Thais
tem 33 anos, mora em Rio de Janeiro, já enviou 1 dica

Gramado é especial..
Gramado Esteve lá a dois em Fevereiro/2013 e achou Excelente!

Fui à Gramado com meu noivo no período do carnaval, entre dia 09/02 ao 14/02/2013. gramado é um lugar fantástico, nem parece que fica dentro do brasil, rsrs. bom, recomendo que fique em gramado por uma semana, acredito que seja o suficiente para conhecer a cidade e as redondezas (canela, nova petropolis, bento gonçalves, caxias do sul).

No 1º dia, chegamos no aeroporto de porto alegre por volta de 12h. fomos buscar o carro (recomendo que alugue carro), indico a bm locadora, e seguimos para a estrada, o trajeto de porto alegre à gramado fica em torno de duas horas(fizemos o trajeto porto alegre-taquara-gramado). chegando em gramado fomos atrás de uma agência de turismo para fechar os passeios do tour da uva e noite gaucha. com relação a noite gaúcha, as agências fornecem o transporte mais os ingressos, sendo o mesmo valor se você for por fora. em seguida, fomos até a aldeia do papai noel, uma graciiinha! mas acredito que as crianças irão curtir mais! depois fomos até o lago negro, lugar lindo, com suas árvores encantadoras! após esses passeios fomos até a pousada vovó carolina, fazer o check-in. referente a pousada, é muito acolhedora, serviço maravilhoso, café da manhã então, muito bom! sendo que ela fica um pouco afastada do centro(1 km afastado - 2 minutos de carro - 15 minutos a pé), sempre pegavamos o carro à noite. nesse mesmo dia, fomos à noite até a rua coberta, tem um restaurante chamado beirute com muitas cervejas importadas e nacionais, uma delícia! acho que foi o melhor beirute que eu comi até hoje..rsrs!

No 2º dia, acordamos cedo e fomos até o templo budista(maior templo da américa latina), amei, achei o lugar liindo! após, fomos ao zoológico que fica na mesma estrada principal que liga gramado até o templo. o zoo é surpreendente! os pássaros, araras, tucanos, papagaios, ficam soltos. nunca tinha visto um zoológico assim! vale a pena conferir! após esse passeio, fomos almoçar num restaurante a quilo perto da pousada, e partimos para o parque gaucho, achei que não valeu a pena, se puder pular esse passeio, não irá fazer diferença. fomos porque estava uma promoção do zoo, comprava um ingresso e ganhava o outro do parque. depois fomos até mini mundo, uma graça, vendo aquelas miniaturas dos principais lugares do mundo, fiquei fascinada!
E no final da tarde, resolvemos ir até o centro, conhecer as lojinhas, tirar umas fotos na igreja da pedra! nesse dia à noite, fomos a pizzaria dos piratas! muito boa a pizza, é uma delícia e os garçons interagem com os clientes, foi bem engraçado!

No 3º dia partimos para canela, fomos ao parque cascata do caracol conhecer as paisagens e a famosa cascata do caracol, liinda! tiramos muitas fotos, e detalhe, descemos os 760 degraus para ver a cascata de pertinho! nossa esse dia foi bem cansativo, mais valeu super a pena descer os degraus(descanse, leve água e não tenha pressa). você tem uma imagem totalmente diferente da cascata, e fora as belas fotos! após explorar o parque, paramos no castelinho do caracol, e seguimos para o parque terra mágica florybal. o parque é bem bacana, mas crianças ficam bem mais encantadas com todos os bichos que há nele. depois almoçamos em canela, e fomos ao alpen park, muuito divertido! andamos no trenó, montanha-russa e os cinemas. ah, compramos um combo no gramado site, saiu bem mais em conta!
após o alpen park, visitamos a vinicola jolimont ,espetacular ! fica bem próxima ao alpen park, os vinhos são muito bons, vale a pena comprar! porque nem em todos os lugares irá encontrar esses vinhos! para fechar à tarde, visitamos os museus de cera e das motos, muito bacana! compramos um combo dos museus pelo gramado site, 4 museus por r$ 60,00 reais. Saiu mais barato! e à noite, fomos para a noite gaúcha, muito bom!

No 4ºdia fizemos o passeio do tour das uvas mais maria fumaça, conhecemos a fábrica da tramontina, a vinicola salton e garibaldi. esse passeio durou o dia inteiro. foi muito bom andar na maria fumaça, durante o passeio ocorre vários shows típicos da região(shows italianos, gaúchos, teatro).

Há noite, comemos uma sequência de fondue no restaurante st. gallen, se pagar à vista, eles fazem um bom desconto. o preço do fondue perto dos outros restaurantes é incrível, e o sabor maravilhoso, valeu a pena!

no 5º dia fomos conhecer o restante dos museus (carros antigos e super carros) e resolvemos ir até nova petrópolis, conhecer o labirinto verde, praça das flores. nova petrópolis fica bem próximo à gramado (meia horinha). passamos o dia por lá, e depois retornamos até a pousada.

No 6º dia (último dia), durante a manhã fomos ao mundo a vapor (todas as quartas-feiras eles não abrem), visitamos e partimos para estrada rumo ao aeroporto.

Bom, espero que essas dicas tenha ajudado, senti falta de mais dias para visitar bem as outras cidades, como caxias do sul, bento gonçalves, etc. mas conseguimos conhecer os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.