Candida Maria Morosoff
tem 73 anos, mora em Osasco - SP, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Parque Estadual Serra de Caldas - Aprendendo sobre o cerrado.
Caldas Novas Esteve lá em Abril/2012 e achou Muito bom

De um modo geral, o brasileiro se foca na floresta amazonica, na mata atlântica ou até mesmo na caatinga, quando se fala em natureza e ecologia.
Há um desconhecimento quase total no que se refere aos campos de altitude e, no presente caso, ao cerrado. Um mundo diferente tanto na flora quanto na fauna. Quando menos se espera deparamos com um tucano em pleno vôo ou uma sismada seriema quase camuflada entre os arbustos típicos do cerrado. Arbustos interessantes, muitas flores, borboletas e até árvores de grande porte, próximas às áreas mais úmidas.

Na visita que fiz ao Parque da Serra de Caldas, fiquei decepcionada com a precariedade das instalações. Os guias, embora com muita boa vontade, desconhecem as plantas, o solo; enfim, estão lá só p'ra ninguém se perder nas trilhas. Pensei então que tivessem alguma publicação elucidativa e, decepção! Nada! Apenas um museu descuidado e empoeirado exibindo animais embalsamados, mais parecendo uma tétrica casa de bruxa.

Fiquei muito triste pelo descaso com que o poder público cuida, ou melhor, descuida de um bem tão importante. Se não tem competência, que faça uma parceria com universidades que, com certeza, iriam contribuir muito na identificação das espécies, e, principalmente, divulgando aos visitantes todas aquelas maravilhas.
Espero um dia poder voltar lá e sair satisfeita não só pela visão geral, mas com o conhecimento que se busca numa visita deste tipo.

328 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil