Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

12 de Fevereiro de 2019

Nós amamos a Lapa!

Mobiliário urbano é nova atração no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro (RJ)

Mobiliário é novo atrativo da região Mobiliário é novo atrativo da região (foto: Divulgação)
Os turistas que visitam o Rio têm mais um motivo para ir à Lapa, uma das regiões mais boêmias da cidade: o mobiliário urbano com a frase RioAmaLapa. A nova atração fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos.

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“I Amsterdam”) e Nova York (“I love NY”), a peça RioAmaLapa tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e ficar 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. 

A peça, de autoria de Caio Leitão, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico. Na hora da foto, capriche no ângulo para inlcuir a Catedral Metropolitana e, quem sabe, o bondinho de Santa Teresa passando pelos arcos!

Noite na Lapa
bairro boêmio é ponto de encontro de turistas e moradores de segunda  segunda por conta da intensa programação dos bares com música ao vivo da região, entre eles, o pioneiro Carioca da Gema. Mas é nas noites de sexta e sábado que o agito é maior, com as mesas espalhadas pelas calçadas sempre cheias. 

Samba é marca registrada da maioria das casasSamba é marca registrada da maioria das casas (foto: Sheila Chagas - Riotur)

E ainda tem os shows de artistas renomados em casas como Fundição Progresso e Circo Voador. Uma boa pedida é ainda conferir a agenda do Rio Scenarium, onde o samba impera, mas também tem espaço para DJ´s e outros ritmos. 

A decoração Rio Scenarium é uma atração à parte e vale a visita. O sobrado de três andares abriga um antiquário com peças variadíssimas, todas a venda – da mesinha onde é servido o drink até uma bicicleta antiga pendurada na parede! 

Carnaval
A Lapa é cenário de desfiles para diversos blocos do Carnaval carioca. Durante a folia, o Carioca da Gema e Rio Scenarium costumam botar seus bloquinhos na rua! Muitos outro desfilam pelas rua Mem de Sá. E ainda tem eventos no Circo e na Fundição para todos os estilos - por lá, a festa é democrática, como é o espírito da Lapa! 

Alegria e muitas cores nos blocos de ruaAlegria e muitas cores nos blocos de rua (foto: Paulo Mumia - Riotur)
Compartilhe:

Veja também: Descobrindo Rio de Janeiro

Gracie Croce

Jornalista, adora viajar e descobrir novos lugares. O que não impede de voltar àqueles por onde andou...