carlos
tem 53 anos, mora em curitiba, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Santa Cruz de Cabrália - Leia, imprima e recomende.
Porto Seguro Esteve lá com a família em Julho/2012 e achou Muito bom

Santa Cruz de Cabrália
Fica a 22 km de Porto Seguro. Tem ônibus e Van para todos os principais lugares. É afastada do agito turístico de Porto Seguro. A praia é limpa, ponto de surf dos nativos. Tome banho apenas próximo dos surfistas, pois a praia é longa e perigosa. Em frente ao hotel Baía Cabrália tem um belo recife. Cuidado com as correntes marítimas. Entre com crock para não machucar os pés. A cidade é uma boa chance de conhecer um Brasil verdadeiro.

Hotel Baía Cabrália
Ideal para a família. Tem piscina com toboágua, mas não tem monitor - fique atento. A cozinha do hotel é muito boa. O café é ótimo, muito variado. Faça amizade com os funcionários. Quase todos moram em Cabrália e podem ajudar com informações e dicas.

CVC
A vantagem de se viajar com pacote é o preço. Só. Minha dica principal é: fuja dos passeios da CVC. A não ser que você não tenha o espírito viajante e acha mais cômodo fazer o mesmo programa que todos os outros turistas. Os ônibus da CVC me lembram uma granja. Despejam turistas em lugares definidos que desovam lá os seus dindins. Todos passeiam, almoçam e visitam os mesmos lugares. E é aí que eles ganham dinheiro. Levam você por um preço mais em conta, mas recuperam quando levam todos ao mesmo restaurante (que mantém convênio). Viajar é mais do que isso. Pesquise lugares que lhe interessam antes de viajar. Muitos deles você pode ir de ônibus, Van. É uma maneira de andar junto com os moradores, viver um instante como eles vivem. Em ônibus com ar condicionado e um guia você está limitado. E seu destino é certo: gastar, gastar e gastar.

Alugue um carro.
Fácil e barato. Com 60 reais a diária mais 50 reais de gasosa você faz a festa. Alugamos um fiesta por 4 dias e conhecemos tudo o que deu vontade: Porto Seguro, Cabrália, Belmonte, Arraial D'Ajuda, Trancoso e fomos até a Praia do Espelho. Em todo lugar ficamos o tempo que deu vontade. Livres. Em um passeio por operadora, o seu tempo está cronometrado. Vai perder o por do sol porque o motorista está atrasado. Oras, você já passa o ano inteiro atrasado, cumprindo horário. Vai fazer isso na sua folga? É melhor andar de ônibus de linha sem horário, andar sem destino a pé do que ficar à mercê do sr. guia recolhendo o rebanho.

Passeios comprados
Alguns lugares você tem que comprar o passeio, como Recife de Fora e Coroa de Fora. Você pode fazer isso com as próprias operados ou ir direto ao pier (porto). É simples: você paga pela travessia e uma taxa de 10 reais à Capitania. Veja a diferença: um casal com criança para Recife de Fora pela operadora era 160 reais. Direto no piêr o mesmo passeio saiu por 70 reais (os três!). A diferença é que pela operadora tem almoço incluso na volta. O que significa levar todos os turistas de novo ao mesmo restaurante do passeio de ontem. Nós fizemos um bom café da manhã, levamos um lanche na sacola, fizemos o passeio (maravilhoso!) e na volta almoçamos no centro histórico de Porto Seguro. A economia dá quase uma diária de carro.

Passeio Recife de Fora
É um belo passeio, principalmente para os amantes do mergulho como eu. Mas se informe logo na chegada para fazê-lo. A CVC não faz o passeio em determinadas luas, por causa da maré. Mas pelo porto é possível fazer com a maré alta, onde as piscinas ficam mais cheias. Só não é possível fazer o passeio com mau tempo, pois a Capitania não libera pra ninguém. Se chegar com bom tempo a Porto Seguro, aproveite para colocar este passeio na preferência.

Recife de Fora II
É um parque marinho e devem ser respeitadas algumas regras como silêncio e cuidados com os corais. Ali, como em todo lugar, vai ter alguém querendo vender algum serviço (mesmo em alto mar). No nosso grupo tinha um filmador, que registra tudo e depois vende para os turistas. O cara berrava mais que todos, pegava ouriço na mão pro turista filmar, parecia um playcenter! Proteste e cancele seus serviços caso aconteça isso. É a única maneira deles tomarem uma conduta respeitosa com o lugar. Mas o lugar é belíssimo e vale a pena conhecer.

Trancoso
Planeje sua ida ao final da tarde. O pôr do sol atrás da Igreja é lindo. E é a noite que as casas de Trancoso ganham mais charme, com suas decorações e iluminações. Imperdível.

Praia do Espelho
É para os mais aventureiros. Achei a praia maravilhosa, nível de Fernando de Noronha. Para chegar lá, é preciso enfrentar uma estrada péssima, o que já seleciona os visitantes. Ao chegar, ande para a esquerda. É uma praia para ser explorada a pé, sem preguiça ou pressa. Dica valiosa: leve um bom lanche e chegue cedo. Chegar é difícil, então fique bastante tempo. No por do sol já não tem mais ninguém. Os restaurantes do local são caros. No caminho há poucas opções. Abasteça a mochila com água e comida.

O Baiano.
Esse sim vale a pena dedicar o seu maior tempo em conhecer. É um povo alegre, simpático, acostumado a ver turistas passarem aos montes pelo seu quintal. O começo do Brasil é ali, e não conheço lugar mais apropriado para definir o nosso povo. Ao entrar nos lugares (ônibus, padaria), cumprimente as pessoas. E deixe as histórias virem até você. Eles adoram viajar da maneira contrária: conhecendo de onde você veio. Levar lembrancinhas da sua terra é uma maneira gentil de agradecer por um bom papo ou dica.

Os índios
Imperdível. Os índios que estão hoje em suas vilas modernas, com antena parabólica e telhado de eternit são descendentes diretos dos índios da época de Cabral: os Pataxós. No centro da Aldeia em Coroa Vermelha tem um museu, uma feira e muitos índios dispostos a dividir um dedo de prosa com você. Um ótimo lugar para levar lembranças para os amigos (mais barato que a Passarela do Descobrimento em Porto Seguro e com artesanato local). Ali foi rezada a primeira missa no Brasil.

A volta
Se você comprou um pacote pela operadora, fique atento aos horários do vôo. Eles geralmente fretam um avião em horários alternativos. Nossa volta foi as duas da manhã. Mas no aeroporto não existe nenhuma estrutura para receber aquele bando de turistas espalhados pelo chão com suas bagagens e berimbaus. Como este é um passeio muito comum de famílias com idosos e crianças, prepare-se da sua maneira para ficar algum tempo de madrugada no aeroporto com algum conforto, para que isso não estrague seus dias de descanso e alegria vividos até ali.

A Bahia é linda. Respeite a cultura do lugar.

239 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil