Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

20 de Janeiro de 2021

Novidades no verão do Picolino, em Cabo Frio (RJ)

Com mais de 45 anos de história, restaurante passou por repaginação completa e ganhou um bar no térreo

Para refrescar, clericot de frutas vermelhas Para refrescar, clericot de frutas vermelhas (foto: Leandro Oliveira)
O tradicional Restaurante Picolino, em Cabo Frio (RJ), um dos mais concorridos da Região dos Lagos, completou 45 anos! Para comemorar, muitos presentes para seus frequentadores. A casa acaba de ganhar novos ambientes e conceitos contemporâneos relacionados a sua essência, sua alma solar e ao mar. O Picolino modernizou-se sem esquecer seu protagonismo e sua referência há mais de quatro décadas na gastronomia de Cabo Frio.   
 
Aberto em 1975, o restaurante de cozinha internacional e brasileira faz parte da história, de momentos e do imaginário de gerações de turistas e moradores. “O Picolino é uma experiência além do tempo”, comenta o cabo-friense Marcos Sorrentino, cliente do restaurante desde a infância e, hoje, um dos proprietários da casa. 

Verão 2021
Para celebrar o momento de mudança, nada como aproveitar a chegada do verão e suas tendências. Um novo conceito, com reposicionamento de marca, cardápio e decoração repaginados, já podem ser conferidos na casa. 

Uma das principais novidades é o bar no térreo, com ambiente moderno e descontraído, reforçando o novo momento do Picolino. O espaço é perfeito para tomar coquetéis exclusivos e degustar entradinhas especiais. A carta de drinks tradicionais e autorais é assinada pelo bartender carioca Michell Agues, da Bar Skull. 
Cores, luzes e drinks autorais no bar do térreoCores, luzes e drinks autorais no bar do térreo (foto: Erica Beranger)

Entre os autorais estão sete opções inspiradas na história de Cabo Frio e do Picolino, como o Fantasia, combinando gin e morango, numa referência à alegria e à sedução; e o Maré do Forte, à base de cachaça, mel e limão, ingredientes que revelam toda a nossa tropicalidade. “Os drinks remetem a diversas culturas, épocas, lugares e momentos, trazendo frescor e sabor a cada experiência”, apostam os sócios.

Assim como o nome, drink é puro Borogodó! Assim como o nome, drink é puro Borogodó! (foto: Leandro Oliveira)
Entre os petiscos, opções para compartilhar como o Carpaccio de Polvo e a Burrata com Cogumelos e Tapenade de Azeitona. Para matar a fome, Panelinhas de Arroz de Rabada, Arroz de Pato e Arroz de Polvo. O projeto arquitetônico ficou a cargo do escritório carioca Market Arquitetura, que traz no currículo o estilo descolado e aconchegante de casas como Tutto Nhoque (Rio de Janeiro) e Seu Antônio (Florianópolis). Dos janelões do charmoso sobrado colonial, espia-se o bucólico Canal do Itajurú, salpicado por coloridos barquinhos de pescadores.

Segundo andar
O clima praiano subiu as escadas e também se faz presente no piso superior, onde ficam o salão e a varanda. As novidades vão além das louças e do enxoval. Um grande painel em pontilhismo, assinado pelo artista plástico carioca Ciro Najar, traz um grafismo que mescla o peixe (presente no logo do restaurante desde sua criação) ao novo conceito da casa. A obra de arte é formada pelos cartões-postais de Cabo Frio, como Forte São MateusMorro da Guia, Ponte Feliciano Sodré, Ilha do Japonês, Igreja de São Benedito e fachada original do Picolino. Ilustrações no mesmo estilo colorem os toilettes. 

O cardápio ficou mais enxuto, priorizando o que o Picolino tem de melhor: os frutos do mar frescos, respeitando a preservação das espécies e os ingredientes sazonais, provenientes de produtores locais. Alguns clássicos que nunca saíram do cardápio serão mantidos, como a Moqueca de Badejo, Grelhados de Frutos do Mar com Manteiga de Ervas, e Tranche de Cherne/Badejo, além dos pratos com Filé Mignon e o Arroz de Pato. Também com nova roupagem estão o Badejo com Camarão Gratinado e o Camarão com Abacaxi e Gorgonzola. A tradicional Batata Naná permanece firme, forte e corada e ganha uma porção vegana, acompanhando também os Cogumelos Gratinados. 

Lombo de Bacalhau Confit cai bem no almoço ou jantarLombo de Bacalhau Confit cai bem no almoço ou jantar (foto: Leandro Oliveira)
Entre os novos pratos, destaque para o Lombo de Bacalhau Confit, acompanhado de brócolis, ovos, batatas, tomates e azeitonas, assim como o Polvo Grelhado com batatas e aspargos. Para a sobremesa, as tradicionais receitas francesas Crepe Suzette, Profiteroles e Banana Flambé dividem as atenções com novas delícias, como o Creme de Paçoca. Tudo de comer tambpem com os olhos! 

Na hora de buscar hotéis e pousadas em Cabo Frio, consulte o Férias Brasil! 

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Cabo Frio