Todas as dicas de Gramado (685)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias
Gramado Barata e Linda
Usuário sem foto
por Dayse
Esteve lá a dois em Abril/2016 e achou Excelente!

Passei 4 dias em Gramado com meu noivo, e foi a melhor viajem até hoje. Conseguimos hospedagem em uma pousada super bacana e com um preço super em conta, pagamos 360,00 por 4 diária na Pousada da Mari que encontrei pelo Booking. Hospedagem em Gramado é bem caro. 


A pousada não tem café da manhã, mas é aconchegante, tem cozinha compartilhada e tem 2 supermercados bem próximos, o que facilitou nossa vida. Quase tudo em Gramado abre as 09:00, então teve tempo de sobra para fazer um café rápido e barato na pousada mesmo. Alugamos um carro pelo GramadoLoc ao preço de 75,00 a diária. Carro é essencial, as atrações são distantes uma da outra, apesar da cidade ser pequena, a pé é bem grande rsrsrs. Outra coisa que achei bem em conta foi almoço e janta, encontramos um restaurante que serve comida boa e barata (em comparação com os preços de Gramado, muitooooo barato), o Restaurante Café com Bolinho serve uma A La Minuta por 27,90 para duas pessoas, muita comida boa por um preço bem camarada e um lugar aconchegante. Recomendo. 

Outra dica é comprar ingressos para algumas atrações e também restaurantes pelos sites de cupons de desconto, deu super certo pra gente e economizamos bastante. Pesquise sobre restaurantes e atrações que dão entradas para outros lugares, lá tem bastante disso. Ganhamos de brinde no Snowland, um founde de chocolate na Lugano, uma foto e 2 taças de champanhe. Melhor impossivel rsrs. Gramado e Canela são mágicas. Vale a pena a viagem.

33 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Snowland - A melhor diversão
Queylle
por Queylle
Esteve lá a dois em Janeiro/2016 e achou Excelente!
Montanha Vista do Restaurante
Montanha Vista do Restaurante
Enviada por Abrao Estefano Souza

Não pensei que seria tão maravilhoso superou minhas expectativas, mas aconselho a irem bem agasalhados pq a roupa e bota que nos oferecem não é suficiente de resto é tudo perfeito

51 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cantina Pastasciutta - Massa horrível decepcionante
Usuário sem foto
por PatrIcia
Esteve lá a dois em Maio/2016 e achou Péssimo

Estou em gramado uma cidade linda e muito romântica, estou desde 19/05/2016 e hoje dia 22/05/2016 fui a essa cantina, pois esta como uma das melhores da cidade em vários sites. 


Que decepção a massa que pedi foi um fetutine e não veio o fetutine habitual , veio uma massa redonda pesada e grosseira. Pedi para trocar para um talharim , eu imaginei ser mais leve... E a surpresa foi pesado também a massa muito ruim, o que foi bom , foi o molho e o vinho Italiano. O restaurante bonito o atendimento muito bom também, mas a massa foi decepcionante.

O que era para ser uma comemoração d anivesario d casamento foi um fracasso. Eu e meu marido saímos enfastiado com a massa. Não recomendo, saiu muito abaixo da expectativa!!!!!

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Aldeia do Papai Noel - Nao vale o quanto custa
Usuário sem foto
por Maria Cecilia Conceicao
Esteve lá com a família em Dezembro/2015 e achou Ruim
Lindos Bonecos de Neve
Lindos Bonecos de Neve
Enviada por Jovelina

Pouquíssimas atrações, mal conservadas. Não vale a entrada de R$ 24,00. R$ 5,00 de ingresso pra conhecer o local, em menos de 30 minutos, seria o suficiente.

26 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

A cidade de Gramado e simplesmente maravilhosa!!!
Hellen Surama
por Hellen Surama
Esteve lá a dois em Março/2016 e achou Excelente!

Estive em Gramado (eu e meu esposo), entre os dias 04/03 á 09/03/2016.
Primeiro ponto q quero destacar e sobre o traslado oferecido pelas agências, q achei um pouco puxado. 


Fiz orçamento com 2 agências, uma q me ofereceu o valor de 350,00 (pedi desconto e fizeram a 300,00) e outra que me ofereceu o valor de 279,00 (isso apenas p/ nos buscar no aeroporto de POA p/ gramado). 

Para minha sorte, obtive ajuda do gerente do hotel o qual ficaríamos hospedados q me indicou q fossemos de ônibus e assim fizemos. Pousamos no aeroporto Salgado Filho em POA, dentro do aeroporto possui ônibus da infraero q leva os passageiros de um terminal do aeroporto para o outro (de onde sai os ônibus p/ Gramado). Compramos as passagens, 45,00 cada (90,00 o casal) e com 2hrs e 15 min estavamos em Gramado, na sexta feira.
Chegamos em Gramado por volta das 14:15, deixamos as malas no hotel e fomos bater perna rs (coisa maravilhosa q mais se faz em Gramado).

Sabado: fomos ao mini mundo e ao lago negro pela manhã e a tarde fomos ao museu de cera e super carros.

Domingo: fomos a canela, fizemos a cascata do caracol pelos bondinhos aereos, igreja de pedra, degustação de queijos e vinhos e mundo a vapor (apenas fotografamos, não quisemos ver a exposição dentro do museu).

Segunda: fizemos snowland

terça: ficamos por conta, e andamos a pé nas redondezas do hotel e viemos embora na quarta as 10 da manha, com o coração triste e com a certeza q voltaremos em breve a Gramado!

Obs: Retornamos a Gramado tbm de ônibus...

121 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Portico de Gramado - Cidade Maravilhosa e Receptiva
Ines Alvaro Santos
por Ines Alvaro Santos
Esteve lá a dois em Abril/2016 e achou Excelente!
Portico entrada de Gramado
Portico entrada de Gramado
Enviada por Ines Alvaro Santos

Bom dia, ainda estamos em Gramado curtindo ultimo dia, mas ja quero deixar registrado o grande amor e paixao que criei por esta cidade encantada, sua hospitalidade, educaçao no transito, limpeza, gastronomia, Agencia Luxus Turismo Gramado que nos recepcionou no aeroporto e prestou todos serviços com total empenho e total profissionalismo, super atenciosos com seus clientes fazendo sempre alem de nossas expectativas. Entrada de Gramado o Portico lindo com flores, muito charme. Recomendo a Cidade de Gramado e a Luxus quem vier nao deixe de conhecer cada pedacinho da cidade. Voltaremos em breve de novo.obrigado

7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Gramado, apenas passe por lá
Renata Osti
por Renata Osti
Esteve lá a dois em Abril/2016 e achou Bom

Depois de Bento, seguimos para Gramado. A famosa Gramado ! Bom, aí depende de como você é, caro leitor. Gramado, essencialmente, é um shopping de luxo a céu aberto ... Não é o nosso perfil. Somos mais aventureiros e voltados para a natureza. Lá, tudo é um apelo ao consumo. Sem dúvida que a cidade é uma graça, mas não vale a pena ficar lá muitos dias. Ficamos três e foi muito. Deveríamos apenas ter visitado num dia e seguido a nossa viagem rumo à Cambará do Sul. Canela, que é pertinho de Gramado, eu e meu marido gostamos muuuuiiito mais. A cidade é aconchegante e muito mais acolhedora que Gramado. Passamos por ela a caminho de Cambará. 


Gostaríamos de ter visitado a cascata do Caracol e o teleférico, mas estava chovendo, ventando fazendo muito frio. 

Portanto, se você é do estilo que curte mais a natureza e não é consumista, apenas passe por Gramado e conheça, mas não fique lá. Bento, para nós, valeu muito mais a pena.

3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Galeteria mamámia - Ótimo!!!!!
Usuário sem foto
por PatrIcia
Esteve lá a dois em Maio/2016 e achou Excelente!

Super indico, fui hoje dia 23/05/2016 para almoçar com meu marido e foi tudo ótimo, desde o atendimento os garçons são super agradáveis o local é bem confortável com muita fartura , comida maravilhosa desde o galeto a massa ... Vale a pena custo e benefício!! Voltarei com certeza e vale a pena, a carta de vinho e maravilhosa e ótimos preços.

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Gramadense - Simplesmente Fantástico
Usuário sem foto
por Viviane
Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!
Pousada maravilhosa, nos faz sentir em casa
Pousada maravilhosa, nos faz sentir em casa Enviada por Viviane

Pousada maravilhosa, aconchegante, limpa, linda, lugar incrível pra ficar em casal ou com a família. Estive com meu marido e meu filho em julho de 2015,e fomos muito bem recebidos pelo André, filho dos donos da pousada, rapaz super simpático que trabalha com aluguel de automóveis, e fez a gentileza de nos buscar já com o automóvel na rodoviária de Gramado, nos levando até a pousada. Lá fomos mais uma vez super bem recebidos pelo casal Sr Enio e dona Jaurita, que logo nos levou até o chalé, já que chegamos por volta das 22:00 hrs. 


O chalé estava em perfeita condições, super bem arrumado, e já super aquecido a nossa espera, já que fazia um friozinho de uns 5 graus. Nem fizeram questão de fazer ckeck in naquele horário e nem contrato do aluguél do carro, já tinha-mos conversado tanto por email telefone que parecia que a gente já se conhecia. Já nos deram dica um lugar delicioso pra jantar, na mesma rua da pousada, bem na esquina, infelizmente não lembro o nome, mas servem uma torre de batata maravilhosa, o suco de uva então sem palavras, fomos a pé mesmo. No dia seguinte, café da manhã delicioso, tudo fresquinho e uma farta variedade de opções, maravilhoso, e após fazer o check in , eles nos deram dicas maravilhosas sobre os passeios e tudo que havia pra ver na cidade, povinho de papo bom...mas eu já fui com vouchers comprado em sites de compras em grupo, o que facilitou muito nossa vida e nos fez economizar muito, inclusive na hora de comer..uma boa pesquisa na na internet vale muito a pena. E duas dicas, curtam muito o chuveiro maravilhoso que eles tem no chalé, sonho de consumo e não se preocupem com carro, aluguem o André, tem o contato dele no site da pousada, carro maravilhoso e super econômicos, amamos tudo, dias inesquecíveis, voltaremos assim que possível.

Visite Gramado, em Porto Alegre, não vai se arrepender, o lugar é um sonho e muito o que conhecer, e não perca tempo procurando , se hospede na Pousada Gramadense, vcs vão amar

Visite Gramado

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Snowland - Não vale a pena com criança menor de 4 anos.
Abrao Estefano Souza
por Abrao Estefano Souza
Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Ruim
Neve fofinha para praticar snowboard
Neve fofinha para praticar snowboard Foto: Vinícius Costa - Pressphoto

Estive em Gramado com minha esposa e filha de 3 anos em Julho de 2015 e visitamos esta atração do momento. Existia uma fila longa de mais de uma hora para comprar o ingresso e acessar o parque, mesmo para quem adquiriu o passaporte pela internet. Mas o pior não é ficar na fila, é ver pessoas que chegaram bem depois de você e que eram acompanhadas por guias turísticos passarem na sua frente porque as agências de turismo da cidade tem fila preferencial. Como minha filha tem 3 anos e não pode acessar a montanha de neve então eu e minha esposa optamos por adquirir o passaporte de visitante por R$60,00 cada, um preço muito alto para ter acesso a um mini shopping com uma pista de patinação ao centro que é o vilarejo alpino. A área de recreação para as crianças é semelhante as que existem em qualquer shopping e muito pequena, alguns escorrega e pula-pula e os demais jogos e brinquedos são pagos a parte. O mais próximo que chegamos ao castelo de gelo foi pelos restaurantes através de uma janela de vidro, mas para ocupar o curto espaço, há uma competição entre os clientes que estão sentados às mesas e àqueles que querem fazer uma imagem da montanha. A pequena também não poderia acessar o simulador 7D. 


Tinha a opção de se adquirir um ingresso completo por R$90,00 e dividir o tempo de 2 horas de acesso a montanha de neve entre eu e minha esposa, mas se a diversão era em família e estávamos somente nós 3 que razão teria? Então não aconselho a casais que tenham crianças menores de 4 anos e estejam sem outros acompanhantes. Para qualquer atração a fila é longa e algumas, pagas a parte, se esgotam logo, mas se ainda assim quiser conhecer o parque tire o dia todo. Decepcionei-me. Muita propaganda pouco a oferecer. Fuja se seu caso for semelhante ao meu.

115 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Sinta-se como se estivesse na Europa!
Nana
por Nana
Esteve lá sozinho em Julho/2014 e achou Excelente!

A minha dica de viagem hoje é para a bela Gramado.


Gramado é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, cercada por montanhas, bosques, cascatas e vales. A área urbana está localizada a 830 metros de altitude. Sua denominação origina-se de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.

Distante 115 km da capital do estado (Porto Alegre), Gramado faz divisa com os municípios Caxias do Sul, Três Coroas, Canela e Nova Petrópolis. A forte influência alemã e italiana pode ser observada especialmente na arquitetura e culinária. A cidade é marcada por muitas belezas e riquezas naturais exuberantes, destacando-se como centro de grandes eventos, além de sediar anualmente o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.

No verão, a temperatura gira em torno de 22°C. Os invernos são rigorosos, com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.
Gramado tem sua economia voltada ao turismo, com 90% de sua receita e recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas. O comércio da cidade conta com lojas de artesanato, calçados e bolsas, chocolate caseiro (tentadores!), floriculturas, couros e peles. A Agroindústria destaca-se pela produção de mel, geleias, pães caseiros, queijos e vinhos.
Viajando sozinho, a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Dentre as mais visitadas estão o Museu de Cera Dreamland, o Mundo Encantado Snowland, o Mirante Vale do Quilombo, o Lago Negro e o Joaquina Rita Bier, o pórtico de entrada via Taquara e via Nova Petrópolis, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a Rua Madre Verônica (Rua Coberta), a Vinícola Ravanello e as fábricas de chocolate. O festival natalino Natal Luz atrai milhares de turistas.

A gastronomia variada e saborosa oferece pratos italianos, alemães e exóticas receitas preparadas com carnes de caça. Em caso de viagem a dois, saboreie os vinhos e as fondues de queijos e chocolates em um romântico jantar à luz de velas nos restaurantes suíços da região.

Então... Vamos arrumar as malas?
Decole e... Boa Viagem!

36 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Snow Land - Prepare-se para o Frio!
Usuário sem foto
por Solange Carneiro Caon
Esteve lá com a família em Setembro/2015 e achou Excelente!
As Crianças Adoram
As Crianças Adoram
Enviada por Solange Carneiro Caon

Estive em gramado e visitei vários lugares lindos que merecem muitos elogios. A cidade é linda, bem cuidada, trata muito bem o turista e tem diversão para todas as idades.


Nesse caso em especial o parque temático Snow Land, merece alguns comentários: vá com uma roupa bem quente pois a roupa que eles fornecem (calça e casaco impermeáveis, luvas ,capacete e botas) não é suficiente para aguentar as duas horas a quem você terá direito de ficar na montanha de neve. Vá de meia térmica, touca de lã, se possível, uma roupa térmica dessas usadas em lugares com neve e se tiver uma touca ninja, use! A maioria das pessoas não consegue aguentar as duas horas a que tem direito porque o nariz fica congelado, assim como mãos e pés.

A temperatura é de -5º ou até menos no topo da montanha de neve. É muito legal, você volta a ser criança e as crianças então, se divertem muito descendo a montanha pequena com as bóias. Como tudo em Gramado, é um passeio caro, tanto pela entrada quanto pelos itens da lojinha, mas quem tá na chuva é pra se molhar ou melhor na neve pra congelar kkk

97 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

O que fazer em Gramado - Dicas de Gramado e Canela
Usuário sem foto
por Roberto Ribaldo
Esteve lá com a família em Dezembro/2015 e achou Excelente!

Estivemos em Gramado/Canela no período de 15 a 20/12/15.
Gramado é uma cidade linda. Nos hospedamos no Laghetto Premio. Ótimo hotel, com excelente banheiro e camas, café da manhã excelente e atendimento cordial dos funcionários.
Passeios que indico (Somos um casal e uma criança de 8 anos):


- Snowland - chegue cedo, assim que abrir o parque. Curta a pista de patinação com calma, almoce e só depois entre na montanha de gelo (uma vez que entrar, não pode sair e voltar). Como o frio acelera o metabolismo, então é melhor ir depois do almoço e o parque fica aberto até as 17:00 h.;
- Museu de cera bom, apesar que nunca fui em outro para comparar.
- Se puder ir, vá na época do Natal Luz, pois há atrações como grande desfile de natal, espetáculo Nativitá e teatro natal pelo mundo, todos excelentes (apesar de caros);
Para comer, procure locais que venda comida por kg (alguns restaurantes na hora do almoço e raros para janta). O que é mais caro em Gramado é a alimentação, se prepare.
- Alugamos um carro no aeroporto em Caxias, foi a melhor coisa que fizemos. Nos dava total liberdade para horários e passeios.
- Recomendo o passeio de Maria Fumaça (não fizemos o passeio completo de Bento Gonçalves com vinícolas, somente o trem mesmo).
- Em Canela, a cidade é mais simples e bem mais barata para comer. Fica ha cinco minutos de Gramado. Uma cidade colada na outra.
A única coisa que não indico: Aldeia do papai noel. Maior furada que existe. Dinheiro jogado fora.

95 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Fatur Turismo - Conheça Gramado e a Serra Gaúcha com os melhores guias e serviços
Ines Iwashita
por Ines Iwashita
Esteve lá com a família em Janeiro/2016 e achou Excelente!

Se vc como eu vai viajar para Gramado com a família ou só com seus pais que já estão na melhor idade, procure a Fautr Turismo, é a certeza que terá uma viagem proveitosa, tranquila, divertida e muito agradável, conhecendo tudo que a cidade e toda a Serra pode oferecer de bom. Isaias e Fabi formam o casal e a empresa e com eles vc pode contar, nós contamos e nos demos muito bem!!

15 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Natal de Luz em Gramado
Usuário sem foto
por OSWALDO
Esteve lá com a família em Dezembro/2015 e achou Excelente!

Estive lá com a família no período de 14 a 20 de dezembro de 2015.
seguem algumas dicas que considero importante para um melhor aproveitamento do passeio.

A cidade: pra quem vai pela primeira vez é uma cidade muito bonita, bem cuidada e funcional. não há flanelinhas, pedintes ou camelôs nas ruas. não há faróis de trânsito. os cruzamentos principais são feitos através de rotatórias. há várias faixas de pedestres onde basta colocar os pés na faixa, que os carros param. a arquitetura dos imóveis é diferenciada. o trânsito é muito bom, mesmo nesta época em que a cidade está superlotada. piora um pouco entre sexta e domingo quando vários carros de porto alegre sobem a serra para o final-de-semana.
não há caixas eletrônicos na cidade. A sensação é de estarmos fora do brasil.

Temperatura: imprevisível, um dia estava 36 graus e no dia seguinte 14 graus. apesar do verão a noite sempre esfria um pouco. leve alguns agasalhos.

Passeios/atrações: há muita coisa o que fazer na cidade, com atividades bem diversificadas, restaurantes, parques, museus, exposições, eventos noturnos, entre outros. alguns ficam no centro e outros um pouco mais distantes.

Transporte: gramado é uma cidade pequena e o centro pode ser percorrido totalmente a pé, contudo você vai precisar de transporte para alguns deslocamentos. vejam algumas opções:

* bustour - ônibus de turismo com 2 andares, aberto na parte de cima oferecido pela brocker turismo ao preço de r$ 59,00, que passa por várias atrações de gramado e canela. utilizei e não recomendo. os horários são mais ou menos respeitados, mas ele é muito lento e você perde muito tempo com o trajeto a lugares que você não deseja ir.

* taxi - são poucos na cidade cerca de 35 no total. aumentando um pouco a frota neste período, mas insuficiente para a demanda. se o seu hotel fica um pouco afastado do centro você vai precisar de um. evite utilizá-los nos horários que antecedem e após o término dos espetáculos noturnos (nativitaten, grande desfile de natal e korvatunturi). você pode ficar muito tempo aguardando. para pegar um taxi somente nos pontos fixos em algumas esquinas do centro, através de telefones fornecidos em cartões pelos próprios taxistas ou ainda solicitando a recepção do seu hotel.

* aluguel de carro - entendo esta ser a melhor opção para gramado, pelo menos para os dias com as atrações fora do centro. notadamente se estiver com família. fica mais em conta que o bustour e permite uma melhor mobilidade. atenção: não alugue por quilometragem livre. dificilmente você irá percorrer mais de 40 km por dia ( a não ser que pretenda ir a lugares mais distantes como nova petrópolis, bento gonçalves e outros).

*onibus urbano - não utilizei

alimentação: a grande maioria dos restaurantes fica no centro da cidade, com várias opções de cardápio e preços. muitos deles te pegam e levam de volta para o hotel. fui em alguns e o que mais gostei e gostaria recomendar não foi nem o mais caro nem o mais bonito. chama-se empório canela e fica próxima a igreja de pedra em canela, na rua felisberto soares 258. comida deliciosa e preço justo.
caso optem pelo famoso café colonial uma dica é ir com bastante apetite. a variedade e quantidade é absurda. o preço é em torno de r$ 80,00. neste caso recomendo o bela vista.

algumas atrações: a maioria dos parques funciona entre 9 e 17 horas. consulte.

* -snowland- imperdível, notadamente para quem tem crianças e adolescentes. vai ser difícil tirá-los de lá. há várias opções de preços dependendo de que você vai utilizar. para acesso ao vilarejo (pista de patinação e lojas) não há necessidade de muito agasalho (+ - 16 graus) e para o mirante a temperatura é bem agradável sem necessidade de agasalho. neste local há um espaço kids, muito bom para menores e 4 anos que não podem fazer nenhum esporte no parque e um grande restaurante com visão para a montanha de neve.
reserve algumas horas para esta atração. vá o mais cedo possível. evite filas. o local enche muito.

* parque florybal- crianças e adultos se divertem muito. reserve de 2 a 3 horas para a visita. o parque é muito grande. prepare as pernas. há algumas subidas e descidas. recomendo.

* parque caracol e bondinho - muito bonito, vale a pena conhecer. lindos visuais para belas fotos.

* mini mundo - também muito interessante. foco nos detalhes. incrível. evite dia de sol intenso. local totalmente aberto sem proteção. se possível vá logo cedo ou no fim da tarde.

* lago negro - um belo lugar para conhecer e para belas fotos.

lojas de chocolates: lojas grandes são encontradas na via entre gramado e canela. no centro de gramado também encontramos várias lojas com grandes variedades de tipos, tamanhos e preços. particularmente gostei da florybal.

tour de vinhedo: gostei mas não foi o que eu esperava. fiz pela brocker turismo, com visita as fábricas de malharias em nova petrópolis (preços caros) vinícula miolo (visita muito rápida, ênfase comercial), show room da tramontina (muito longo, meramente comercial, preços não compensam), ótimo almoço, trem maria fumaça muito divertido).

espero ter ajudado.
oswaldo.

65 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 4 5 >
Mostrando 1 a 15 de 685 dicas sobre Gramado