Ofuscada pelas serras do Mar e da Mantiqueira, a Serra da Bocaina mantém preservados seus dois grandes tesouros: a natureza exuberante e o clima de paz. Mesmo esparramando-se por concorridas cidades dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Paraty, Angra dos Reis e Ubatuba, tem a harmonia garantida pelo fato de abrigar um parque nacional e, principalmente, pelo difícil acesso.

Pico do Tira Chapéu: Paisagens fantásticas por todo o parque  -
Pico do Tira Chapéu: Paisagens fantásticas por todo o parque - Foto: Marcelo Motta - Parque Nacional Serra da Bocaina
A porta de entrada é o município de São José do Barreiro, em São Paulo. Do centro da cidade ao parque são 27 quilômetros de estrada de terra em condições precárias. Quem não está em veículos com tração nas quatro rodas tem como alternativa encarar os jipes, kombis e caminhões que partem de São José em direção à serra.

Cachoeira do Veado tem mais de cem metros de queda e é acessível pela Trilha do Ouro


A aventura vale a pena, levando-se em conta os cenários que estão por vir, espalhados pela reserva de cem mil hectares. São cachoeiras, como a do Veado, com mais de cem metros de quedas; picos com mais de dois mil metros de altitude e que descortinam morros e mar; paisagens coloridas por tucanos e orquídeas; e trilhas que exigem disposição - uma delas é a do Ouro, considerada uma das mais interessantes do país e percorrida em três dias de caminhada em meio a pedaços da história. O ponto final é Mambucaba, uma vilazinha caiçara no litoral fluminense.

A infraestrutura da Bocaina não é das melhores, mas há pousadas charmosas, especialmente as instaladas nas fazendas de café da região - as mais preservadas ficam em Bananal. Algumas abrem as portas de seus restaurantes para não-hóspedes, servindo receitas caipiras preparadas no fogão à lenha e também pratos à base de trutas. Abertas somente para visitação Pau d´Alho e Resgate, são memórias vivas do auge do Ciclo do Café, preservando suntuosos casarões em estilos colonial e neoclássico.

Descobrindo a Bocaina Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais