O que ver e fazer

Parque Estadual Serra de Caldas (3 dicas, 4 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Vista Caldas Novas
Enviada por Valeria ConstantinoENVIE SUAS FOTOS
Vista Caldas Novas
  1. Vista Caldas Novas
  2. Trilhas Cascatinha e Paredao
  3. Cachoeira dentro do parque estadual Serra de Caldas Novas
  4. Outra cachoeira dentro do parque estaduasl em Caldas Novas

Parque Estadual Serra de Caldas

Por Editoria Férias Brasil

Criado em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região, o Parque Estadual Serra de Caldas, entre Caldas Novas e Rio Quente, só foi estruturado para receber os visitantes em 1999. Em toda a sua extensão, que é de 123 quilômetros quadrados, as belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro colorem o cenário. A reserva oferece duas trilhas – Cascatinha e Paredão, de níveis leve e intermediário – que levam a cachoeiras e a mirantes que descortinam bonitas paisagens a 1.043 metros de altitude. As caminhadas, que levam entre 1h30 e 2h30,  só podem ser feitas com o acompanhamento de guias. Entre as recomendações estão o uso de sapatos apropriados e confortáveis, calças compridas e protetor solar. Lanche e sacos de lixo também são bem-vindos.

  • Como chegar:

    Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia. Chegando no trevo, seguir em frente, pela rua asfalta, por seis quilômetros
  • Tel:

    (64) 3453-5805

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Parque Estadual Serra de Caldas (3)Enviadas por quem já esteve lá

Aprendendo sobre o cerrado.

Usuário sem foto
Dica enviada por Candida Maria Morosoff
Esteve lá em Abril/2012 e achou Muito bom
De um modo geral, o brasileiro se foca na floresta amazonica, na mata atlântica ou até mesmo na caatinga, quando se fala em natureza e ecologia.
Há um desconhecimento quase total no que se refere aos campos de altitude e, no presente caso, ao cerrado. Um mundo diferente tanto na flora quanto na fauna. Quando menos se espera deparamos com um tucano em pleno vôo ou uma sismada seriema quase camuflada entre os arbustos típicos do cerrado. Arbustos interessantes, muitas flores, borboletas e até árvores de grande porte, próximas às áreas mais úmidas.

Na visita que fiz ao Parque da Serra de Caldas, fiquei decepcionada com a precariedade das instalações. Os guias, embora com muita boa vontade, desconhecem as plantas, o solo; enfim, estão lá só p'ra ninguém se perder nas trilhas. Pensei então que tivessem alguma publicação elucidativa e, decepção! Nada! Apenas um museu descuidado e empoeirado exibindo animais embalsamados, mais parecendo uma tétrica casa de bruxa.

Fiquei muito triste pelo descaso com que o poder público cuida, ou melhor, descuida de um bem tão importante. Se não tem competência, que faça uma parceria com universidades que, com certeza, iriam contribuir muito na identificação das espécies, e, principalmente, divulgando aos visitantes todas aquelas maravilhas.
Espero um dia poder voltar lá e sair satisfeita não só pela visão geral, mas com o conhecimento que se busca numa visita deste tipo.
322 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

As belezas escondidas do Cerrado

Usuário sem foto
Dica enviada por Olivia Elias
Esteve lá com a família em Julho/2000 e achou Excelente!
É um passeio inesquecível! As trilhas são relativamente fáceis - não recomendo idosos, pois como a vegetação é rala e o sol inclemente, pode não ser muito saudável. Mas adultos e crianças podem facilmente andar por elas. Há guias bem treinados e que lhes oferecem no início da trilha bengalas de madeira para afastar algum eventual animal ou para utilizar de apoio ao longo da caminhada.
Lembre-se de que você visitará a mata - cheia de novidades escondidas e plantas de formas desconhecidas -, logo é necessário boné, protetor, repelente e tenis confortável para caminhadas. Roupas de manga comprida / calça comprida são bem-vindas pois algumas plantas têm espinhos. Por baixo vista uma roupa de banho pois há duas lindas cachoeiras que vc poderá banhar-se. Frias, BEM frias... águas límpidas com pedras lindissimas no fundo... vale muito a pena conhecer... é um deleite para quem gosta de natureza! Bom passeio! ^^
64 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Ecoturismo

Enviada por Edjaime
Não deixe de conhecer o Parque Estadual Serra de Caldas com trilhas magníficas com guias do Ibama e com direito a banho de cachoeira. É uma Delicia!
165 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em Caldas Novas

Descubra mais atrações e informações de Caldas Novas