Nana
tem 57 anos, mora em Maceio, já enviou 3 dicas, já enviou 1 foto

Minhas Fotos (1)

Gramado (1)
  • Gramado
    Gramado

Minhas Dicas (3)

Gramado (1), Salvador (1), São Luís (1)
Sinta-se como se estivesse na Europa!
Gramado Esteve lá sozinho em Julho/2014 e achou Excelente!

A minha dica de viagem hoje é para a bela Gramado.


Gramado é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, cercada por montanhas, bosques, cascatas e vales. A área urbana está localizada a 830 metros de altitude. Sua denominação origina-se de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.

Distante 115 km da capital do estado (Porto Alegre), Gramado faz divisa com os municípios Caxias do Sul, Três Coroas, Canela e Nova Petrópolis. A forte influência alemã e italiana pode ser observada especialmente na arquitetura e culinária. A cidade é marcada por muitas belezas e riquezas naturais exuberantes, destacando-se como centro de grandes eventos, além de sediar anualmente o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.

No verão, a temperatura gira em torno de 22°C. Os invernos são rigorosos, com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.
Gramado tem sua economia voltada ao turismo, com 90% de sua receita e recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas. O comércio da cidade conta com lojas de artesanato, calçados e bolsas, chocolate caseiro (tentadores!), floriculturas, couros e peles. A Agroindústria destaca-se pela produção de mel, geleias, pães caseiros, queijos e vinhos.
Viajando sozinho, a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Dentre as mais visitadas estão o Museu de Cera Dreamland, o Mundo Encantado Snowland, o Mirante Vale do Quilombo, o Lago Negro e o Joaquina Rita Bier, o pórtico de entrada via Taquara e via Nova Petrópolis, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a Rua Madre Verônica (Rua Coberta), a Vinícola Ravanello e as fábricas de chocolate. O festival natalino Natal Luz atrai milhares de turistas.

A gastronomia variada e saborosa oferece pratos italianos, alemães e exóticas receitas preparadas com carnes de caça. Em caso de viagem a dois, saboreie os vinhos e as fondues de queijos e chocolates em um romântico jantar à luz de velas nos restaurantes suíços da região.

Então... Vamos arrumar as malas?
Decole e... Boa Viagem!

60 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Axé, Salvador! Axé, meu Rei!
Salvador Esteve lá com a família em Agosto/2015 e achou Excelente!

É com muita emoção, carinho e orgulho que hoje quero convidar vocês a fazerem um tour visual pela minha cidade natal ? a minha bela Salvador.


Palco do Descobrimento do Brasil e a primeira capital do país (1549-1763), a capital da Bahia é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, pelas belezas naturais, riquezas arquitetônicas e variedade de manifestações da cultura popular e pelas diversas religiões e etnias.

Costuma-se afirmar que Salvador possui 365 igrejas (uma para cada dia do ano), algumas citadas como documentos vivos de diversos períodos da arte colonial brasileira. Além das Igrejas, pode-se ainda visitar Fortes, Palácios e Solares antigos. O sincretismo religioso é impregnado de influências africanas como a capoeira, o samba-de-roda, o carnaval e sobretudo o Candomblé, que criou vários dogmas e rituais. As festividades de Navegantes, Bonfim, Iemanjá e Conceição são exemplos dessas manifestações.
Salvador tem uma topografia acidentada, dividida em Cidade Baixa (faixa ao longo da Baía de Todos os Santos) e Cidade Alta (alcançada por túneis, ladeiras, elevadores e planos inclinados).
A culinária é tida como a mais típica do país, com pratos preparados à base de azeite de dendê, camarão seco e defumado e pimenta. O acarajé, o caruru, a moqueca de peixe, o xinxim de galinha e o vatapá são os mais apreciados. Os doces, como o quindim, a cocada branca, a queimada e a de amendoim, e os bolos de milho, aipim e tapioca são itens também indispensáveis de citar. Em diversos pontos da cidade pode-se avistar a tradição de algumas baianas em trajes típicos vendendo essas iguarias em seus tabuleiros.

Os pontos turísticos mais visitados são o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, o Largo do Pelourinho e arredores, a Lagoa do Abaeté, a Praia de Itapuã, o Farol da Barra e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
Seu vastíssimo litoral oferece tanto ao seu povo (soteropolitanos) quanto aos visitantes praias de águas mornas e verdejantes. A preocupação de biólogos com a preservação da natureza é reconhecida mundialmente e se faz presente em diversos pontos, com projetos que visam salvaguardar a fauna e flora marinhas.
Inspiração de artistas locais, nacionais e estrangeiros, cantada em verso e prosa por poetas anônimos e renomados, não é por acaso que Salvador é conhecida como a Capital da Alegria, pela hospitalidade e acolhimento a todos que a visitam.
Não foi por acaso que já em 1500, ao desembarcar e reconhecer a Nova Terra, Pedro Álvares Cabral e sua esquadra ficaram deslumbrados com as riquezas naturais e as belezas da terra descoberta.

Nós, soteropolitanos, aguardamos a sua visita...
Axé, Salvador! Axé, meu Rei!
nanaporto@ibest.com.br

9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

São Luís - a bela Upaon-açu
São Luís Esteve lá a dois em Novembro/2014 e achou Excelente!

Upaon-açu (ilha grande, em tupi-guarani), é onde está localizada a linda são luís/ma.
o acervo arquitetônico, as belezas naturais, a magia das danças e dos folguedos fazem de são luís o lugar ideal para quem busca cultura e lazer.


Amostras de azulejos portugueses estão presentes nos casarios, no artesanato e nas embarcações típicas. a miscigenação das raças, na culinária e na música ? bumba-meu-boi, tambor de crioula e caroço, as lendas da serpente, do touro encantado e de ana jansen são resultados de uma síntese fascinante, marcada pela tradição e participação popular.
vale ainda experimentar o arroz de cuxá (erva da região), o cozido de jurará (tartaruga de água doce) e o guaraná brasil, no mercado popular.
como todo nordeste, as praias de são luis, na avenida litorânea, ?não deixam a desejar?.
recomendo 100% o grand são luís hotel para hospedagem.
o hotel está em excelente localização ? no centro histórico ? próximo aos principais pontos turísticos. tanto a equipe de apoio quanto o receptivo do hotel são simpáticos e me senti muito bem-vinda. quartos decorados e impecavelmente limpos, piscina, sauna e academia com padrão de resort.

Café da manhã, almoço e jantar com muita variedade. destaque para a tapioca recheada preparada no café da manhã, que é digna de pedir bis, pelas belas tatiane e lyana. adorei o mousse de bacuri, o doce de buriti e de degustar abricó (frutos da região).
e como dizem alcione e zeca baleiro (que são ludovicenses) na canção pedra de responsa:
?menino, como eu gostei?!

3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil