Lourdes Neves Curcio
tem 59 anos, mora em Barra Mansa-RJ, já enviou 12 dicas, já enviou 1 foto

Minhas Fotos (1)

Bertioga (1)
  • Riviera de São Lourenço
    Bertioga

Minhas Dicas (12)

Belo Horizonte (1), Brasília (1), Curitiba (1), Florianópolis (1), Fortaleza (1) e outras 7 dicas
Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo
Santos Esteve lá com amigos em Fevereiro/2012 e achou Excelente!

Percorrendo toda a baixada santista, devo admitir que fiquei fascinada com as praias e os patrimônios históricos e culturais de Santos e São Vicente. Nesta última, a mais antiga cidade do Brasil, visitei a Matriz de São Vicente e a Ponte Pensil, que faz divisa com o município de Praia Grande, de onde se avista toda a Baía de São Vicente. Dando continuidade ao passeio por estes cenários de vistas privilegiadas, já no Guarujá eu me hospedei num hotel em frente à Praia da Enseada, com suas águas límpidas e azuis. Bem próximo à orla marítima, estive no Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul, que abriga mais de setecentas espécies de animais aquáticos.

Pela manhã bem cedinho eu caminhava por toda a orla e depois atravessava a ilha de farry boat até Santos, a maior cidade do litoral paulista .
Partindo de Santos, conheci o litoral norte de São Paulo, fiz a travessia de balsa entre São Sebastião e Ihabela, com suas belas praias circundadas de coqueiros, e pude comprovar a beleza do local. Daí prossegui para Caraguatatuba e Ubatuba. Esta é de fato uma região que reverencia a natureza, dada a sua extrema beleza.

17 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Bahia - Costa do Descobrimento e Trancoso - Sorria! Você está na Bahia!
Porto Seguro Esteve lá com a família em Janeiro/2005 e achou Excelente!

Falando um pouco sobre o nordeste brasileiro, cito agora a denominada Costa do Descobrimento, a histórica Porto Seguro, ao sul da Bahia, o famoso Berço da Colonização Brasileira, de onde provêm as primeiras páginas da história do Brasil. O centro histórico da cidade, conhecido como Cidade Alta, conserva ainda boa parte dos monumentos indicativos do local e do tempo em que a história do país começou a ser construída.

Confesso que me diverti bastante em meio ao alegre povo baiano, ao som de muito axé e da tradicional capoeira. Para conhecer um pouco dos resquícios históricos da época do descobrimento existentes na região, visitei belas igrejas, museus e monumentos seculares; estive presente junto à cruz onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, no município vizinho de Santa Cruz Cabrália; experimentei o sabor exótico do acarajé e me surpreendi com as lindas praias locais, baías e enseadas. Na badalada noite baiana, assisti ao lual do Barramares, grande centro de lazer de Porto Seguro, em cuja praia se concentra um grande número de turistas e é só agito o dia todo, com muita disponibilidade de esportes, lambaeróbica e música baiana, além de restaurante com comida típica baiana e cozinha internacional. A Cabana Toa-Tôa também é uma outra grande atração da cidade, abrigando os banhistas durante o dia e proporcionados animadas festas noturnas. Perambulei pela Passarela do Álcool, o point local famoso por suas bebidas típicas, suas barracas superlotadas, seu variadíssimo artesanato, entre muitas outras atrações.
Depois de tantas atividades eu retornava ao hotel para descansar e adormecer ao som das ondas do mar. Por Seguro é isso: belas praias, alegria, energia e vibração em altíssimas doses. Inclusive, ao viajar para lá, devo dizer que achei super original a placa exposta bem na divisa do estado do Espírito Santo com a Bahia, a qual contém os seguintes dizeres: Sorria, você está na Bahia!

Valeu a pena também dar uma chegadinha até o vilarejo de Trancoso, próximo a Porto Seguro, para conhecer suas praias paradisíacas, suas falésias, seu coqueiral, seu artesanato e suas belas pousadas e restaurantes, um local ideal para quem procura descansar, relaxar e curtir as belezas da natureza.

3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Capital Ecológica e Litoral Paranaense
Curitiba Esteve lá com a família em Fevereiro/2003 e achou Excelente!

Seguindo em direção à região sul do Brasil, visitei o estado do Paraná e fiquei admirada com a capital Curitiba, cidade que prima pelo modernismo de sua arquitetura, pela impecabilidade de suas vias públicas muito limpas, pelo domínio do verde, pelo zelo e preservação do meio ambiente. Na denominada Cidade Modelo e Capital Ecológica, tive a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame, o Parque Tanguá, o Centro Cívico, a Rua Vinte e Quatro Horas, o Museu Oscar Niemeyer e o tradicional bairro italiano de Santa Felicidade.

Aliás, foi num dia de carnaval que passei horas de alegria e descontração durante um animado jantar dançante numa churrascaria do referido bairro, ao som de famosas marchinhas carnavalescas.
Ainda em Curitiba realizei uma inesquecível viagem pelo Serra Verde Express, trem que percorre a centenária ferrovia construída junto a penhascos em plena Mata Atlântica, descendo a Serra do Mar, de onde se descortina um cenário simplesmente magnífico. Uma obra suntuosa, capaz de proporcionar ao turista uma nova surpresa a cada curva feita pelos muitos vagões coloridos do trem.

A viagem me fez recordar meus tempos de infância, quando eu me sentia muito feliz em embarcar no trem que na ocasião ainda passava pela minha cidade natal, fazia desembarque em várias estações e tinha como destino final o Rio de Janeiro.
Já quem opta pela rodovia ao fazer o percurso supracitado, tem a oportunidade de trafegar pela Estrada da Graciosa, entre Curitiba e Morretes, e curtir as muitas belezas proporcionadas pela natureza, uma vez que a estrada atravessa o trecho mais preservado da Mata Atlântica.

Descendo na cidade de Morretes, saboreei o barreado, delicioso prato típico local à base de carne e farinha de mandioca que recebeu este nome por ser preparado em panela de barro vedada, e cheguei em seguida à cidade portuária de Paranaguá, no litoral paranaense. Depois de conhecer o porto e a cidade de Pontal do Paraná, fiz a travessia de barco para a Ilha do Mel, um cenário idílico formado por lindas praias e muitas trilhas, cujo número de veranistas é limitado visando à preservação da ilha.

12 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Litoral e Serra Catarinense
Florianópolis Esteve lá com a família em Fevereiro/2004 e achou Excelente!

Percorrendo a região sul do país, cheguei à famosa cidade do litoral do estado de Santa Catarina: Balneário Camboriú, a Maravilha do Atlântico Sul. Aliás, a cidade faz jus à cognominação que recebe, pois suas praias são realmente belíssimas. Noite badaladíssima, muita animação, gente bonita, muitos barzinhos, restaurantes, muita música, muitos brasileiros e muitos argentinos também.
Dando continuidade ao city tour por esta região privilegiada pela natureza, visitei a colônia alemã de Blumenau, onde pude apreciar suas típicas construções européias, vi o Rio Itajaí-Açu que corta toda a cidade e percebi que a cidade da Oktoberfest é guardiã das influências de seus colonizadores europeus.
Conheci ainda Joinvile, Bombinhas, Itajaí, Brusque, Penha e o Beto Carrero World, maior parte multitemático da América Latina.
Após toda essa grande diversidade de praias e montanhas, segui para a capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, que já nas proximidades da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, é capaz de oferecer a quem a visita uma paisagem pitoresca na qual o azul do céu e do mar se confundem com total peculiaridade e requinte. Adentrei pelo Centro Histórico da capital catarinense, pela Praça XV de Novembro, visitei a Igreja Matriz e subi até o Mirante da Lagoa da Conceição, que propicia a visibilidade de todo aquele cenário deslumbrante, toda a cidade em meio às praias, ilhas e muito... muito azul. Descendo do Mirante, passei pela Avenida Beira Mar e cheguei à Praia da Joaquina, ponto de encontro dos grandes campeões mundiais do surf, na qual eu ficava horas a fio admirando aquele local paradisíaco. Por tudo isso, eu acho que esta é realmente a Ilha da Magia.
Rumo a serra catarinense, cativou-me o charme de Lajes e São Joaquim, cidades circundadas de araucárias que conferem beleza e originalidade à região na qual é possível respirar o revigorante ar da montanha e, durante o inverno, ter o privilégio de ver a neve deslizar, espetáculo que ocorre anualmente, fazendo com que a localidade seja a mais fria do Brasil.

