Por Editoria Férias Brasil

As águas transparentes e a diversidade da fauna marinha fazem de Fernando de Noronha um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. No cardápio – que traz alimentos para os olhos e a alma – estão cardumes variados e coloridos, arraias, tubarões, tartarugas, moréias, barracudas, golfinhos, esponjas e corais. A visibilidade chega a 50 metros e a ilha oferece ainda mergulhos noturnos – apenas para credenciados.

Para quem não tem prática, as operadoras locais oferecem o batismo, um mergulho de cerca de 15 metros de profundidade orientado por um instrutor e que inclui os equipamentos, como roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato.

Principais pontos de mergulho

Mar de dentro

Naufrágios

A 62 metros de profundidade, na Ponta da Sapata, a corveta Ipiranga é considerada o naufrágio mais conservado do Brasil. Naufragada em 1983, a embarcação está a 20 minutos do porto. Já na baía de Santo Antônio fica o navio grego Eleane Stathatos, a sete metros de profundidade e afundado nos anos 30. Por estar perto da orla, é possível chegar ao local a nado, podendo ser observado também em mergulho livre.

Laje Dois Irmãos

Fica próxima aos rochedos dos Dois Irmãos, em frente à Baía dos Porcos. São várias formações de pedra incrustadas de esponjas onde há grande quantidade de peixes, arraias-manteiga e até tubarões. A profundidade máxima é de 25 metros.

Buraco do Inferno

Nos arredores da Ilha Rata, a gruta submersa tem formações coralíneas e a profundidade é de 18 metros.

Cordilheira

Próxima ao Buraco do Inferno, a Cordilheira é um paredão rochoso de 35 metros, repleto de arraias-chitas e cardumes diversos.

Cabeço da Sapata

O paredão, nos arredores da Ponta da Sapata, chega a 40 metros de profundidade.

Mar de Fora

Iuias

A laje próxima à Ponta das Caracas tem 24 metros de profundidade e grandes paredes tomadas por esponjas, formando um corredor com peixes, tartarugas e tubarões.

Pedras Secas

O conjunto de rochas que chegam a 15 metros de profundidade oferece excelente visibilidade, além de formações interessantes como cânions e arcos. A fauna reúne barracudas e tartarugas. As Pedras Secas ficam próximas à Enseada da Caieira.

Ilha do Frade

Em frente à praia do Atalaia, a Ilha do Frade tem profundidade de 20 metros.

Ilha do Meio

Os arredores da Ilha do Meio são repletos de tocas e cavernas, com profundidades máximas de 15 metros.

Mais atrações e informações de Fernando de Noronha

Planeje sua ida