Minhas Fotos (19)
Jericoacoara (17), Barra Grande e Maraú (2)-
A vila de Jeri
Jericoacoara -
A vila de Jeri
Jericoacoara -
Duna do Por do Sol
Jericoacoara -
Duna do Por do Sol
Jericoacoara -
Duna do Por do Sol
Jericoacoara -
Praia de Jeri
Jericoacoara -
Praia de Jeri
Jericoacoara -
Praia de Jeri
Jericoacoara -
Praia de Jeri
Jericoacoara -
Praia de Jeri
Jericoacoara -
Lagoa do Paraíso
Jericoacoara -
Lagoa do Paraíso
Jericoacoara -
Lagoa do Paraíso
Jericoacoara -
Lagoa de Tatajuba
Jericoacoara -
Lagoa de Tatajuba
Jericoacoara -
Lagoa de Tatajuba
Jericoacoara -
Jericoacoara
Jericoacoara -
Ponta do Mutá
Barra Grande e Maraú -
Pousada Ponta do Mutá
Barra Grande e Maraú
Minhas Dicas (10)
Jericoacoara (6), Barra Grande e Maraú (2), Barra Grande (1), Jauá (1)Andar pela vila de Jeri é sempre uma descoberta. Não é tão pequena como se imagina antes de ir a primeira vez. Se você ficar uma semana por lá, todos os dias conhecerá uma rua nova, um lugar aconchegante para parar, beber, comer, ouvir uma música. Aliás, muitos bares em Jeri têm música ao vivo. Os estabelecimentos locais parecem querer empregar todos os músicos. Alguns como o Samba Rock oferece uma MPB da melhor qualidade. Andar pela vila (sempre de Havaianas) é carregar a areia de brinde e descobrir cantinhos surpreendentes. Antes de voltar para o Hotel sempre sentava na pracinha para admirar a lua. A lua é sempre brilha mais forte em Jeri, pois não há iluminação pública. A claridade vem dos estabelecimentos. Mas a energia elétrica é subterrânea. Não há postes. Mais um charme para essa vila inesquecível.
Ir à Jeri e não assistir ao por do sol de cima da duna do por do sol é como não ir lá. Por volta das 17h as pessoas já começam a subir a duna. Parecem formiguinhas de longe. A caminhada é curta, mas é bom subir uma meia hora antes do por do sol e ficar sentadinho lá esperando o grande momento. Todo mundo para pra ver a maravilha do fim de tarde, a mudança de cores no céu, e no final bate palmas. Um show. ;)))
A Praia de Jeri é limpa, mas não é tão bonita porque a areia não é branca, mas um mergulhinho todo dia cai bem, afinal a temperatura é ótima e ela tava ali olhando pra mim no café da manhã de todo dia do Hotel My Blue Jeri. Então o bom é aproveitar ao máximo. Ali é possível praticar SUP, Windsurf ou KiteSurf - há várias empresas oferecendo o aluguel e as aulas. Mas se você não é do tipo que se movimenta nas férias, pode praticar levantamento de copo sentadinho em uma das barracas e ficar só observando os tombos da galera na água. ;))
Pensa num lugar de areia muito branca, água azul cristalina, restinga preservada, barraca com boa estrutura e bem inserida na natureza: imaginou um bela praia né? Pois é assim: a Lagoa do Paraíso parece uma praia, mas é uma lagoa. Linda. Esse passeio é imperdível e se você só tiver um dia em Jeri, é para lá que você deve ir. Fiquei na barraca Alchymist, a que possui melhor estrutura e valeu super a pena. O lugar faz jus ao nome: é realmente o paraíso. Também há redes na água, um bom peixe para se comer e muito sol para se bronzear. Interessante é fazer o passeio de jangada que leva até a Lagoa Azul.
A Lagoa de Tatajuba não é bonita, não se enganem. Mas o passeio vale a pena porque o caminho até lá é divertido. Fazemos uma travessia de rio com a balsa levando os bugres, passamos pelo mangue seco que é bem interessante de se ver, damos uma paradinha para a agua de coco em um lugar simples, mas com histórias interessantes. Foi lá que tirei fotos com uma maritaca e filmei porcos comendo cocos. Ali também é possível comprar enfeites e luminárias feitas de escamas de peixes. Uma parada legal é a duna do Funil onde se pode praticar o esquibunda e cair na lagoa do Funil. Fiquei com muito medo, mas fui assim mesmo. Lá em Tatajuba, tem aquelas redinhas na água e um restaurante simples, mas que faz um bom peixe e uma caipirinha deliciosa. ;)
O Hotel My Blue Jeri tem a melhor estrutura do local. Localizado na praia, tem saída também para a vila (em frente à praça principal), tem duas piscinas, spa, restaurante e ótimo café da manhã. Fiquei na suíte De Luxe, localizada em cima e achei melhor do que ficar embaixo, pois as pessoas passam e olham para dentro das suítes. O hotel fica bem pertinho da duna do por do sol - em uma pequena caminhada de 10 minutinhos chegamos no topo para ver o espetáculo do por do sol.
O prato típico de Jeri é o camarão no abacaxi. Delicioso. Não tem como ir à Jeri sem comer esse prato. Muitos lugares oferecem como o romântico restaurante Tamarindo (carinho, mas maravilhoso) ou no restaurante Dona Amélia (simples e mais barato, mas gostoso).
Agora se bater vontade de comer uma boa massa, o melhor lugar é o restaurante Tarantella. Tem pratos de massa com camarão ou com lagosta que são muito bons.
Já para saborear a melhor pizza de Jeri, a boa é o Cantinho da Pizza. A pizza Cangaceiro é a mais famosa do local.
O melhor crepe de Jeri a gente encontra no bar lanchonete Naturalmente que fica na praia. Crepe divino com massa finíssima. O lugar oferece ainda lanches diferentes que valem a pena.
O Káfila oferece comida árabe bem feita e barata. Comemos um beirute gigante maravilhoso e as esfihas e kibes são tão bons que acabam logo.
Para tomar sorvete,amei o Gelato&Grano. Experimentei o chocolate belga, mas há muitos sabores.
Vale alugar, pelo menos por um dia, um quadriciclo para conhecer o Farol, o Morro Bela Vista (da onde se tem a melhor vista para a Praia do Cassange e para a Lagoa do Cassange), a Lagoa Azul, a Lagoa do Cassange e a Praia de Algodões. Você pode negociar um guia quando for alugar (o recepcionista da pousada agiliza tudo) para não se perder no caminho, pois passa por uma trilha também. É uma aventura gostosa e não vale a pena ir de carro, pois os caminhos podem detonar com ele.
Para mim, os melhores restaurantes de Barra Grande são Donanna, A Tapera e O Papagaio.
Na Donanna, as melhores pedidas são o camarão na manga ou o arroz de polvo. No Tapera, a moqueca é o carro-chefe, mas vale pedir de entrada a banana recheada de siri. Já no Papagaio, o filé ao molho madeira com purê de banana da terra é de comer de joelhos rezando muitooooo!
Eu e meu namorado ficamos hospedados por uma semana na Pousada Ponta do Mutá. a dona, Débora, e seus funcionários Maria, Adrielly, Jonas e Andrade são uns queridos e a gente fica se sentindo em casa. Além de ser linda e ter um café da manhã maravilhoso, ela fica de frente para o mar, pertinho da ponta do mutá, com uma vista perfeita para o pôr do sol.
Lá você tem todo o conforto no quarto com ar condicionado, frigobar, rede na varanda, ventilador, abajur, cofre, etc. Recomendo esta pousada porque lá há outras também na praia, mas que são muito mal cuidadas, mulambentas. E além de tudo que falei, fica a apenas 100 metros da vila onde ficam os restaurantes, lojinhas, lanchonetes, mercadinhos, farmácia, etc. Ou seja, à noite, dá para ir à pé para curtir o boulevard.