A Serra do Rio do Rastro é também um outro componente desse mosaico de atrativos que é o estado de Santa Catarina; a rodovia, que liga a região serrana ao litoral, é caracterizada por muitas matas e cachoeiras, subidas íngremes e curvas bastante fechadas, proporcionando uma visão espetacular de pontos mais elevados dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Diante de tudo isso devo admitir que esta foi para mim uma viagem muito especial, pois apreciei por demais as inúmeras belezas e diversidades do estado de Santa Catarina.

4 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Goiás - O Coração do Brasil
Goiânia Esteve lá com amigos em Julho/2012 e achou Excelente!

Na região centro-oeste do Brasil, tive a oportunidade de viajar pelo estado de Goiás, o coração do Brasil, onde me hospedei a princípio na cidade de Caldas Novas, o paraíso das águas termomedicinais. A estância durante o ano todo oferece aos visitantes suas águas aquecidas pelo solo, cujos poderes terapêuticos são comprovados, inclusive no alívio do stress e na tranquilização da mente. Muito prazeroso permanecer, a qualquer hora do dia ou da noite, nas piscinas com duchas de águas termais disponibilizadas por toda a rede hoteleira da cidade.
Depois de desfrutar dessas fontes de águas salutares, passei pelo Rio Quente Resorts, um fabuloso complexo turístico que proporciona muita diversão para todas as faixas etárias.
Continuando minha trajetória pelo estado de Goiás, segui para a capital Goiânia, com sua urbanização privilegiada, suas praças floridas e suas avenidas arborizadas. Aliás, a cidade é um belo exemplo em termos de preservação do verde e ostenta o título de uma das capitais mais arborizadas do mundo. Conheci então o Museu Goiano, o Estádio Serra Dourada, a Feira da Estação, a Praça da Vaca Brava, a Praça dos Flamboiãs e o Bosque dos Buritis, sendo que estes três últimos se resumem em exuberantes áreas verdes predominando bem ali no centro da grande metrópole e presenteando a todos com um ambiente de puro aconchego, beleza e bem-estar.
No percurso entre as cidades goianas, tive a oportunidade de apreciar o cerrado, vegetação típica da região que some de vista, um imenso tapete verde que torna a paisagem bastante especial. Em todas as cidades por onde passei notei que o pequi é utilizado abundantemente no preparo de diversos pratos da culinária local, assim como o tradicional arroz com pequi.

Bem próximo dali, no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, confesso que foi muito emocionante para mim poder render graças e dar meu testemunho de fé perante a imagem do Pai, participar da Santa Eucaristia e integrar aquela multidão de fiéis presentes ao Santuário para adorar, louvar, bendizer e agradecer a Deus.

51 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Preciosidades Mineiras
Belo Horizonte Esteve lá com amigos em Abril/2011 e achou Excelente!

A paisagem panorâmica da capital mineira, Belo Horizonte, com seus vales e montanhas, a Praça da Liberdade e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, se destaca de uma forma bastante especial. Bem lá do alto do Bairro das Mangabeiras, pude descortinar parte dessa paisagem exuberante. Na tradicional Feira de Artesanato da cidade, sempre movimentadíssima, pude encontrar uma variedade de produtos, inclusive da típica culinária mineira.

Em Cordisburgo visitei a histórica Gruta de Maquiné, com suas formações rochosas misteriosamente originais. A gruta, composta pelas mãos habilidosas da natureza, apresenta formatos inusitados que vão sendo decifrados de acordo com a imaginação de quem os observa. Ainda na cidade, conheci os cenários da vida e obra do grande escritor mineiro Guimarães Rosa, autor de Grandes Sertões Veredas.

18 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Rota do Verde e das Águas e Rota do Sol e da Moqueca - Litoral Capixaba
Vitória Esteve lá com a família em Fevereiro/2012 e achou Excelente!

Viajando pelo sudeste brasileiro, percorri as denominadas Rota do Verde e das Águas e Rota do Sol e da Moqueca e conferi o que há de mais belo na região, que são as praias de Vitória, Vila Vella, Guarapari, Marataízes, Iriri, Piúma e Anchieta. Em Vila Velha, considerada o Berço da Colonização do Estado do Espírito Santo, subi até o Convento de Nossa Senhora da Penha, maior patrimônio histórico e religioso do estado, localizado numa altitude tal que permite a visão ampla e esplendorosa da cidade e também da capital Vitória.

Um verdadeiro espetáculo! Bem em frente ao Convento, destacam-se duas majestosas palmeiras, símbolos que significam dois momentos importantíssimos da vida de Nossa Senhora: a anunciação do Anjo Gabriel de que ela seria a Mãe de Jesus e a sua coroação como Rainha Assunta ao Céu.

A cidade de Vila Velha, a mais antiga do estado do Espírito Santo, além de ser a sede da Fábrica de Chocolate Garoto, possui belas praias, como a da Costa e da Sereia, onde fica a Pedra do Sapo, bem próxima à região nobre do município, na qual está localizado o Farol de Santa Luzia.

16 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Capital Federal
Brasília Esteve lá com amigos em Dezembro/2011 e achou Excelente!

Viajando pelo Distrito Federal, a sede do Governo Nacional, confesso que foi muito gratificante entrar em Brasília e encontrar todo aquele mosaico de atrativos históricos, cívicos, arquitetônicos e religiosos a céu aberto. Na capital brasileira eu vi de perto as obras do arquiteto Oscar Niemeyer presentes em cada um dos cantos da cidade. Um valioso conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico!

Estive na Catedral Metropolitana de Brasília, com seus três arcanjos que dão a impressão de estar sobrevoando o interior da igreja. Visitei, posteriormente, a Igreja Dom Bosco, com seus preciosos vitrais em tons azulados, e também os principais monumentos da cidade: Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Palácio do Itamarati, Palácio do Buriti, Palácio do Jaburu, Palácio da Justiça, Praça dos Três Poderes, Biblioteca Nacional, Lago Paranoá, Monumento dos Candangos, que faz memória aos trabalhadores de diversos estados brasileiros que atuaram na construção desta que é a quarta maior cidade do país, Estádio Mané Garrincha, Memorial JK, uma homenagem ao idealizador e fundador de Brasília, o então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, e a Torre de TV, inaugurada em 1967, que mede duzentos e vinte e quatro metros de altura e possui um mirante panorâmico com setenta e cinco metros de altura e capacidade para cento e cinquenta pessoas, do qual se tem a visão completa da cidade e de seu entorno.

Diante de todo aquele cenário eu tive a sensação de estar voltando no tempo e me reportando aos bancos escolares, quando ouvia com muito interesse os ensinamentos dos professores de história.
Brasília prima pela organização e harmonia de sua arquitetura e urbanização; é uma cidade grande, moderna e cosmopolita, milimetricamente planejada em todos os seus pormenores.

18 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cataratas do Iguaçu - Imperdível!
Foz do Iguaçu Esteve lá com a família em Fevereiro/2006 e achou Excelente!

Cheguei a foz do iguaçu e me deslumbrei com o parque nacional do iguaçu, com suas maravilhosas cataratas formadas por altíssimas e numerosas quedas d?água, uma paisagem de tirar o fôlego que extasia visitantes do mundo inteiro. lá eu vi turistas de diversos países, inclusive, bastante orientais. muitos quatis também transitam pela descida até as pontes que permitem a proximidade com as cataratas.

Seja deslizando no macuco safári sobre aquelas águas abundantes ou sobrevoando de helicóptero as fascinantes quedas ou até mesmo admirando da passarela aquele espetáculo à parte da natureza, as pessoas se surpreendem com todas os atrativos que o parque proporciona. motivos não faltaram para as cataratas do iguaçu terem sido eleitas pela unesco, entre tantos locais do mundo todo, como uma das sete maravilhas da natureza. por tudo isso, a cidade de foz do iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre brasil, paraguai e argentina, é considerada uma das mais visitadas por brasileiros e estrangeiros.

A hidrelétrica de itaipu com sua monumental iluminação noturna é também uma extraordinária atração proporcionada pela cidade.

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Suíça Mineira
Monte Verde Esteve lá com amigos em Abril/2012 e achou Excelente!

Se alguém me perguntasse se existe um pedacinho do paraíso dentro do estado de Minas Gerais, eu diria que sim e que este lugar se chama Monte Verde. Espalhada pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Serra da Mantiqueira, a uma altura de mil e seiscentos metros do nível do mar, registrando temperaturas negativas durante o período do inverno e proporcionando uma paisagem semelhante à dos Alpes Suíços, Monte Verde é puro charme! Seus hotéis e pousadas requintados, dispondo de lareiras, lençóis térmicos, piscinas aquecidas e cobertas e até mesmo de bosques com esquilos, bem como as suas construções em autêntico estilo alpino, resumem-se num convite irresistível para quem quer curtir as delícias da serra, aliadas a um extraordinário visual, a uma diversidade de modalidades esportivas e a uma gastronomia impecável; o que não faltam no local são aconchegantes barzinhos, cafeterias, rodízios de fondue e até mesmo uma Fábrica de Chocolate localizada bem próxima ao aeroporto.

Imperdível o city tour a bordo do trenzinho, com guia turístico, para melhor conhecer Monte Verde, ouvir sua história e visualizar seu cenário pitoresco repleto de hortênsias, araucárias e demais espécies de pinheiros delicadamente ornamentados pelo branco da névoa.
Tudo isso é Monte Verde, a Suíça Mineira, uma partícula da Europa em pleno território mineiro!

10 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Belezas da Serra Gaúcha
Gramado Esteve lá com a família em Fevereiro/2008 e achou Excelente!

Ao atravessar a ponte sobre o Rio Pelotas, no Rio Grande do Sul, cheguei na serra gaúcha e desfrutei da sedução de seu clima, suas flores, vales, montanhas, canyons, rios e cascatas. Tudo isso sem falar em seus deliciosos vinhos, chocolates e fondues. É um lugar onde a cultura italiana se faz presente e a larga produção de vinho tem grande influência. Curti todo o garbo de Gramado, a Capital Nacional do Cinema, repleta de turistas, considerada a mais bela cidade serrana do Brasil; entre os variados atrativos por ela oferecidos, destaco o Lago Negro e o Mini-Mundo.

Em Canela, cidade próxima, visitei a linda Catedral de Pedra, com seu estilo gótico britânico, o Parque do Caracol e o Mundo a Vapor.
Em Nova Petrópolis, também nos arredores, fiz um belo passeio pelo Parque Aldeia do Imigrante e pelo Parque das Flores, com seu interessante e divertido Labirinto Verde, todo em cipreste.
Na vizinha Caxias do Sul, visitei a Igreja de São Pelegrino e Vinícola Tonet, uma das muitas existentes na região, onde me inteirei sobre todo o processo de fabricação dos melhores vinhos do Brasil.
Na cidade de Bento Gonçalves visitei o Vale dos Vinhedos, a Vinícola Cordelier, os imensos parreirais de uva e as construções históricas e centenárias da colonização italiana.
Após conhecer Bento Gonçalves, parti para a Capital Nacional do Espumante, a bela Garibaldi, que se sobressai pela arquitetura histórica.

Todo o matizado das hortênsias em abundância, dos jardins ornamentados com flores multicoloridas e dos vastos campos de araucária conferem a serra gaúcha um toque especialíssimo de beleza, originalidade e requinte.

3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Ceará, a Terra da Luz! - Fortaleza. Vale conhecer!
Fortaleza Esteve lá com amigos em Maio/2010 e achou Excelente!

Visitei a mais moderna das capitais nordestinas e quinta maior cidade do Brasil, Fortaleza, e posso afirmar que este é sem dúvida um paraíso de muito sol e verdes mares. Exemplo disso são as muitas preciosidades que lá encontrei, como a Praia de Iracema, a Praia do Meireles, a Praia do Futuro, a Ponte dos Ingleses, a Avenida Beira-Mar, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, localizado na Praia de Iracema, um arrojado complexo de entretenimento que reúne cinemas, teatro, salas para exposições, bares e até um planetário.
Fortaleza é o tipo do lugar que você conhece, não esquece e quer voltar. Tudo é muito bonito: o mar que parece não ter limite, as dunas, as jangadas e as estátuas de Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, imortalizada pelo grande escritor cearense José de Alencar. Como era bom ficar lá do alto da sacada do quarto do hotel admirando a vista noturna da cidade; as luzes coloridas, intensas e infinitas da grande metrópole contracenando com as luzes tímidas das aeronaves cortando o céu de quando em quando.

Saindo de Fortaleza e seguindo viagem pelo litoral, além das cidades de Aquiraz, Aracati e Cumbuco, estive também em diversas outras como Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Paracuru, Eusébio, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icaraí, um belo percurso matizado de muito verde e muito azul e realçado pelo brilho do sol refletido nas abundantes águas do mar.

3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil