Fernando Sant'Anna
tem 41 anos, mora em Santa Maria, RS, já enviou 8 dicas, já publicou 39 fotos

Minhas Fotos (39)

Porto Seguro (8), Santa Maria (8), Foz do Iguaçu (5), Garopaba e Ferrugem (4), Pelotas (3) e outras 11 fotos
  • UFSm
    Santa Maria
  • Jardim Botânico da Ufsm
    Santa Maria
  • Frei Pança
    Santa Maria
  • Museu Gama D'Eça
    Santa Maria
  • Praia de Imbé
    Imbé
  • Ceclimar
    Tramandaí
  • Gruta de Nova Esperança do Sul
    Santa Maria
  • A Princesinha do Sul
    Pelotas
  • A Princesinha do Sul
    Pelotas
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro baixa Temporada parte 2
    Porto Seguro
  • Porto Seguro
    Porto Seguro
  • Porto Seguro
    Trancoso
  • Cidade Baixa
    Porto Alegre
  • Templo Budista
    Foz do Iguaçu
  • Luau das Cataratas
    Foz do Iguaçu
  • Cataratas
    Foz do Iguaçu
  • Parque das Aves
    Foz do Iguaçu
  • Parque das Aves
    Foz do Iguaçu
  • Pintura na Biblioteca Municipal
    Santa Maria
  • Praia da Ferrugem
    Garopaba e Ferrugem
  • Uma lida paraça
    Gramado
  • A praia
    Garopaba e Ferrugem
  • Criadouro São Braz
    Santa Maria
  • Centro de Tramanda
    Tramandaí
  • Local da Primeira Missa no Brasil
    Porto Seguro
  • Passear em Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva
    Trancoso
  • Igreja Nossa Senhora D'Ajuda
    Arraial D'Ajuda
  • Praia da Ferrugem
    Garopaba e Ferrugem
  • Garopaba
    Garopaba e Ferrugem
  • Parque da Guarita
    Torres
  • Gare da estação ferrea
    Santa Maria
  • Museo da Baronesa
    Pelotas
  • Praia do Rosa
    Imbituba
  • Parque da Redenção / Farroupilha
    Porto Alegre

Minhas Dicas (8)

Porto Seguro (2), Santa Maria (2), Foz do Iguaçu (1), Pelotas (1), Porto Alegre (1) e outras 1 dicas
Ceclimar - O que fazer em Cidreira, Tramandaí, Imbé e Osório.
Tramandaí Esteve lá a dois em Fevereiro/2014 e achou Muito bom

Lagosta viva

Em Imbé tem o Ceclimar (Centro de Pesquisa Marítima da UFRGS). Cheio de exemplares vivos ou empalhados da vida marinha, um enorme esqueleto de Baleia, esqueletos de golfinhos, pinguins empalhados, diversos aquários com peixes, e até lagosta, e o melhor de tudo, a apresentação do Leão Marinho. Outra boa dica é fazer o passeio de barco na lagoa, demora mais ou menos 1 hora, preço por pessoa R$ 20,00. Ainda em Imbé visitamos a confeitaria Barrufi, com inúmeras variedades de tortas e salgados, vale a pena para conhecer e se deliciar. Em Tramanda, visitamos o Museu Abrilina Hoffmeister, que conta um pouco da saga dos Açorianos, na colonização do litoral gaúcho, com muitas fotografias, vestimentas e utensílios da época. Para comer em Tramanda recomendo o restaurante Pouso Novo, oferecendo salmão ao molho de maracujá, salmão com molho gorgonzola, e até Paeja de frutos do mar, além de muitos grelhados e iguarias diversas; também tem o Keiko Sushi, bom e barato. 


Em Osório visitamos o Parque Histórico General Osório, uma grande e bem arborizada área, com uma linda pradaria, e construções antigas onde da pra ver a casa em que o General Osório nasceu, com vários utensílios e moveis da época. Há também uma mini réplica do Barco Seival; uma casa de armas, tanques e canhões de guerra, e para quem quiser acampar ou passar o dia, tem camping e churrasqueiras

15 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Gruta Nossa Senhora de Fátima - Um dos lugares mais incriveis do Rio Grande
Santa Maria Esteve lá com a família em Janeiro/2014 e achou Excelente!

Nova Esperança do Sul, fica mais ou menos a 150 km de Santa Maria, um pouco antes de se chegar a Santiago. A principio o lugar não promete nada, é um balneário bem simples, com infra-estrutura modesta, mas ao seguirmos o caminho da gruta, já nos admiramos na entrada, pois é uma caverna (um túnel de pedra), com um caminho escuro e úmido, e no final chegamos a enorme gruta central, onde existe uma espécie de Igreja improvisada, com bancos de madeira, algumas imagens de Santo, e da pra ver o sol entrando por uma enorme fenda no teto , uma visão realmente fora do comum. Mais à frente existe outra caverna, bem mais estreita e escura, daí sim a gente se sente numa aventura, passando pelas rochas, em fendas estreitas, lugar mal iluminado e muito úmido.Como se não bastasse Nova Esperança ainda nos brinda com uma cascata lindíssima a Véu de Noiva, muito alta, e com um belo lago para nadar. Pude subir nas pedras atrás da cascata e deitar nelas, e ver a água caindo lá de cima, realmente uma experiência repleta de paz, quase espiritual, que nos faz agradecer a Deus por toda essa natureza. Ainda existem outras cascatas e grutas no lugar, que desta vez não conseguimos explorar pelo adiantado da hora, mas com certeza visitar as grutas e cascatas de Nova Esperança, é um roteiro obrigatório para quem quer conhecer melhor o Rio Grande, pois este lugar se não o mais belo de nosso Rio Grande, com certeza fica entre os primeiros.

5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

A Princesinha do Sul - Pelotas além dos doces
Pelotas Esteve lá a dois em Abril/2012 e achou Muito bom

Prefeitura municipal

Passando por Pelotas imperdível é tomar um delicioso café expresso no Cafe´Aquerios, lugar de encontro do pessoal da velha guarda da cidade, mas também frequentado por estudantes. Para comer e beber o lugar mais conhecido é a a Chopperia Cruz de Malta, com suas torres de chopp e seus grossos filés (mas o preço é bem salgado), uma opção barata são os cachorrões na Bento Gonçalves ou se não o Circus na frente da universidade Católica (que pra mim é o melhor). A o lugar obrigatório é o bar João Gilberto, que reúne gente dos 18 aos 70, com pop, rock e pagode, tudo misturado na mesma noite, além de boa bebida e comida (pra mim o melhor barzinho do interior do estado). Um lugar legal de visitar também o Museo da Baronesa, que conta um pouco da aristocracia gaúcha do seculos passados. 


Lugar para comprar rupa barata é a Brascon, e doces você vai encontrar por toda parte, principalmente no centro e realmente são deliciosos, além disso Pelotas tem muitas praças bonitas para se passear e relaxar. E é claro se for a Pelotas principalmente no verão vale a pena visitar o Laranjal, um grande balneário com boa infraestrutura entorno da lagoa dos patos.

32 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Porto Seguro baixa Temporada parte 2 - Porto seguro na baixa temporada
Porto Seguro Esteve lá a dois em Agosto/2013 e achou Excelente!

Centro histórico P Seguro

Visitando Porto Seguro um passeio imperdível é a Praia do Espelho, realmente linda, mas tem que ir antes da maré subir, se não perde de ver as falésias. Alugamos um carro e visitamos Santa Cruz de Cabralia por conta e foi fria, não vale a pena, se estiver a 2 melhor comprar os passeios das agências, carro só se estiver com mais gente. Outro lugar imperdível é o Memorial do Descobrimento, onde existe uma réplica em tamanho real da nau de Cabral, e a gente fica conhecendo um pouco melhor nossa história. Infelizmente não visitamos o Recife de Fora nem Abrólios, mas fica pra próximo. 


Realmente Porto Seguro é um ótimo lugar para conhecer, com ótima infraestrutura, mas se for pra optar melhor ficar em Arraial D'Ajuda, pois a noite é mais animada e tem praia mais perto. De resto é dizer que a Bahia é linda e o povo muito simpático e hospitaleiro.

25 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Porto seguro baixa temporada parte 1
Porto Seguro Esteve lá a dois em Agosto/2013 e achou Excelente!

Trancoso

Fomos a Porto Seguro em agosto de 2013, pela CVC, e realmente o lugar é lindo, ficamos próximo a Passarela do Álcool, lugar da junção e da muvuca da cidade, cheia de lojinhas de artesanatos e restaurantes, pena que tudo fecha cedo, pelo menos na baixa temporada, depois das 23 era difícil achar algo aberto. O artesanato é bem legal, e o preço superacessível, mas os ?promouters? dos restaurantes são especialmente chatos, querem te mostrar o cardápio e ler o menu de qualquer jeito (pra mim foi a pior parte da viagem). Já como Porto Seguro não tem praia, o negócio é fazer os passeios pelas agencias, contratamos a Axé, pois o vendedor foi muito simpático, e fizemos um passeio a Trancoso e Arraial D'Ajuda, onde o guia Adelito foi muito atencioso e divertido. Trancoso é muito bonito, mas os preços no Quadrado não chamam a atenção, depois almoçamos na barraca do Zé Barbudo, se prepare para gastar no minimo uns R$ 150,00. Uma passada por Arraial, que achei muito melhor e bem organizado que Porto Seguro, que e acabamos voltando outro dia para passar a tarde e jantar no restaurante do Buda, onde fomos muito bem atendidos e comemos um bobó de camarão delicioso.


 No City Tour da CVC visitamos o centro histórico, muito legal, onde a guia Sandra nos contou a história da cidade e do Brasil, depois fomos a Coroa Vermelha, pra mim o melhor lugar para banho da orla, e também onde existe a aldeia Pataxó, com um artesanato variadíssimo e muto bonito.

34 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cidade Baixa - Tour relax na Capital do Gaúchos.
Porto Alegre Esteve lá a dois em Dezembro/2012 e achou Muito bom

Catedral Metropolitana

A ultima vez que estive em porto Alegre foi num final de semana de dez.2012, e aqui vão algumas dicas para aproveitar bem a cidade em pouco tempo. Como a cidade é grande, para se situar é bom fazer primeiro um city tour, onde te indicam os principais pontos da cidade, e da pra conhecer bem os pontos turísticos de POA. A cidade é cheia de parque e praças, que ficam cheios no final de semana, os mais legais e movimentados são o Parque da Redenção, onde as famílias e pessoas de todas as tribus se juntam para curtir um sol, caminhar e relaxar; onde aos domingos tem uma grande feira de artesanato, chamada feira da redenção, que é programa clássico dos portoalegrense; outro programa de portoalegrense é tomar um suco na lancheria do parque que fica ali perto. Outro parque bem legal é o chamado Parcão, que fica no bairro Moinhos de Vento, e é frequentado por uma galera mais sofisticada. No fim de tarde, vale a pena curtir o famoso Por do sol no guiaba na Usina do Gasomêtro, que fica a beira de um dos cartões postais da cidade, o rio Guaiba. 


A noite a bohemia se concentra na chamada Cidade Baixa, repleta de bares e restaurante, bem movimentada todos os dias da semana, e para mim os melhores são o Pinguim, O Cavanhas com seu Fantástico Bauru e o Copão. E Para quem gosta de balada tem a João Alfredo com suas boates.

38 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Quarta Colônia de Imigração Italiana - Atrativos da Quarta Colônia
Santa Maria Esteve lá a dois em Julho/2012 e achou Excelente!

Na região central do Rio Grande do Sul, entorno de Santa Maria, existem várias pequenas cidade que fazem parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, e são repletas de atrativos. No inverno o forte é a gastronomia com restaurante e cafés colônias, sendo o meu preferido o do Produtos Colonias da Terra, em Agudo, na RSC 287, Km 185, bom e barato em torno de R$ 15,00 por pessoa, e com um delicioso suco natural de morango, inigualável.


 Em Silveira Martins ali próximo também existe um café colonial, mais sofisticado e um pouco mais caro; também em Siveira Martins existem muitas cascatas e balneários, uma das melhores é a Cascata do Mezzomo, com águas geladas e bastante verde; dos balneários o melhor é o Baggio, com melhor infraestrutura, e existe também o ouro Verde, bastante frequentado pelo pessoal da região, mas o melhor da região é o de Nova Palma, que lota no verão, e dizem tem o melhor carnaval da região. Para jantar existem bons restaurantes na localidade de Val de Buia. Outro bom lugar para se visitar é Vale Veneto, principalmente no inverno em meados de agosto, quando ocorre o festival de musica, e são promovidos fartos almoços e jantares para os turistas. Mas para mim a cereja do bolo é O Jardim das Esculturas, na localidade de São João dos Mellos em Nova Palma, onde existe um Jardim repletos de esculturas enormes com temas budistas. 

Realmente um lugar para encantar os olhos, pela sensibilidade e perfeição do artista.

9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cataratas do Iguaçu - Citytour, Puerto Iguazu e Cataratas
Foz do Iguaçu Esteve lá a dois em Dezembro/2013 e achou Excelente!

Viagem de dois dias e uma noite a Foz do iguaçu, em dezembro de 2013. Antes de viajar pegamos as dicas aqui no site, o que nos ajudou em muito a uma viagem perfeita. A boa dica foi fazer os passeios da Loumartur, bons preços e excelente atendimento. Fizemos o city tour, que nos levou ao Marco das três Fronteiras, Mesquita Árabe e Templo Budista. o Marco e o Templo são realmente imperdíveis sendo que o Templo é lindissímo, já a Mesquita como estava fechada, não foi tão interessante assim. optamos por não visitar o Paraguai, por nossa intenção ser curtir e descansar. A noite outro passeio da Loumar, Argentina Bohemia. Fomos ao Ice Bar, um lugar bem louco e divertido (recomendo), onde se parece estar no polo norte. Mais tarde dar uma caminhada pelo calmo, e agradável centro de Puerto Iguazu, repletos de ótimos bares e restaurantes, o que achei mais legal foi a Cerveteca, as lojas de artesanato e roupas são bem legais, já a feirinha, achei muito bagunçada e suja (não recomendo). No ultimo dia, fomos as Cataratas, realmente um dos lugares mais lindos da terra, e sem explicação. Já o Parque das Aves, não me chamou muita atenção, por não curtir muito aves. Por fim só tenho a dizer que o pessoal de Foz e Puerto Iguazu, é muito atencioso, e bem educado (pelo menos com a gente foi assim).

95 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil