parque, mas acho que há um certo exagero, sendo desestimulante.
Apesar de linda, sem clichês, é praticamente uma ilha para casais, ilha do não! não pode isto, não pode aquilo e é cara para chegar e para permanecer.
Acessos ruins até as praias, mas limpo. Já a Vila dos Remédios e na praça do Flamboyant há algumas sujeiras, sim.
O mergulho nem se fala, caríssimo. As 3 operadoras cobram caro e é quase sempre no mesmo lugar e feito de modo rápido. Posso dizer que foi um dos meus piores mergulhos, mas por outras razões também.
Se gosta de tapioca recheada, tem um lugarzinho discreto muito bom na praça Flamboyant.
Para quem nunca foi, vale a pena.

16 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil