Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

25 de Maio de 2017

48 horas em Foz do Iguaçu (PR)

Por Marília Wolff

Para entrar, mulheres precisam usar véu Para entrar, mulheres precisam usar véu (foto: Helcio Alves)
O que fazer em Foz do Iguaçu? Localizada na tríplice fronteira, a cidade paranaense é um excelente ponto de partida para visitar os vizinhos argentinos e paraguaios com facilidade. 

Dá para conhecer Foz em um fim de semana? Não é pouco tempo? Sete dias seriam ideais para conhecer a região, porém, em um fim de semana é possível fazer programas diversos que fazem valer muito a viagem. 

A cidade é famosa, principalmente, por conta das Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, que correspondem a um conjunto de mais de 275 cascatas rodeadas pelos parques nacionais do Brasil e da Argentina. Além disso, a Hidrelétrica Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai), a maior geradora de energia renovável do mundo, é aberta a visitação.

Para circular entre as atrações e as cidades vizinhas há transfers privados, mas também é possível fazer tudo de ônibus - urbano e internacional. Foz não é tão grande e as distâncias até Ciudad Del Este e Puerto Iguazú não chegam a 30 minutos.

Sexta-feira
Tarde
Para quem tem pouco tempo, a dica é fazer um city tour. O Sightseeing é feito em ônibus panorâmico e circula por várias atrações como Templo Budista, Mesquita Islâmica, Hotel Cassino e Marco das Três Fronteiras. Não deixe de descer em alguns pontos, entre ele, o Templo Budista, um lugar calmo, de muita paz, com estátuas belíssimas representando os mais diversos Budas. A tranquilidade do local induz a uma parada reflexiva sobre a vida e seu significado. 

Conhecer uma Mesquita Islâmica foi algo inusitado nessa viagem. Apesar de ser católica, sempre tive curiosidade de conhecer uma mesquita. As mulheres devem entrar de calças e usar um véu (as peças estão disponíveis para empréstimo na recepção). Já o Marco das Três Fronteiras é um lugar interessante, vale a visita pela simbologia.

Noite
Para o jantar, uma boa pedida é a Churrascaria Rafain Show. No cardápio, muitas carnes nobres. Mas, além da refeição, a casa oferece uma interessante programação. O show Latino Americano, faz uma viagem pela cultura e o folclore de oito países - Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, México, Argentina e Brasil. Vale a pena! 

Sábado
Dia
O sábado é dedicado às compras em Ciudad Del Este, no Paraguai. Se for a sua primeira vez por lá, fique atento pois tem muita coisa falsa. Esta fama do país já é bem conhecida, então, evite os camelôs. Prefira as lojas dos shoppings como o Del Este, o Paris e o China, além do Cell Shop. Eles são divididos em vários setores, facilitando na hora de procurar roupas, malas, cosméticos, perfumes, brinquedos, chocolates, bebidas e produtos eletrônicos. 

Noite 
As agências de passeios de Foz vendem pacotes para curtir a noite de sábado na "La Feirinha”, em Puerto Iguazú, na Argentina. É um pequeno centro comercial popular, frequentado por moradores e turistas que se espalham pelos pequenos bares. Escolha um deles, ou siga para os restaurantes nos arredores. Vale a pena comprar produtos regionais na feirinha, como queijos e azeitonas.

Domingo
Manhã
Reserve a o domingo para se encantar com a beleza exuberante das Cataratas do Iguaçu e da região. Visitar o parque nacional é uma experiência única de imersão na natureza. A trilha até as cataratas é bem tranquila e o visual é sensacional. É indescritível a sensação quando nos deparamos com a imensidão das quedas d'água do Rio Iguaçu. Tendo tempo, recomendo visitar também o lado argentino do parque.

Não deixe de levar (ou comprar no parque) repelente, capa de chuva (você vai se molhar quando chegar perto das quedas), capa para proteger o celular, água e um lanchinho. Informe-se sobre as atrações incluídas no ingresso do parque, caso tenho interesse em fazer outras atividades - nem todas estão incluídas.

Tarde
Na sequência, a visita é o Parque das Aves, um passeio imperdível para crianças e adultos e próximo das Cataratas. O espaço abriga mais de 1300 aves de 143 espécies diferentes. A diversidade e a interação com os animais é muito interessante. 

Noite
Para quem ainda tem mais um pernoite em Foz, a dica é relaxar no Rafain Chopp - as mesas na calçada são as mais disputadas para degustar as comidinhas de boteco. Também casual é o Capitão Bar, com ótimos drinks e um ambiente mais aconchegante para curtir a dois.

Fotos
Paraná Turismo (Cataratas - passarela)
Helcio Alves (Mesquita Islâmica, Ciudade del Este e Cataratas)
Marcos Labanca (Marco das Três Fronteiras)
Dário Correia da Silva (Parque das Aves)

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Foz do Iguaçu

Marília Wolff

Radialista e devota de Nossa Senhora Aparecida, depois de aposentada trocou as notícias pelas artes - criar mini oratórios e imagens do Divino Espírito Santo são sua nova praia. facebook.com/mariliawolff6