Parque da Serra dos Órgãos (2 dicas, 11 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Trilha suspensa
Enviada por JackENVIE SUAS FOTOS
Trilha suspensa
  1. Trilha suspensa
  2. Parnaso 4
  3. Parnaso 3
  4. Parnaso 2
  5. Parnaso 1
  6. Lindo Quati
  7. A cascata. Lindo passeio!
  8. O lago
  9. O encanto do parque
  10. O lago
  11. Voando por Teresópolis.

Parque da Serra dos Órgãos

Por Editoria Férias Brasil

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos espalha-se pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, somando 20 mil hectares de mata nativa. O belo cenário é formado por cachoeiras e espécies diversas de animais e plantas - 2.800 espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção. E ainda tem a imensas formações rochosas, como o pico Dedo de Deus (1.692 metros) e a pedra do Sino (2.263 metros e ponto mais alto da serra do Mar). 

Paraíso dos aventureiros, o parque oferece a maior rede de trilhas do Brasil - são mais de 200 quilômetros com graus de dificuldade diversos e muitas recompensas nos quesitos cenários, paisagens e detalhes. O parque abriga três sedes; Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. A de Teresópolis, porém, contempla mais atrações como banhos nas piscinas naturais e trilhas de vários níveis.

Entre as leves estão:
. Trilha Suspensa - Construída sobre um antigo aqueduto, a trilha leve permite a observação das copas das árvores, de aves e do paredão rochoso. São 1.300m de caminhada (duas horas ida e volta) sobre piso de madeira e com corrimão. Ao fim, chega-se a cachoeira Ceci-Peri. A volta é pela estrada da Barragem. 

. Trilha do Cartão-Postal - Em dias ensolarados, avista-se parte do conjunto de montanhas e todo traçado da estrada (BR-116) que passa pelo parque. A trilha tem grau de dificuldade moderada e dura cerca de duas horas e meia (ida e volta). 

Outros roteiros exigem mais preparo: o trajeto de 11 km até a Pedra do Sino; e a Travessia entre Teresópolis e Petrópolis, um dos trekkings mais famosos do país, com 42 quilômetros divididos em três dias de aventura, com direito a camping no meio da floresta - é recomendável contratar guias. 

O parque ainda abriga vias para a prática de escalada e rapel. A melhor época para visitar a região é entre os meses de maio e outubro, quando há menos chuva. Já entre novembro e fevereiro, a água das piscinas naturais fica menos gelada. A sede Teresópolis é a mais estruturada para receber visitantes.

  • Obs:

    A agência Atlântica Turismo oferece passeios rumo às trilhas Suspensa e do Cartão-Postal
  • Endereço:

    Av. Rotariana s/n
  • Tel:

    (21) 2642-4072 / (21) 2152-1111
  • Site:

    link para o website

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Parque da Serra dos Órgãos (2)Enviadas por quem já esteve lá

Alto Padrão !!

Sidney Sperduto
Dica enviada por Sidney Sperduto
Esteve lá com amigos em Dezembro/2014 e achou Excelente!
Parnaso 4

Parnaso 4

Parque de alto padrão para se divertir com toda família, impossível pensar em ecoturismo e turismo de aventura e não relacionar ao local. Propício para quem gosta de camping, piqueniques e programações ao ar livre, apresenta fauna bem diversificada toda área de Mata Atlântica, distante aproximadamente 90 quilômetros (ou duas horas) do Rio de Janeiro. Um espaço com as paisagens mais incríveis da região e suas trilhas, mirantes, piscinas naturais e cachoeiras, além de alguns trechos com relevos acidentados, extremamente favorável para quem busca praticar esportes radicais como escalada, rapel e trekking.
45 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Travessia Teresópolis X Petrópolis

Fabricio
Dica enviada por Fabricio
Esteve lá com amigos em Setembro/2012 e achou Excelente!
Se você é aventureiro ou se você não é aventureiro, não deixe de fazer a Teresópolis X Petrópolis. É um marco em minha vida. vencer esta caminhada que separa as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, não é fácil nem para o mais experiente dos excursionistas. Mas, é viver dias de grandes momentos inesquecíveis e difíceis de dizer, somente fazendo a travessia. É um dos lugares mais incríveis do mundo. Não deixe de fazer e leve com você sua/seu acompanhante. Não esqueça de preparar as botas e rumar para uma ótima caminhada.A travessia é claramente dividida em três partes:

1. Bonfim - Morro Açu;
2. Castelos do Açu - Pedra do Sino e
3. Pedra do Sino - Barragem.

Faça valer a pena!!!
55 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em Teresópolis

Mais atrações e informações de Teresópolis